Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schäfer, Eliane Dias Alvarez
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ostermann, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94808
Resumo: Neste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com vinte estudantes em diferentes situações em relação ao curso. A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos bakhtinianos e o conceito de autonomia é fundamentada por Contreras (2002). Os achados sugerem que apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados.
id UFRGS-2_a14d265d8896ba8c515232242fe6e99f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94808
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schäfer, Eliane Dias AlvarezOstermann, Fernanda2014-04-26T01:53:30Z20131579-1513http://hdl.handle.net/10183/94808000913294Neste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com vinte estudantes em diferentes situações em relação ao curso. A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos bakhtinianos e o conceito de autonomia é fundamentada por Contreras (2002). Os achados sugerem que apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados.In this paper we analyze how professional autonomy is carried out by students of a Professional Master in Physics Education. We have conducted semi-structured interviews with twenty students in different situations in relation to the course. The analysis was conducted under the framework of Bakhtin. The findings suggest that only one student exercises professional autonomy in all aspects investigated, which indicates an approximation to the model called critical intellectual. Thus, it is understood that the training received does not seem to affect the technical rationality model, which is still present in the teaching practice of most teachers investigated.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 12, no. 2 (2013), p. 287-312Ensino de físicaFormação de professoresAutonomia profissionalProfessional masterPhysic teachingProfessional autonomyTeacher trainingAutonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de físicaProfessional autonomy in teacher training : an analysis of interviews conducted in a professional master in physic teachingEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913294.pdf000913294.pdfTexto completoapplication/pdf188195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/1/000913294.pdfffa626f16ed818b4b44133dae720b770MD51TEXT000913294.pdf.txt000913294.pdf.txtExtracted Texttext/plain80336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/2/000913294.pdf.txt44bac45541df3d9e67ddda7ecfe05229MD52THUMBNAIL000913294.pdf.jpg000913294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/3/000913294.pdf.jpgee08b33d014a135ee92d7c8abd96eb68MD5310183/948082023-09-14 03:25:52.192484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Professional autonomy in teacher training : an analysis of interviews conducted in a professional master in physic teaching
title Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
spellingShingle Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
Schäfer, Eliane Dias Alvarez
Ensino de física
Formação de professores
Autonomia profissional
Professional master
Physic teaching
Professional autonomy
Teacher training
title_short Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
title_full Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
title_fullStr Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
title_full_unstemmed Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
title_sort Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
author Schäfer, Eliane Dias Alvarez
author_facet Schäfer, Eliane Dias Alvarez
Ostermann, Fernanda
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schäfer, Eliane Dias Alvarez
Ostermann, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Formação de professores
Autonomia profissional
topic Ensino de física
Formação de professores
Autonomia profissional
Professional master
Physic teaching
Professional autonomy
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional master
Physic teaching
Professional autonomy
Teacher training
description Neste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com vinte estudantes em diferentes situações em relação ao curso. A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos bakhtinianos e o conceito de autonomia é fundamentada por Contreras (2002). Os achados sugerem que apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-26T01:53:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94808
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1579-1513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913294
identifier_str_mv 1579-1513
000913294
url http://hdl.handle.net/10183/94808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 12, no. 2 (2013), p. 287-312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/1/000913294.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/2/000913294.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/3/000913294.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ffa626f16ed818b4b44133dae720b770
44bac45541df3d9e67ddda7ecfe05229
ee08b33d014a135ee92d7c8abd96eb68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447540740390912