Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188574 |
Resumo: | As tecnologias podem ter um papel mediador e potencializador da aprendizagem dos alunos com deficiência. Neste artigo se discute a compensação social nos processos mediados com tecnologias apresentando um estudo de caso no que se utiliza interação tangível com 6 crianças com autismo e 7 com problemas específicos de comunicação num processo de intervenção educativa. A partir dos dados, se analisam a interação social e processos de mediação emergentes no grupo pesquisado. Os resultados mostram una melhora das interações na maioria dos participantes assim como na sua capacidade representativa dos objetos manipulados, promovendo a transição do concreto ao simbólico. Essa mudança se mostrou mais evidente nos participantes que não possuíam linguagem oral funcional nem alfabetização. As mediações com a interação tangível e as diferentes formas de representação possibilitaram o acesso à linguagem simbólica e potencializaram a zona de desenvolvimento iminente, chave para a compensação social definida por Vygotsky. |
id |
UFRGS-2_a1a6c1b88e3f19386371c8c2392a6d19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188574 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Passerino, Liliana MariaRoselló, Teresa ComaBaldassarri, Sandra2019-02-07T02:32:50Z20180101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/188574001085962As tecnologias podem ter um papel mediador e potencializador da aprendizagem dos alunos com deficiência. Neste artigo se discute a compensação social nos processos mediados com tecnologias apresentando um estudo de caso no que se utiliza interação tangível com 6 crianças com autismo e 7 com problemas específicos de comunicação num processo de intervenção educativa. A partir dos dados, se analisam a interação social e processos de mediação emergentes no grupo pesquisado. Os resultados mostram una melhora das interações na maioria dos participantes assim como na sua capacidade representativa dos objetos manipulados, promovendo a transição do concreto ao simbólico. Essa mudança se mostrou mais evidente nos participantes que não possuíam linguagem oral funcional nem alfabetização. As mediações com a interação tangível e as diferentes formas de representação possibilitaram o acesso à linguagem simbólica e potencializaram a zona de desenvolvimento iminente, chave para a compensação social definida por Vygotsky.Technology can have a motivating and mediation role in the learning of students with functional diversity. In this paper, we discuss social compensation in processes that are mediated with technologies from a case study with 6 ASD children and 7 children with specific communication needs using tangible interaction in na educational intervention process. Based on the data, social interaction and mediation social processes emerged in the study group are discussed. The results showed improvements in the interactions of most of the subjects, as well as in their ability to represent the manipulated objects, enabling the transition from the concrete to the symbolic. This change was more evident in the participants with no functional oral language and literacy. Mediations with tangible interaction and the different representation ways allow the access to symbolic language and promote the zone of proximal development (or imminent), key for the social compensation pointed by Vygotsky.Las tecnologías pueden tener un papel mediador y potenciador del aprendizaje del alumnado con diversidad funcional. En este artículo se discute la compensación social en procesos mediados con tecnologías y se presenta un estudio de caso en el que se utiliza interacción tangible con 6 niños con autismo y 7 con problemas específicos de comunicación en un proceso de intervención educativa. A partir de los datos, se analiza la interacción social y los procesos de mediación emergentes en el grupo de estudio. Los resultados muestran una mejoría de las interacciones en la mayoría de los participantes así como su capacidad de representación de los objetos manipulados, facilitando la transición de lo concreto a lo simbólico. Ese cambio se mostró más evidente en los participantes que no tenían lenguaje oral funcional y alfabetización. Las mediaciones con la interacción tangible y las diferentes formas de representación posibilitaron el acceso al lenguaje simbólico y potenciaron la zona de desarrollo próximo, clave para la compensación social señalada por Vygotsky.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 41, n. 3 (set./dez. 2018), p. 362-373Interação socialCriançaDiversidadeFunctional diversityTangible interactionSocial compensationMediationSocial interactionDiversidad funcionalInteracción tangibleCompensación socialMediaciónInteracción socialInteracción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcionalInteração tangível para a compensação social de processos mediados em crianças com deficiência Tangible interaction for social compensation at mediated process for functional diversity children info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085962.pdf.txt001085962.pdf.txtExtracted Texttext/plain57261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188574/2/001085962.pdf.txtb2072fc30acb21fa222968465eb7cae1MD52ORIGINAL001085962.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf1163595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188574/1/001085962.pdf1cbd90cb217048ad3a1fadb78e707007MD5110183/1885742019-11-09 04:51:36.792322oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Interação tangível para a compensação social de processos mediados em crianças com deficiência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Tangible interaction for social compensation at mediated process for functional diversity children |
title |
Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional |
spellingShingle |
Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional Passerino, Liliana Maria Interação social Criança Diversidade Functional diversity Tangible interaction Social compensation Mediation Social interaction Diversidad funcional Interacción tangible Compensación social Mediación Interacción social |
title_short |
Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional |
title_full |
Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional |
title_fullStr |
Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional |
title_full_unstemmed |
Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional |
title_sort |
Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional |
author |
Passerino, Liliana Maria |
author_facet |
Passerino, Liliana Maria Roselló, Teresa Coma Baldassarri, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Roselló, Teresa Coma Baldassarri, Sandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria Roselló, Teresa Coma Baldassarri, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação social Criança Diversidade |
topic |
Interação social Criança Diversidade Functional diversity Tangible interaction Social compensation Mediation Social interaction Diversidad funcional Interacción tangible Compensación social Mediación Interacción social |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Functional diversity Tangible interaction Social compensation Mediation Social interaction |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Diversidad funcional Interacción tangible Compensación social Mediación Interacción social |
description |
As tecnologias podem ter um papel mediador e potencializador da aprendizagem dos alunos com deficiência. Neste artigo se discute a compensação social nos processos mediados com tecnologias apresentando um estudo de caso no que se utiliza interação tangível com 6 crianças com autismo e 7 com problemas específicos de comunicação num processo de intervenção educativa. A partir dos dados, se analisam a interação social e processos de mediação emergentes no grupo pesquisado. Os resultados mostram una melhora das interações na maioria dos participantes assim como na sua capacidade representativa dos objetos manipulados, promovendo a transição do concreto ao simbólico. Essa mudança se mostrou mais evidente nos participantes que não possuíam linguagem oral funcional nem alfabetização. As mediações com a interação tangível e as diferentes formas de representação possibilitaram o acesso à linguagem simbólica e potencializaram a zona de desenvolvimento iminente, chave para a compensação social definida por Vygotsky. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-07T02:32:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188574 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-465X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085962 |
identifier_str_mv |
0101-465X 001085962 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 41, n. 3 (set./dez. 2018), p. 362-373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188574/2/001085962.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188574/1/001085962.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b2072fc30acb21fa222968465eb7cae1 1cbd90cb217048ad3a1fadb78e707007 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224962459041792 |