Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trainotti, Andressa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Rodrigo Sychocki da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182613
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre um experimento de ensino envolvendo Geometria Espacial ocorrido na educação básica fazendo-se uso dos softwares Poly e GeoGebra 3D. A pesquisa de caráter qualitativo ocorreu com uma turma de 2º ano de Ensino Médio de uma instituição da rede estadual de educação de Santa Catarina. Ao fim da pesquisa pôde-se concluir que as tecnologias digitais usadas no experimento contribuíram para o aprendizado dos tópicos de Geometria Espacial estudados, desenvolveram a curiosidade e motivação dos estudantes, assim como tornaram a sala de aula um ambiente de exploração, criação de conjecturas e validação de hipóteses pelos estudantes, os quais são elementos de uma profícua aprendizagem.
id UFRGS-2_a10da90a5b0a79be0cb2f8fadf49810f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182613
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trainotti, AndressaSilva, Rodrigo Sychocki da2018-09-25T02:34:54Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/182613001076340Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre um experimento de ensino envolvendo Geometria Espacial ocorrido na educação básica fazendo-se uso dos softwares Poly e GeoGebra 3D. A pesquisa de caráter qualitativo ocorreu com uma turma de 2º ano de Ensino Médio de uma instituição da rede estadual de educação de Santa Catarina. Ao fim da pesquisa pôde-se concluir que as tecnologias digitais usadas no experimento contribuíram para o aprendizado dos tópicos de Geometria Espacial estudados, desenvolveram a curiosidade e motivação dos estudantes, assim como tornaram a sala de aula um ambiente de exploração, criação de conjecturas e validação de hipóteses pelos estudantes, os quais são elementos de uma profícua aprendizagem.This article aims to present and reflect on a teaching experiment involving spatial geometry that occurred in basic education using Poly and GeoGebra 3D software. The qualitative research was carried out with a 2nd grade high school class from an institution of the Santa Catarina state education network. At the end of the research it was concluded that the digital technologies used in the experiment contributed to the learning of the topics of spatial geometry studied, developed the curiosity and motivation of the students, as well as made the classroom an environment of exploration, creation of conjectures and validation of hypotheses by students, which are elements of profitable learning.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.EnsinoGeometria espacialGeoGebra : SoftwareTecnologias digitaisTeachingSpace GeometryDigital TechnologiesGeometric ViewPoly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básicaPoly and GeoGebra 3D: a teaching experiment in basic education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076340.pdfTexto completoapplication/pdf140663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182613/1/001076340.pdfaff65097f3acc254e1b18187a355c1fbMD51TEXT001076340.pdf.txt001076340.pdf.txtExtracted Texttext/plain32126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182613/2/001076340.pdf.txtd45dd01b95ec0dc3e6b8cf3ed5d0d0c2MD52THUMBNAIL001076340.pdf.jpg001076340.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182613/3/001076340.pdf.jpg1576c8c81a7aacd669466d91abbfb25eMD5310183/1826132018-10-05 07:56:33.307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182613Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:56:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Poly and GeoGebra 3D: a teaching experiment in basic education
title Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica
spellingShingle Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica
Trainotti, Andressa
Ensino
Geometria espacial
GeoGebra : Software
Tecnologias digitais
Teaching
Space Geometry
Digital Technologies
Geometric View
title_short Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica
title_full Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica
title_fullStr Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica
title_full_unstemmed Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica
title_sort Poly e GeoGebra 3D : um experimento de ensino na educação básica
author Trainotti, Andressa
author_facet Trainotti, Andressa
Silva, Rodrigo Sychocki da
author_role author
author2 Silva, Rodrigo Sychocki da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trainotti, Andressa
Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Geometria espacial
GeoGebra : Software
Tecnologias digitais
topic Ensino
Geometria espacial
GeoGebra : Software
Tecnologias digitais
Teaching
Space Geometry
Digital Technologies
Geometric View
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Space Geometry
Digital Technologies
Geometric View
description Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre um experimento de ensino envolvendo Geometria Espacial ocorrido na educação básica fazendo-se uso dos softwares Poly e GeoGebra 3D. A pesquisa de caráter qualitativo ocorreu com uma turma de 2º ano de Ensino Médio de uma instituição da rede estadual de educação de Santa Catarina. Ao fim da pesquisa pôde-se concluir que as tecnologias digitais usadas no experimento contribuíram para o aprendizado dos tópicos de Geometria Espacial estudados, desenvolveram a curiosidade e motivação dos estudantes, assim como tornaram a sala de aula um ambiente de exploração, criação de conjecturas e validação de hipóteses pelos estudantes, os quais são elementos de uma profícua aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-25T02:34:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182613
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076340
identifier_str_mv 1679-1916
001076340
url http://hdl.handle.net/10183/182613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182613/1/001076340.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182613/2/001076340.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182613/3/001076340.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aff65097f3acc254e1b18187a355c1fb
d45dd01b95ec0dc3e6b8cf3ed5d0d0c2
1576c8c81a7aacd669466d91abbfb25e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224952069750784