Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226144 |
Resumo: | O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso. |
id |
UFRGS-2_2c27b41b1e40410ad19e5eafe462ebea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226144 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bona, Aline Silva deMattos, Eduardo Britto Velho deRosa, Marlusa Benedetti daPescador, Cristina MariaFagundes, Léa da CruzBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:07:33Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226144000902367O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso.This paper analyzes a few experiences reported by a group of teachers on their work based on learning projects were developed in the Brazilian version of the Project One Laptop per Child (UCA) in an elementary and secondary school in the state of Rio Grande do Sul in 2010. The statements are analyzed at the light of Piagetian concepts, especially how they can be related to Learning Projects and the use of digital technologies as collaborative resources used towards including school in the Digital Culture. The methodology was carried out as a case study and the main goal is to analyze teachers’ and students’ engagement in Projeto UCA, and the potentiality of them being used.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 10 p.Tecnologia digitalInclusão digitalOne laptop per child (UCA)Learning projectsDigital technologiesAprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de AprendizagemCooperative learning in the Brazilian one laptop per student program : teachers' perception from the point of view of learning projectsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902367.pdf.txt000902367.pdf.txtExtracted Texttext/plain35288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226144/2/000902367.pdf.txt3ea8d57c45a19c070aa76b842f87756dMD52ORIGINAL000902367.pdfTexto completoapplication/pdf109753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226144/1/000902367.pdf4469900cbb64cb28a1bb725620e4206dMD5110183/2261442021-09-19 04:29:13.140152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cooperative learning in the Brazilian one laptop per student program : teachers' perception from the point of view of learning projects |
title |
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem |
spellingShingle |
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem Bona, Aline Silva de Tecnologia digital Inclusão digital One laptop per child (UCA) Learning projects Digital technologies |
title_short |
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem |
title_full |
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem |
title_fullStr |
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem |
title_sort |
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem |
author |
Bona, Aline Silva de |
author_facet |
Bona, Aline Silva de Mattos, Eduardo Britto Velho de Rosa, Marlusa Benedetti da Pescador, Cristina Maria Fagundes, Léa da Cruz Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Eduardo Britto Velho de Rosa, Marlusa Benedetti da Pescador, Cristina Maria Fagundes, Léa da Cruz Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Aline Silva de Mattos, Eduardo Britto Velho de Rosa, Marlusa Benedetti da Pescador, Cristina Maria Fagundes, Léa da Cruz Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Inclusão digital |
topic |
Tecnologia digital Inclusão digital One laptop per child (UCA) Learning projects Digital technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
One laptop per child (UCA) Learning projects Digital technologies |
description |
O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:07:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226144 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000902367 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000902367 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 10 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226144/2/000902367.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226144/1/000902367.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ea8d57c45a19c070aa76b842f87756d 4469900cbb64cb28a1bb725620e4206d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447764659601408 |