Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariotto, Rosangela Bitencourt
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141358
Resumo: Esse estudo trata das perspectivas educacionais do Programa Um computador por Aluno (PROUCA), assim como da integração das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, buscou-se, num primeiro momento, apresentar o referido programa a partir da análise documental a respeito do mesmo. A seguir, construiu-se um referencial teórico, trazendo discussões e reflexões teórico-conceituais que subsidiam e avaliam o processo de criação e implantação do PROUCA em escolas públicas brasileiras. A partir disso, buscou-se através da aplicação de um questionário, coletar informações a respeito dos conhecimentos e julgamentos de alguns profissionais da educação com relação aos propósitos do PROUCA. Assim, pode-se constatar a relevância atribuída pela maioria dos sujeitos pesquisados a este programa, tendo em vista as potencialidades do uso do computador e da internet quando integrados adequadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto importante que se destacou na análise dos dados refere-se à importância atribuída à capacitação dos profissionais da educação para o trabalho com o PROUCA, redimensionando os modelos tradicionais de ensino. Pode-se evidenciar ainda a validade referenciada ao PROUCA como estratégia para a inclusão digital de todos os educandos e educadores das escolas públicas brasileiras, contribuindo para a qualidade do ensino público.
id UFRGS-2_a02f1fc1c4b0eb809a458db8ce962045
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141358
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mariotto, Rosangela BitencourtBulegon, Ana Marli2016-05-20T02:09:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/141358000990068Esse estudo trata das perspectivas educacionais do Programa Um computador por Aluno (PROUCA), assim como da integração das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, buscou-se, num primeiro momento, apresentar o referido programa a partir da análise documental a respeito do mesmo. A seguir, construiu-se um referencial teórico, trazendo discussões e reflexões teórico-conceituais que subsidiam e avaliam o processo de criação e implantação do PROUCA em escolas públicas brasileiras. A partir disso, buscou-se através da aplicação de um questionário, coletar informações a respeito dos conhecimentos e julgamentos de alguns profissionais da educação com relação aos propósitos do PROUCA. Assim, pode-se constatar a relevância atribuída pela maioria dos sujeitos pesquisados a este programa, tendo em vista as potencialidades do uso do computador e da internet quando integrados adequadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto importante que se destacou na análise dos dados refere-se à importância atribuída à capacitação dos profissionais da educação para o trabalho com o PROUCA, redimensionando os modelos tradicionais de ensino. Pode-se evidenciar ainda a validade referenciada ao PROUCA como estratégia para a inclusão digital de todos os educandos e educadores das escolas públicas brasileiras, contribuindo para a qualidade do ensino público.This work deals of the educational perspectives of the One Laptop per Student Program (in Portuguese PROUCA), as well as the integration of new information and communication technologies (ICTs) in the teaching and learning of students. Accordingly, we sought, at first, present this program from the analysis of documents about the same. This study we mount a theoretical base, bringing discussions and reflections theoretical-conceptual that supports the process of creating and deploying PROUCA in Brazilian public schools. From this, we sought via a questionnaire to gather information about the trials and knowledge of education professionals with regard to the purposes of PROUCA. Thus, we can see the importance attributed by the majority of subjects studied about this program, considering the potential use of computers and the internet when properly integrated in the teaching and learning. Another important point that if stood out in the data analysis refers to the importance attached to training of education professionals to work with PROUCA, reshaping the traditional teaching models. It is possible also show the validity referenced of the PROUCA as a strategy for digital inclusion of all students and educators in public schools in Brazil, contributing to the quality of public education.application/pdfporInclusão digitalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EnsinoOne laptop per child programDigital inclusionTeaching and learningPerspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990068.pdf000990068.pdfTexto completoapplication/pdf138857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/1/000990068.pdf6ccf462d16ea86cf25aa99850a1a0ec5MD51TEXT000990068.pdf.txt000990068.pdf.txtExtracted Texttext/plain46853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/2/000990068.pdf.txt0822ae48007dfe47d5dafff735a095c5MD52THUMBNAIL000990068.pdf.jpg000990068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/3/000990068.pdf.jpg1f5fad3f03f3bc979d24c25e5f26198fMD5310183/1413582018-10-25 10:03:14.654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141358Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
title Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
spellingShingle Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
Mariotto, Rosangela Bitencourt
Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino
One laptop per child program
Digital inclusion
Teaching and learning
title_short Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
title_full Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
title_fullStr Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
title_full_unstemmed Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
title_sort Perspectivas educacionais do programa um computador por aluno- PROUCA
author Mariotto, Rosangela Bitencourt
author_facet Mariotto, Rosangela Bitencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariotto, Rosangela Bitencourt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulegon, Ana Marli
contributor_str_mv Bulegon, Ana Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino
topic Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino
One laptop per child program
Digital inclusion
Teaching and learning
dc.subject.eng.fl_str_mv One laptop per child program
Digital inclusion
Teaching and learning
description Esse estudo trata das perspectivas educacionais do Programa Um computador por Aluno (PROUCA), assim como da integração das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos processos de ensino e aprendizagem dos educandos. Nesse sentido, buscou-se, num primeiro momento, apresentar o referido programa a partir da análise documental a respeito do mesmo. A seguir, construiu-se um referencial teórico, trazendo discussões e reflexões teórico-conceituais que subsidiam e avaliam o processo de criação e implantação do PROUCA em escolas públicas brasileiras. A partir disso, buscou-se através da aplicação de um questionário, coletar informações a respeito dos conhecimentos e julgamentos de alguns profissionais da educação com relação aos propósitos do PROUCA. Assim, pode-se constatar a relevância atribuída pela maioria dos sujeitos pesquisados a este programa, tendo em vista as potencialidades do uso do computador e da internet quando integrados adequadamente nos processos de ensino e aprendizagem. Outro ponto importante que se destacou na análise dos dados refere-se à importância atribuída à capacitação dos profissionais da educação para o trabalho com o PROUCA, redimensionando os modelos tradicionais de ensino. Pode-se evidenciar ainda a validade referenciada ao PROUCA como estratégia para a inclusão digital de todos os educandos e educadores das escolas públicas brasileiras, contribuindo para a qualidade do ensino público.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141358
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990068
url http://hdl.handle.net/10183/141358
identifier_str_mv 000990068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/1/000990068.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/2/000990068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141358/3/000990068.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ccf462d16ea86cf25aa99850a1a0ec5
0822ae48007dfe47d5dafff735a095c5
1f5fad3f03f3bc979d24c25e5f26198f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509269737472