O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95926 |
Resumo: | Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de aprendizagem inovadora, por isso este trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto em que o professor está inserido na escola hoje, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica. E ainda sobre as mudanças metodológicas que ocorrem durante e após sua formação com o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, uma vez que se pretende verificar o impacto que um curso como Mídias na Educação causa na prática pedagógica do professor. Logo, não basta ensinar manusear os aparelhos digitais, é necessário fazer com que os alunos possam ser atuantes na construção de seus saberes, podendo desta forma, transformar sua realidade. É fundamental que se configure uma educação, problematizadora que vai além de aprender a leitura e a escrita por si só, mas que seja uma educação que ensina a ler o mundo e lhe possibilita ser autor de sua vida e do meio que a cerca. A pesquisa tem como foco alunos do Curso de Especialização Mídias na Educação - Ciclo Avançado - 2ª edição, através de Questionário online no Google Docs, com questões fechadas sobre a formação, e percepção dos mesmos frente a realidade educacional, A análise dos dados será um aspecto quantitativo. |
id |
UFRGS-2_a0be294d9e4a040e29420e67e977e1f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95926 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giacomelli, Adriana MichelonCosta, Valéria Machado da2014-06-03T02:03:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/95926000911595Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de aprendizagem inovadora, por isso este trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto em que o professor está inserido na escola hoje, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica. E ainda sobre as mudanças metodológicas que ocorrem durante e após sua formação com o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, uma vez que se pretende verificar o impacto que um curso como Mídias na Educação causa na prática pedagógica do professor. Logo, não basta ensinar manusear os aparelhos digitais, é necessário fazer com que os alunos possam ser atuantes na construção de seus saberes, podendo desta forma, transformar sua realidade. É fundamental que se configure uma educação, problematizadora que vai além de aprender a leitura e a escrita por si só, mas que seja uma educação que ensina a ler o mundo e lhe possibilita ser autor de sua vida e do meio que a cerca. A pesquisa tem como foco alunos do Curso de Especialização Mídias na Educação - Ciclo Avançado - 2ª edição, através de Questionário online no Google Docs, com questões fechadas sobre a formação, e percepção dos mesmos frente a realidade educacional, A análise dos dados será um aspecto quantitativo.application/pdfporEducação continuadaMídiaTecnologia educacionalO educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911595.pdf000911595.pdfTexto completoapplication/pdf1312639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/1/000911595.pdf926c99567a11d287905d5c013d10a543MD51TEXT000911595.pdf.txt000911595.pdf.txtExtracted Texttext/plain114250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/2/000911595.pdf.txt5828b4628d047f40142e78e674c50c01MD52THUMBNAIL000911595.pdf.jpg000911595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/3/000911595.pdf.jpge3637a846d4c39bf430124124b812c11MD5310183/959262018-10-16 07:57:25.288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95926Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação |
title |
O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação |
spellingShingle |
O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação Giacomelli, Adriana Michelon Educação continuada Mídia Tecnologia educacional |
title_short |
O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação |
title_full |
O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação |
title_fullStr |
O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação |
title_full_unstemmed |
O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação |
title_sort |
O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação |
author |
Giacomelli, Adriana Michelon |
author_facet |
Giacomelli, Adriana Michelon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacomelli, Adriana Michelon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
contributor_str_mv |
Costa, Valéria Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Mídia Tecnologia educacional |
topic |
Educação continuada Mídia Tecnologia educacional |
description |
Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de aprendizagem inovadora, por isso este trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto em que o professor está inserido na escola hoje, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica. E ainda sobre as mudanças metodológicas que ocorrem durante e após sua formação com o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, uma vez que se pretende verificar o impacto que um curso como Mídias na Educação causa na prática pedagógica do professor. Logo, não basta ensinar manusear os aparelhos digitais, é necessário fazer com que os alunos possam ser atuantes na construção de seus saberes, podendo desta forma, transformar sua realidade. É fundamental que se configure uma educação, problematizadora que vai além de aprender a leitura e a escrita por si só, mas que seja uma educação que ensina a ler o mundo e lhe possibilita ser autor de sua vida e do meio que a cerca. A pesquisa tem como foco alunos do Curso de Especialização Mídias na Educação - Ciclo Avançado - 2ª edição, através de Questionário online no Google Docs, com questões fechadas sobre a formação, e percepção dos mesmos frente a realidade educacional, A análise dos dados será um aspecto quantitativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95926 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911595 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95926 |
identifier_str_mv |
000911595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/1/000911595.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/2/000911595.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/3/000911595.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
926c99567a11d287905d5c013d10a543 5828b4628d047f40142e78e674c50c01 e3637a846d4c39bf430124124b812c11 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127140073472 |