Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141358 |
Resumo: | Esse estudo trata das perspectivas educacionais do Programa Um computador por Aluno (PROUCA), assim como da integração das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, buscou-se, num primeiro momento, apresentar o referido programa a partir da análise documental a respeito do mesmo. A seguir, construiu-se um referencial teórico, trazendo discussões e reflexões teórico-conceituais que subsidiam e avaliam o processo de criação e implantação do PROUCA em escolas públicas brasileiras. A partir disso, buscou-se através da aplicação de um questionário, coletar informações a respeito dos conhecimentos e julgamentos de alguns profissionais da educação com relação aos propósitos do PROUCA. Assim, pode-se constatar a relevância atribuída pela maioria dos sujeitos pesquisados a este programa, tendo em vista as potencialidades do uso do computador e da internet quando integrados adequadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto importante que se destacou na análise dos dados refere-se à importância atribuída à capacitação dos profissionais da educação para o trabalho com o PROUCA, redimensionando os modelos tradicionais de ensino. Pode-se evidenciar ainda a validade referenciada ao PROUCA como estratégia para a inclusão digital de todos os educandos e educadores das escolas públicas brasileiras, contribuindo para a qualidade do ensino público. |
id |
UFRGS-2_a02f1fc1c4b0eb809a458db8ce962045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141358 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mariotto, Rosangela BitencourtBulegon, Ana Marli2016-05-20T02:09:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/141358000990068Esse estudo trata das perspectivas educacionais do Programa Um computador por Aluno (PROUCA), assim como da integração das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, buscou-se, num primeiro momento, apresentar o referido programa a partir da análise documental a respeito do mesmo. A seguir, construiu-se um referencial teórico, trazendo discussões e reflexões teórico-conceituais que subsidiam e avaliam o processo de criação e implantação do PROUCA em escolas públicas brasileiras. A partir disso, buscou-se através da aplicação de um questionário, coletar informações a respeito dos conhecimentos e julgamentos de alguns profissionais da educação com relação aos propósitos do PROUCA. Assim, pode-se constatar a relevância atribuída pela maioria dos sujeitos pesquisados a este programa, tendo em vista as potencialidades do uso do computador e da internet quando integrados adequadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto importante que se destacou na análise dos dados refere-se à importância atribuída à capacitação dos profissionais da educação para o trabalho com o PROUCA, redimensionando os modelos tradicionais de ensino. Pode-se evidenciar ainda a validade referenciada ao PROUCA como estratégia para a inclusão digital de todos os educandos e educadores das escolas públicas brasileiras, contribuindo para a qualidade do ensino público.This work deals of the educational perspectives of the One Laptop per Student Program (in Portuguese PROUCA), as well as the integration of new information and communication technologies (ICTs) in the teaching and learning of students. Accordingly, we sought, at first, present this program from the analysis of documents about the same. This study we mount a theoretical base, bringing discussions and reflections theoretical-conceptual that supports the process of creating and deploying PROUCA in Brazilian public schools. From this, we sought via a questionnaire to gather information about the trials and knowledge of education professionals with regard to the purposes of PROUCA. Thus, we can see the importance attributed by the majority of subjects studied about this program, considering the potential use of computers and the internet when properly integrated in the teaching and learning. Another important point that if stood out in the data analysis refers to the importance attached to training of education professionals to work with PROUCA, reshaping the traditional teaching models. It is possible also show the validity referenced of the PROUCA as a strategy for digital inclusion of all students and educators in public schools in Brazil, contributing to the quality of public education.application/pdfporInclusão digitalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EnsinoOne laptop per child programDigital inclusionTeaching and learningPerspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990068.pdf000990068.pdfTexto completoapplication/pdf138857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/1/000990068.pdf6ccf462d16ea86cf25aa99850a1a0ec5MD51TEXT000990068.pdf.txt000990068.pdf.txtExtracted Texttext/plain46853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/2/000990068.pdf.txt0822ae48007dfe47d5dafff735a095c5MD52THUMBNAIL000990068.pdf.jpg000990068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/3/000990068.pdf.jpg1f5fad3f03f3bc979d24c25e5f26198fMD5310183/1413582018-10-25 10:03:14.654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141358Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA |
title |
Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA |
spellingShingle |
Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA Mariotto, Rosangela Bitencourt Inclusão digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino One laptop per child program Digital inclusion Teaching and learning |
title_short |
Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA |
title_full |
Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA |
title_fullStr |
Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA |
title_full_unstemmed |
Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA |
title_sort |
Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA |
author |
Mariotto, Rosangela Bitencourt |
author_facet |
Mariotto, Rosangela Bitencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariotto, Rosangela Bitencourt |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
contributor_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino |
topic |
Inclusão digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ensino One laptop per child program Digital inclusion Teaching and learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
One laptop per child program Digital inclusion Teaching and learning |
description |
Esse estudo trata das perspectivas educacionais do Programa Um computador por Aluno (PROUCA), assim como da integração das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, buscou-se, num primeiro momento, apresentar o referido programa a partir da análise documental a respeito do mesmo. A seguir, construiu-se um referencial teórico, trazendo discussões e reflexões teórico-conceituais que subsidiam e avaliam o processo de criação e implantação do PROUCA em escolas públicas brasileiras. A partir disso, buscou-se através da aplicação de um questionário, coletar informações a respeito dos conhecimentos e julgamentos de alguns profissionais da educação com relação aos propósitos do PROUCA. Assim, pode-se constatar a relevância atribuída pela maioria dos sujeitos pesquisados a este programa, tendo em vista as potencialidades do uso do computador e da internet quando integrados adequadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto importante que se destacou na análise dos dados refere-se à importância atribuída à capacitação dos profissionais da educação para o trabalho com o PROUCA, redimensionando os modelos tradicionais de ensino. Pode-se evidenciar ainda a validade referenciada ao PROUCA como estratégia para a inclusão digital de todos os educandos e educadores das escolas públicas brasileiras, contribuindo para a qualidade do ensino público. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:09:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141358 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990068 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141358 |
identifier_str_mv |
000990068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/1/000990068.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/2/000990068.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/3/000990068.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ccf462d16ea86cf25aa99850a1a0ec5 0822ae48007dfe47d5dafff735a095c5 1f5fad3f03f3bc979d24c25e5f26198f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509269737472 |