Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94808 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com vinte estudantes em diferentes situações em relação ao curso. A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos bakhtinianos e o conceito de autonomia é fundamentada por Contreras (2002). Os achados sugerem que apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados. |
id |
UFRGS-2_a14d265d8896ba8c515232242fe6e99f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94808 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schäfer, Eliane Dias AlvarezOstermann, Fernanda2014-04-26T01:53:30Z20131579-1513http://hdl.handle.net/10183/94808000913294Neste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com vinte estudantes em diferentes situações em relação ao curso. A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos bakhtinianos e o conceito de autonomia é fundamentada por Contreras (2002). Os achados sugerem que apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados.In this paper we analyze how professional autonomy is carried out by students of a Professional Master in Physics Education. We have conducted semi-structured interviews with twenty students in different situations in relation to the course. The analysis was conducted under the framework of Bakhtin. The findings suggest that only one student exercises professional autonomy in all aspects investigated, which indicates an approximation to the model called critical intellectual. Thus, it is understood that the training received does not seem to affect the technical rationality model, which is still present in the teaching practice of most teachers investigated.application/pdfporRevista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 12, no. 2 (2013), p. 287-312Ensino de físicaFormação de professoresAutonomia profissionalProfessional masterPhysic teachingProfessional autonomyTeacher trainingAutonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de físicaProfessional autonomy in teacher training : an analysis of interviews conducted in a professional master in physic teachingEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913294.pdf000913294.pdfTexto completoapplication/pdf188195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/1/000913294.pdfffa626f16ed818b4b44133dae720b770MD51TEXT000913294.pdf.txt000913294.pdf.txtExtracted Texttext/plain80336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/2/000913294.pdf.txt44bac45541df3d9e67ddda7ecfe05229MD52THUMBNAIL000913294.pdf.jpg000913294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/3/000913294.pdf.jpgee08b33d014a135ee92d7c8abd96eb68MD5310183/948082023-09-14 03:25:52.192484oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94808Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Professional autonomy in teacher training : an analysis of interviews conducted in a professional master in physic teaching |
title |
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física |
spellingShingle |
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física Schäfer, Eliane Dias Alvarez Ensino de física Formação de professores Autonomia profissional Professional master Physic teaching Professional autonomy Teacher training |
title_short |
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física |
title_full |
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física |
title_fullStr |
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física |
title_full_unstemmed |
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física |
title_sort |
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física |
author |
Schäfer, Eliane Dias Alvarez |
author_facet |
Schäfer, Eliane Dias Alvarez Ostermann, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schäfer, Eliane Dias Alvarez Ostermann, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Formação de professores Autonomia profissional |
topic |
Ensino de física Formação de professores Autonomia profissional Professional master Physic teaching Professional autonomy Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Professional master Physic teaching Professional autonomy Teacher training |
description |
Neste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com vinte estudantes em diferentes situações em relação ao curso. A análise dos enunciados foi conduzida segundo preceitos bakhtinianos e o conceito de autonomia é fundamentada por Contreras (2002). Os achados sugerem que apenas um aluno-professor exerce sua autonomia profissional em todos os quesitos investigados, aproximando-se do modelo de professor chamado de intelectual crítico. Dessa forma, entende-se que a formação obtida parece não abalar o modelo da racionalidade técnica, que ainda está presente na prática docente da maior parte dos professores investigados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-26T01:53:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94808 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1579-1513 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913294 |
identifier_str_mv |
1579-1513 000913294 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 12, no. 2 (2013), p. 287-312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/1/000913294.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/2/000913294.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94808/3/000913294.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffa626f16ed818b4b44133dae720b770 44bac45541df3d9e67ddda7ecfe05229 ee08b33d014a135ee92d7c8abd96eb68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447540740390912 |