Jogo digital : just dance now na educação física escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203794 |
Resumo: | O Ciberespaço (ambiente virtual) já é uma realidade presente na vida do ser humano e, por este motivo, não podemos negar a perspectiva de uma aproximação dos jogos eletrônicos à Educação escolar, a fim de possam ser utilizados no contexto das aulas de Educação Física, proporcionando novas práticas, as quais sejam atraentes e lúdicas, no sentido de ampliar a possibilidade de adesão a elas e minimizar as condições do sedentarismo. Assim, o presente trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo propor a utilização do jogo eletrônico Just Dance Now como nova possibilidade de atividade a ser vivenciada nas aulas de Educação Física, bem como, investigar os níveis de estado de ânimo e de satisfação dos alunos frente às aulas que utilizaram este jogo eletrônico. Este trabalho foi desenvolvido através do estudo de caso. Para tanto, fez parte do mesmo uma amostra composta por 60 alunos, de ambos os sexos, compreendendo a faixa etária de 13 a 18 anos, pertencentes a uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Canoas/RS, selecionada por conveniência, na qual ministro aulas de Educação Física. A fim de se verificar o estado de ânimo dos alunos, foi utilizada a Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI), desenvolvida por Volp (2000), antes e após as aulas. Foi utilizado também um questionário contendo perguntas abertas, com o intuito de se verificar o nível de satisfação dos alunos em relação ao jogo eletrônico utilizado. Os dados foram analisados qualitativamente e os resultados indicaram que o jogo eletrônico utilizado nas aulas de Educação Física, influenciou positivamente na motivação dos alunos quanto à participação na mesma, bem como na satisfação após essa vivência. Tal conclusão explica-se através das mudanças verificadas em seus estados de ânimo (indicados pelo LEA-RI) bem como de suas próprias palavras, constantes nos questionários, através das quais pudemos constatar o entusiasmo ao conhecer uma nova prática relacionada às suas atividades durante as aulas. Dessa forma, pudemos concluir que as atividades realizadas com a utilização do jogo eletrônico Just Dance Now tiveram boa aceitação por parte do corpo discente da escola, apresentando-se como uma boa alternativa para a diversificação de práticas nas aulas de Educação Física. |
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Souza, Telma da SilvaFranciscatto, Roberto2019-12-27T04:03:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/203794001108943O Ciberespaço (ambiente virtual) já é uma realidade presente na vida do ser humano e, por este motivo, não podemos negar a perspectiva de uma aproximação dos jogos eletrônicos à Educação escolar, a fim de possam ser utilizados no contexto das aulas de Educação Física, proporcionando novas práticas, as quais sejam atraentes e lúdicas, no sentido de ampliar a possibilidade de adesão a elas e minimizar as condições do sedentarismo. Assim, o presente trabalho, de natureza qualitativa, teve como objetivo propor a utilização do jogo eletrônico Just Dance Now como nova possibilidade de atividade a ser vivenciada nas aulas de Educação Física, bem como, investigar os níveis de estado de ânimo e de satisfação dos alunos frente às aulas que utilizaram este jogo eletrônico. Este trabalho foi desenvolvido através do estudo de caso. Para tanto, fez parte do mesmo uma amostra composta por 60 alunos, de ambos os sexos, compreendendo a faixa etária de 13 a 18 anos, pertencentes a uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Canoas/RS, selecionada por conveniência, na qual ministro aulas de Educação Física. A fim de se verificar o estado de ânimo dos alunos, foi utilizada a Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI), desenvolvida por Volp (2000), antes e após as aulas. Foi utilizado também um questionário contendo perguntas abertas, com o intuito de se verificar o nível de satisfação dos alunos em relação ao jogo eletrônico utilizado. Os dados foram analisados qualitativamente e os resultados indicaram que o jogo eletrônico utilizado nas aulas de Educação Física, influenciou positivamente na motivação dos alunos quanto à participação na mesma, bem como na satisfação após essa vivência. Tal conclusão explica-se através das mudanças verificadas em seus estados de ânimo (indicados pelo LEA-RI) bem como de suas próprias palavras, constantes nos questionários, através das quais pudemos constatar o entusiasmo ao conhecer uma nova prática relacionada às suas atividades durante as aulas. Dessa forma, pudemos concluir que as atividades realizadas com a utilização do jogo eletrônico Just Dance Now tiveram boa aceitação por parte do corpo discente da escola, apresentando-se como uma boa alternativa para a diversificação de práticas nas aulas de Educação Física.Cyberspace (virtual environment) is already a reality present in the life of the human being and, for this reason, we can not deny the perspective of an approach of electronic games to school education, in order to be used in the context of Physical Education classes , providing new practices, which are attractive and playful, in order to increase the possibility of adherence to them and to minimize the conditions of the sedentary lifestyle. The purpose of this qualitative study was to propose the use of the electronic game Just Dance Now as a new possibility of activity to be experienced in Physical Education classes, as well as to investigate the levels of mood and satisfaction of the students. students in front of the classes that used this electronic game. This work was developed through the case study. A sample of 60 students of both sexes, comprised between 13 and 18 years of age, belonged to a school in the state school of Canoas / RS, selected for convenience in the which minister Physical Education classes. In order to verify the students' state of mind, the List of States of Low and Illustrated Status (LEA-RI), developed by Volp (2000), was used before and after classes. It was also used a questionnaire containing open questions, in order to verify the level of satisfaction of the students in relation to the electronic game used. The data were analyzed qualitatively and the results indicated that the electronic game used in the classes of Physical Education positively influenced the motivation of the students regarding their participation in the same, as well as the satisfaction after this experience. This conclusion is explained by the changes in their moods (indicated by the LEA-RI) as well as by their own words, contained in the questionnaires, through which we were able to see the enthusiasm in knowing a new practice related to their activities during the classrooms. Thus, we could conclude that the activities carried out with the use of the electronic game Just Dance Now were well accepted by the student body of the school, presenting itself as a good alternative for the diversification of practices in the classes of Physical Education.application/pdfporEducação especialEducação inclusivaInformáticaCyberspacePhysical School EducationDigital GameJust Dance NowJogo digital : just dance now na educação física escolar.Digital Game : Just Dance Now in Physical School Educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108943.pdf.txt001108943.pdf.txtExtracted Texttext/plain102669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203794/2/001108943.pdf.txt729934870ea19cf034a9f3ac1e1b98caMD52ORIGINAL001108943.pdfTexto completoapplication/pdf2368868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203794/1/001108943.pdf40238828d826ca7baae9505e60977c89MD5110183/2037942019-12-28 05:01:20.011495oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203794Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-12-28T07:01:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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