Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Aline Silva de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mattos, Eduardo Britto Velho de, Rosa, Marlusa Benedetti da, Pescador, Cristina Maria, Fagundes, Léa da Cruz, Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226144
Resumo: O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso.
id UFRGS-2_2c27b41b1e40410ad19e5eafe462ebea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bona, Aline Silva deMattos, Eduardo Britto Velho deRosa, Marlusa Benedetti daPescador, Cristina MariaFagundes, Léa da CruzBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:07:33Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226144000902367O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso.This paper analyzes a few experiences reported by a group of teachers on their work based on learning projects were developed in the Brazilian version of the Project One Laptop per Child (UCA) in an elementary and secondary school in the state of Rio Grande do Sul in 2010. The statements are analyzed at the light of Piagetian concepts, especially how they can be related to Learning Projects and the use of digital technologies as collaborative resources used towards including school in the Digital Culture. The methodology was carried out as a case study and the main goal is to analyze teachers’ and students’ engagement in Projeto UCA, and the potentiality of them being used.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 10 p.Tecnologia digitalInclusão digitalOne laptop per child (UCA)Learning projectsDigital technologiesAprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de AprendizagemCooperative learning in the Brazilian one laptop per student program : teachers' perception from the point of view of learning projectsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902367.pdf.txt000902367.pdf.txtExtracted Texttext/plain35288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226144/2/000902367.pdf.txt3ea8d57c45a19c070aa76b842f87756dMD52ORIGINAL000902367.pdfTexto completoapplication/pdf109753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226144/1/000902367.pdf4469900cbb64cb28a1bb725620e4206dMD5110183/2261442021-09-19 04:29:13.140152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:29:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cooperative learning in the Brazilian one laptop per student program : teachers' perception from the point of view of learning projects
title Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
spellingShingle Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
Bona, Aline Silva de
Tecnologia digital
Inclusão digital
One laptop per child (UCA)
Learning projects
Digital technologies
title_short Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
title_full Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
title_fullStr Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
title_full_unstemmed Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
title_sort Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
author Bona, Aline Silva de
author_facet Bona, Aline Silva de
Mattos, Eduardo Britto Velho de
Rosa, Marlusa Benedetti da
Pescador, Cristina Maria
Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Mattos, Eduardo Britto Velho de
Rosa, Marlusa Benedetti da
Pescador, Cristina Maria
Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Aline Silva de
Mattos, Eduardo Britto Velho de
Rosa, Marlusa Benedetti da
Pescador, Cristina Maria
Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Inclusão digital
topic Tecnologia digital
Inclusão digital
One laptop per child (UCA)
Learning projects
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv One laptop per child (UCA)
Learning projects
Digital technologies
description O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, em uma escola de educação básica no Estado do Rio Grande do Sul, durante os anos de 2010 e 2011. Os relatos são analisados à luz da teoria de Piaget, em especial em relação a Projetos de Aprendizagem e ao uso de tecnologias digitais como recursos de colaboração para contemplar a inclusão da escola na Cultura Digital. O método desta investigação é o estudo de caso, e tem como objetivo analisar o envolvimento de professores e estudantes no UCA e as potencialidades propiciadas pelo seu uso.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:07:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226144
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902367
identifier_str_mv 1679-1916
000902367
url http://hdl.handle.net/10183/226144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226144/2/000902367.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226144/1/000902367.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ea8d57c45a19c070aa76b842f87756d
4469900cbb64cb28a1bb725620e4206d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764659601408