Análise das noções das atividades atuariais dos estudantes de 7º e 8º semestre do curso de Ciências Contábeis da UFRGS e sua percepção sobre o cumprimento da Diretriz Curricular Nacional sobre noções atuariais proposta pela resolução sobre o cumprimento da diretriz curricular nacional sobre noções atuariais proposta pela Resolução CNE/CES nº 10 de 2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzomo, Gabriela da Fonseca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204621
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo medir as noções das atividades atuariais dos alunos de 7º e 8º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e questionar a sua percepção acerca do cumprimento da Resolução CNE/CES nº 10 de 2004, que institui as diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e determina que os estudantes dos cursos de ciências contábeis devem ser capacitados a fim de que possam ter noções das atividades atuariais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, do tipo survey ou levantamento de dados, analisada quantitativamente por meio de técnicas da estatística descritiva. A população do estudo é composta por 103 estudantes de 7º e 8º semestres do curso de Ciências Contábeis da UFRGS e foi analisada considerando um erro amostral de 6% e um nível de confiança de 90%, em uma amostra de 69 estudantes que responderam ao questionário aplicado. Os resultados mostram que os estudantes possuem maior conhecimento sobre os termos e definições mais comumente utilizados no mercado de seguros e apresentam dificuldades com temas voltados a áreas de atuação do atuário, fundamentos do seguro, princípio da equivalência atuarial, tábua de mortalidade e definições básicas da previdência. Ademais, grande parte dos estudantes discorda da afirmação de que possuía familiaridade com termos utilizados no questionário aplicado e não concorda que a universidade os capacitou a ter noções das atividades atuariais, conforme determinado pela Resolução CNE/CES nº 10/2004. A pesquisa é relevante por evidenciar que os estudantes de Ciências Contábeis da UFRGS não estão devidamente capacitados em relação ao tema de noções das atividades atuariais e que, em sua percepção, a diretriz curricular nacional não está sendo plenamente cumprida pelo curso.
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A população do estudo é composta por 103 estudantes de 7º e 8º semestres do curso de Ciências Contábeis da UFRGS e foi analisada considerando um erro amostral de 6% e um nível de confiança de 90%, em uma amostra de 69 estudantes que responderam ao questionário aplicado. Os resultados mostram que os estudantes possuem maior conhecimento sobre os termos e definições mais comumente utilizados no mercado de seguros e apresentam dificuldades com temas voltados a áreas de atuação do atuário, fundamentos do seguro, princípio da equivalência atuarial, tábua de mortalidade e definições básicas da previdência. Ademais, grande parte dos estudantes discorda da afirmação de que possuía familiaridade com termos utilizados no questionário aplicado e não concorda que a universidade os capacitou a ter noções das atividades atuariais, conforme determinado pela Resolução CNE/CES nº 10/2004. A pesquisa é relevante por evidenciar que os estudantes de Ciências Contábeis da UFRGS não estão devidamente capacitados em relação ao tema de noções das atividades atuariais e que, em sua percepção, a diretriz curricular nacional não está sendo plenamente cumprida pelo curso.The purpose of this research is to measure the 7th and 8th semester's Accounting-course students of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) actuarial activities - notions and their perception of compliance with CNE / CES Resolution No. 10 of 2004, which establishes the curricular guidelines for undergraduate courses in Accounting Sciences and determines in its text that students of accounting courses should be able to have notions of actuarial activities. Therefore, it was made a descriptive research, of the type survey or data collection, that after it was analyzed quantitatively through techniques of descriptive statistics. The study population is composed of 103 students from the 7th and 8th semester of the UFRGS’ course and it was analyzed, considering a sampling error of 6% and a confidence level of 90%, through a sample of 69 students who answered the questionnaire applied. The results show that students have more knowledge about the most commonly used terms and definitions in the insurance market and present greater difficulty with subjects related to actuarial areas, insurance fundamentals, actuarial equivalence principle, mortality table and basic definitions of social security. In addition, most students disagree with the statement that they were familiar with terms used in the questionnaire applied and do not agree that the university enabled them to have notions of actuarial activities, as determined by CNE / CES Resolution 10/2004. The research is relevant for evidencing that the students of Accounting Sciences of UFRGS are not adequately trained in the subject of actuarial-activity notions and that, in their perception, the national curricular guideline hasn't being fully fulfilled by the course.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulContabilidadeEnsino superiorCurrículoActuarial NotionsGraduation CoursesCurricular GuidelinesAccountingCNE/CES 10/2004 ResolutionAnálise das noções das atividades atuariais dos estudantes de 7º e 8º semestre do curso de Ciências Contábeis da UFRGS e sua percepção sobre o cumprimento da Diretriz Curricular Nacional sobre noções atuariais proposta pela resolução sobre o cumprimento da diretriz curricular nacional sobre noções atuariais proposta pela Resolução CNE/CES nº 10 de 2004Ufrgs' accounting-course students of 7th and 8th semester's actuarial-activity notions analysis and their national curricular guide line's fulfillment perception proposed by CNE/CES 10/2004 Resolution info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098940.pdf.txt001098940.pdf.txtExtracted Texttext/plain72674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204621/2/001098940.pdf.txt462b2ebe2b3346b1bbf338b51e19e6c2MD52ORIGINAL001098940.pdfTexto completoapplication/pdf1320531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204621/1/001098940.pdfd555dd54dd49faddcd35adb895d7ccf8MD5110183/2046212020-01-19 05:15:01.106892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-19T07:15:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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