Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Emília Pecktor de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67827
Resumo: Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação.
id UFRGS-2_a0f339d34f98052b0cbfae467a9c49d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67827
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Emília Pecktor deMoro, Eliane Lourdes da Silva2013-03-20T01:42:39Z2004http://hdl.handle.net/10183/67827000550157Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação.Deals about the matter of reading with students of the fundamental and middle level of a school in Porto Alegre, identifying your informational lacks, and verifying how occours their contact with reading and how reading can be encouraged and worked, in a pleasure way, in this middle. It consists on a case study, where it will be applied an semi-structured interview to reach the pretended results, besides the observation done by the interviewer on the studied environment. Presents theorical reference that will ground the obtained results or that will serve as foundation to the contestation with the reality observed. Deals about the importance of the school library to the structure of the reader and the shortage of programs that incentivate the reading with alphabetized teenagers and adults. At the end, it pretends to suggest activities that awakes on the youngers the pleasure and the importance of reading, having as basis the analysis of the obtained results through the interview and the observation.application/pdfporHábito de leituraBiblioteca escolarSchool libraryIcentive for readingReader formationTeenagersFundamental instructionMiddle instructionTrabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Brancoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2004Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550157.pdf000550157.pdfTexto completoapplication/pdf786207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/1/000550157.pdf553f0fa5e1b09d491f60d988e89c9d1fMD51TEXT000550157.pdf.txt000550157.pdf.txtExtracted Texttext/plain119740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/2/000550157.pdf.txt32fe9b78a5de5e14675d5db38d91dca3MD52THUMBNAIL000550157.pdf.jpg000550157.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/3/000550157.pdf.jpg49bda39b7912a3a129a9c1f9d7c0fb3fMD5310183/678272018-10-23 09:22:14.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67827Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:22:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
title Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
spellingShingle Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
Oliveira, Maria Emília Pecktor de
Hábito de leitura
Biblioteca escolar
School library
Icentive for reading
Reader formation
Teenagers
Fundamental instruction
Middle instruction
title_short Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
title_full Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
title_fullStr Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
title_full_unstemmed Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
title_sort Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
author Oliveira, Maria Emília Pecktor de
author_facet Oliveira, Maria Emília Pecktor de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Emília Pecktor de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Hábito de leitura
Biblioteca escolar
topic Hábito de leitura
Biblioteca escolar
School library
Icentive for reading
Reader formation
Teenagers
Fundamental instruction
Middle instruction
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Icentive for reading
Reader formation
Teenagers
Fundamental instruction
Middle instruction
description Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-20T01:42:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67827
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000550157
url http://hdl.handle.net/10183/67827
identifier_str_mv 000550157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/1/000550157.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/2/000550157.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67827/3/000550157.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 553f0fa5e1b09d491f60d988e89c9d1f
32fe9b78a5de5e14675d5db38d91dca3
49bda39b7912a3a129a9c1f9d7c0fb3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224441547456512