Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passerino, Liliana Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Roselló, Teresa Coma, Baldassarri, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188574
Resumo: As tecnologias podem ter um papel mediador e potencializador da aprendizagem dos alunos com deficiência. Neste artigo se discute a compensação social nos processos mediados com tecnologias apresentando um estudo de caso no que se utiliza interação tangível com 6 crianças com autismo e 7 com problemas específicos de comunicação num processo de intervenção educativa. A partir dos dados, se analisam a interação social e processos de mediação emergentes no grupo pesquisado. Os resultados mostram una melhora das interações na maioria dos participantes assim como na sua capacidade representativa dos objetos manipulados, promovendo a transição do concreto ao simbólico. Essa mudança se mostrou mais evidente nos participantes que não possuíam linguagem oral funcional nem alfabetização. As mediações com a interação tangível e as diferentes formas de representação possibilitaram o acesso à linguagem simbólica e potencializaram a zona de desenvolvimento iminente, chave para a compensação social definida por Vygotsky.
id UFRGS-2_a1a6c1b88e3f19386371c8c2392a6d19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188574
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Passerino, Liliana MariaRoselló, Teresa ComaBaldassarri, Sandra2019-02-07T02:32:50Z20180101-465Xhttp://hdl.handle.net/10183/188574001085962As tecnologias podem ter um papel mediador e potencializador da aprendizagem dos alunos com deficiência. Neste artigo se discute a compensação social nos processos mediados com tecnologias apresentando um estudo de caso no que se utiliza interação tangível com 6 crianças com autismo e 7 com problemas específicos de comunicação num processo de intervenção educativa. A partir dos dados, se analisam a interação social e processos de mediação emergentes no grupo pesquisado. Os resultados mostram una melhora das interações na maioria dos participantes assim como na sua capacidade representativa dos objetos manipulados, promovendo a transição do concreto ao simbólico. Essa mudança se mostrou mais evidente nos participantes que não possuíam linguagem oral funcional nem alfabetização. As mediações com a interação tangível e as diferentes formas de representação possibilitaram o acesso à linguagem simbólica e potencializaram a zona de desenvolvimento iminente, chave para a compensação social definida por Vygotsky.Technology can have a motivating and mediation role in the learning of students with functional diversity. In this paper, we discuss social compensation in processes that are mediated with technologies from a case study with 6 ASD children and 7 children with specific communication needs using tangible interaction in na educational intervention process. Based on the data, social interaction and mediation social processes emerged in the study group are discussed. The results showed improvements in the interactions of most of the subjects, as well as in their ability to represent the manipulated objects, enabling the transition from the concrete to the symbolic. This change was more evident in the participants with no functional oral language and literacy. Mediations with tangible interaction and the different representation ways allow the access to symbolic language and promote the zone of proximal development (or imminent), key for the social compensation pointed by Vygotsky.Las tecnologías pueden tener un papel mediador y potenciador del aprendizaje del alumnado con diversidad funcional. En este artículo se discute la compensación social en procesos mediados con tecnologías y se presenta un estudio de caso en el que se utiliza interacción tangible con 6 niños con autismo y 7 con problemas específicos de comunicación en un proceso de intervención educativa. A partir de los datos, se analiza la interacción social y los procesos de mediación emergentes en el grupo de estudio. Los resultados muestran una mejoría de las interacciones en la mayoría de los participantes así como su capacidad de representación de los objetos manipulados, facilitando la transición de lo concreto a lo simbólico. Ese cambio se mostró más evidente en los participantes que no tenían lenguaje oral funcional y alfabetización. Las mediaciones con la interacción tangible y las diferentes formas de representación posibilitaron el acceso al lenguaje simbólico y potenciaron la zona de desarrollo próximo, clave para la compensación social señalada por Vygotsky.application/pdfporEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 41, n. 3 (set./dez. 2018), p. 362-373Interação socialCriançaDiversidadeFunctional diversityTangible interactionSocial compensationMediationSocial interactionDiversidad funcionalInteracción tangibleCompensación socialMediaciónInteracción socialInteracción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcionalInteração tangível para a compensação social de processos mediados em crianças com deficiência Tangible interaction for social compensation at mediated process for functional diversity children info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085962.pdf.txt001085962.pdf.txtExtracted Texttext/plain57261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188574/2/001085962.pdf.txtb2072fc30acb21fa222968465eb7cae1MD52ORIGINAL001085962.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf1163595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188574/1/001085962.pdf1cbd90cb217048ad3a1fadb78e707007MD5110183/1885742019-11-09 04:51:36.792322oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Interação tangível para a compensação social de processos mediados em crianças com deficiência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Tangible interaction for social compensation at mediated process for functional diversity children
title Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
spellingShingle Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
Passerino, Liliana Maria
Interação social
Criança
Diversidade
Functional diversity
Tangible interaction
Social compensation
Mediation
Social interaction
Diversidad funcional
Interacción tangible
Compensación social
Mediación
Interacción social
title_short Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
title_full Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
title_fullStr Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
title_full_unstemmed Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
title_sort Interacción tangible para la compensación social de procesos mediados en niños con diversidad funcional
author Passerino, Liliana Maria
author_facet Passerino, Liliana Maria
Roselló, Teresa Coma
Baldassarri, Sandra
author_role author
author2 Roselló, Teresa Coma
Baldassarri, Sandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
Roselló, Teresa Coma
Baldassarri, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Criança
Diversidade
topic Interação social
Criança
Diversidade
Functional diversity
Tangible interaction
Social compensation
Mediation
Social interaction
Diversidad funcional
Interacción tangible
Compensación social
Mediación
Interacción social
dc.subject.eng.fl_str_mv Functional diversity
Tangible interaction
Social compensation
Mediation
Social interaction
dc.subject.spa.fl_str_mv Diversidad funcional
Interacción tangible
Compensación social
Mediación
Interacción social
description As tecnologias podem ter um papel mediador e potencializador da aprendizagem dos alunos com deficiência. Neste artigo se discute a compensação social nos processos mediados com tecnologias apresentando um estudo de caso no que se utiliza interação tangível com 6 crianças com autismo e 7 com problemas específicos de comunicação num processo de intervenção educativa. A partir dos dados, se analisam a interação social e processos de mediação emergentes no grupo pesquisado. Os resultados mostram una melhora das interações na maioria dos participantes assim como na sua capacidade representativa dos objetos manipulados, promovendo a transição do concreto ao simbólico. Essa mudança se mostrou mais evidente nos participantes que não possuíam linguagem oral funcional nem alfabetização. As mediações com a interação tangível e as diferentes formas de representação possibilitaram o acesso à linguagem simbólica e potencializaram a zona de desenvolvimento iminente, chave para a compensação social definida por Vygotsky.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T02:32:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188574
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-465X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085962
identifier_str_mv 0101-465X
001085962
url http://hdl.handle.net/10183/188574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 41, n. 3 (set./dez. 2018), p. 362-373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188574/2/001085962.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188574/1/001085962.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2072fc30acb21fa222968465eb7cae1
1cbd90cb217048ad3a1fadb78e707007
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224962459041792