O papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil : uma revisão integrativa de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262585 |
Resumo: | Objetivo: analisar o papel dos pais/cuidadores na terapia de gagueira infantil. Método: análise temática, baseada em etapas sistemáticas, nas bases de dados SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) publicados nos últimos 5 anos (2017 - 2022), em inglês e português, abordando o papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil. Resultados: foram incluídos 12 artigos nesta revisão que pudessem abordar sobre o engajamento, de forma direta e indireta, dos pais/cuidadores na terapia de gagueira infantil, sendo 1 (um) nacional e 11 (onze) internacionais, nos anos de 2017 a 2022 e quanto ao tipo de estudo 5 (cinco) estudos de caso, 5 (cinco) longitudinal e (um) revisão bibliográfica. Conclusão: Com base nos artigos levantados durante esta revisão bibliográfica, é possível afirmar que a participação familiar é fundamental para o processo de intervenção da gagueira. |
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Alvarez, Raissa Pacheco SaraivaScherer, Ana Paula Rigatti2023-07-22T03:41:51Z2023http://hdl.handle.net/10183/262585001172906Objetivo: analisar o papel dos pais/cuidadores na terapia de gagueira infantil. Método: análise temática, baseada em etapas sistemáticas, nas bases de dados SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) publicados nos últimos 5 anos (2017 - 2022), em inglês e português, abordando o papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil. Resultados: foram incluídos 12 artigos nesta revisão que pudessem abordar sobre o engajamento, de forma direta e indireta, dos pais/cuidadores na terapia de gagueira infantil, sendo 1 (um) nacional e 11 (onze) internacionais, nos anos de 2017 a 2022 e quanto ao tipo de estudo 5 (cinco) estudos de caso, 5 (cinco) longitudinal e (um) revisão bibliográfica. Conclusão: Com base nos artigos levantados durante esta revisão bibliográfica, é possível afirmar que a participação familiar é fundamental para o processo de intervenção da gagueira.Objective: to analyze the role of parents/caregivers in child stuttering therapy. Method: thematic analysis, based on systematic steps, in the SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Virtual Health Library) databases published in the last 5 years (2017 - 2022), in English and Portuguese, addressing the importance of the role of parents/caregivers in speech therapy for child stuttering. Results:12 articles were included in this review that could address the engagement, directly and indirectly, of parents/caregivers in child stuttering therapy, 1 (one) national and 11 (eleven) international, in the years 2017 to 2022 and how much the type of study 5 (five) case studies, 5 (five) longitudinal and (one) literature review. Conclusion: Based on the articles collected during this literature review, it is possible to affirm that family participation is exceptional for the process of reversing stuttering.Objetivo: analizar el papel de los padres/cuidadores en la terapia de la tartamudez infantil. Método: análisis temático, basado en pasos sistemáticos, en las bases de datos SciELO, PubMed, Periódicos Capes, BVS (Biblioteca Virtual en Salud) publicadas en los últimos 5 años (2017 - 2022), en inglés y portugués, abordar la importancia del papel de los padres/cuidadores en la terapia del habla para la tartamudez infantil. Resultados:Se incluyeron en esta revisión 12 artículos que pudieran abordar el compromiso, directo e indirecto, de los padres/cuidadores en la terapia de la tartamudez infantil, 1 (uno) nacional y 11 (once) internacionales, en los años 2017 a 2022 y cuánto el tipo de estudio 5 (cinco) casos de estudio, 5 (cinco) longitudinales y (uno) revisión bibliográfica.Conclusión: Con base en los artículos levantados durante esta revisión bibliográfica, puede afirmar que la participación familiar es excepcional para el proceso de reversión del tartamudeo.application/pdfporFonoaudiologiaGagueira : TerapiaCriançaCuidadoresPaisRevisão de literaturaStutteringParents/CaregiversTherapySpeech therapyTartamudeoPadres/CuidadoresTerapiaTerapia del lenguajeO papel dos pais/cuidadores na terapia fonoaudiológica de gagueira infantil : uma revisão integrativa de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2023Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172906.pdf.txt001172906.pdf.txtExtracted Texttext/plain44613http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262585/2/001172906.pdf.txt781af683540cee8dfaf840f9dc55145aMD52ORIGINAL001172906.pdfTexto completoapplication/pdf194576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262585/1/001172906.pdf48005d3017b3ee9e82d212db70ee5ceeMD5110183/2625852023-07-23 03:39:50.268172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-23T06:39:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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