Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67827 |
Resumo: | Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação. |
id |
UFRGS-2_a0f339d34f98052b0cbfae467a9c49d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67827 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Maria Emília Pecktor deMoro, Eliane Lourdes da Silva2013-03-20T01:42:39Z2004http://hdl.handle.net/10183/67827000550157Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação.Deals about the matter of reading with students of the fundamental and middle level of a school in Porto Alegre, identifying your informational lacks, and verifying how occours their contact with reading and how reading can be encouraged and worked, in a pleasure way, in this middle. It consists on a case study, where it will be applied an semi-structured interview to reach the pretended results, besides the observation done by the interviewer on the studied environment. Presents theorical reference that will ground the obtained results or that will serve as foundation to the contestation with the reality observed. Deals about the importance of the school library to the structure of the reader and the shortage of programs that incentivate the reading with alphabetized teenagers and adults. At the end, it pretends to suggest activities that awakes on the youngers the pleasure and the importance of reading, having as basis the analysis of the obtained results through the interview and the observation.application/pdfporHábito de leituraBiblioteca escolarSchool libraryIcentive for readingReader formationTeenagersFundamental instructionMiddle instructionTrabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Brancoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2004Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550157.pdf000550157.pdfTexto completoapplication/pdf786207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/1/000550157.pdf553f0fa5e1b09d491f60d988e89c9d1fMD51TEXT000550157.pdf.txt000550157.pdf.txtExtracted Texttext/plain119740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/2/000550157.pdf.txt32fe9b78a5de5e14675d5db38d91dca3MD52THUMBNAIL000550157.pdf.jpg000550157.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/3/000550157.pdf.jpg49bda39b7912a3a129a9c1f9d7c0fb3fMD5310183/678272018-10-23 09:22:14.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67827Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:22:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco |
title |
Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco |
spellingShingle |
Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco Oliveira, Maria Emília Pecktor de Hábito de leitura Biblioteca escolar School library Icentive for reading Reader formation Teenagers Fundamental instruction Middle instruction |
title_short |
Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco |
title_full |
Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco |
title_fullStr |
Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco |
title_full_unstemmed |
Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco |
title_sort |
Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco |
author |
Oliveira, Maria Emília Pecktor de |
author_facet |
Oliveira, Maria Emília Pecktor de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Emília Pecktor de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hábito de leitura Biblioteca escolar |
topic |
Hábito de leitura Biblioteca escolar School library Icentive for reading Reader formation Teenagers Fundamental instruction Middle instruction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School library Icentive for reading Reader formation Teenagers Fundamental instruction Middle instruction |
description |
Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-20T01:42:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67827 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000550157 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67827 |
identifier_str_mv |
000550157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/1/000550157.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/2/000550157.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/3/000550157.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
553f0fa5e1b09d491f60d988e89c9d1f 32fe9b78a5de5e14675d5db38d91dca3 49bda39b7912a3a129a9c1f9d7c0fb3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224441547456512 |