O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomelli, Adriana Michelon
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95926
Resumo: Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de aprendizagem inovadora, por isso este trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto em que o professor está inserido na escola hoje, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica. E ainda sobre as mudanças metodológicas que ocorrem durante e após sua formação com o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, uma vez que se pretende verificar o impacto que um curso como Mídias na Educação causa na prática pedagógica do professor. Logo, não basta ensinar manusear os aparelhos digitais, é necessário fazer com que os alunos possam ser atuantes na construção de seus saberes, podendo desta forma, transformar sua realidade. É fundamental que se configure uma educação, problematizadora que vai além de aprender a leitura e a escrita por si só, mas que seja uma educação que ensina a ler o mundo e lhe possibilita ser autor de sua vida e do meio que a cerca. A pesquisa tem como foco alunos do Curso de Especialização Mídias na Educação - Ciclo Avançado - 2ª edição, através de Questionário online no Google Docs, com questões fechadas sobre a formação, e percepção dos mesmos frente a realidade educacional, A análise dos dados será um aspecto quantitativo.
id UFRGS-2_a0be294d9e4a040e29420e67e977e1f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95926
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giacomelli, Adriana MichelonCosta, Valéria Machado da2014-06-03T02:03:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/95926000911595Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de aprendizagem inovadora, por isso este trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto em que o professor está inserido na escola hoje, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica. E ainda sobre as mudanças metodológicas que ocorrem durante e após sua formação com o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, uma vez que se pretende verificar o impacto que um curso como Mídias na Educação causa na prática pedagógica do professor. Logo, não basta ensinar manusear os aparelhos digitais, é necessário fazer com que os alunos possam ser atuantes na construção de seus saberes, podendo desta forma, transformar sua realidade. É fundamental que se configure uma educação, problematizadora que vai além de aprender a leitura e a escrita por si só, mas que seja uma educação que ensina a ler o mundo e lhe possibilita ser autor de sua vida e do meio que a cerca. A pesquisa tem como foco alunos do Curso de Especialização Mídias na Educação - Ciclo Avançado - 2ª edição, através de Questionário online no Google Docs, com questões fechadas sobre a formação, e percepção dos mesmos frente a realidade educacional, A análise dos dados será um aspecto quantitativo.application/pdfporEducação continuadaMídiaTecnologia educacionalO educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911595.pdf000911595.pdfTexto completoapplication/pdf1312639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/1/000911595.pdf926c99567a11d287905d5c013d10a543MD51TEXT000911595.pdf.txt000911595.pdf.txtExtracted Texttext/plain114250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/2/000911595.pdf.txt5828b4628d047f40142e78e674c50c01MD52THUMBNAIL000911595.pdf.jpg000911595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/3/000911595.pdf.jpge3637a846d4c39bf430124124b812c11MD5310183/959262018-10-16 07:57:25.288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95926Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
title O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
spellingShingle O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
Giacomelli, Adriana Michelon
Educação continuada
Mídia
Tecnologia educacional
title_short O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
title_full O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
title_fullStr O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
title_full_unstemmed O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
title_sort O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
author Giacomelli, Adriana Michelon
author_facet Giacomelli, Adriana Michelon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomelli, Adriana Michelon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Valéria Machado da
contributor_str_mv Costa, Valéria Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Mídia
Tecnologia educacional
topic Educação continuada
Mídia
Tecnologia educacional
description Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de aprendizagem inovadora, por isso este trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto em que o professor está inserido na escola hoje, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica. E ainda sobre as mudanças metodológicas que ocorrem durante e após sua formação com o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, uma vez que se pretende verificar o impacto que um curso como Mídias na Educação causa na prática pedagógica do professor. Logo, não basta ensinar manusear os aparelhos digitais, é necessário fazer com que os alunos possam ser atuantes na construção de seus saberes, podendo desta forma, transformar sua realidade. É fundamental que se configure uma educação, problematizadora que vai além de aprender a leitura e a escrita por si só, mas que seja uma educação que ensina a ler o mundo e lhe possibilita ser autor de sua vida e do meio que a cerca. A pesquisa tem como foco alunos do Curso de Especialização Mídias na Educação - Ciclo Avançado - 2ª edição, através de Questionário online no Google Docs, com questões fechadas sobre a formação, e percepção dos mesmos frente a realidade educacional, A análise dos dados será um aspecto quantitativo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95926
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911595
url http://hdl.handle.net/10183/95926
identifier_str_mv 000911595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/1/000911595.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/2/000911595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95926/3/000911595.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 926c99567a11d287905d5c013d10a543
5828b4628d047f40142e78e674c50c01
e3637a846d4c39bf430124124b812c11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447127140073472