A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19609 |
Resumo: | Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo. |
id |
UFRGS-2_a223fd6a84c38e4d55bdf5428a9cdd32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19609 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vicentin, Ivan CarlosHoppen, Norberto2010-04-16T09:10:53Z20031413-2311http://hdl.handle.net/10183/19609000352554Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo.application/pdfporREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 31, vol. 9, n. 1 (jan./fev. 2003), p. 1-26InternetTurismoNegóciosTecnologia da informaçãoComércio eletrônicoNegócio eletrônicoA Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000352554.pdf.txt000352554.pdf.txtExtracted Texttext/plain60059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/2/000352554.pdf.txt4f4f03224f23ab37d2f66486a520b10aMD52ORIGINAL000352554.pdf000352554.pdfTexto completoapplication/pdf85903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/1/000352554.pdf91b4eaafa49da62b3cfa8d6c6b5ccadfMD51THUMBNAIL000352554.pdf.jpg000352554.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/3/000352554.pdf.jpg68818da0f2119725e148b0a0568420a8MD5310183/196092018-10-11 08:26:53.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19609Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-11T11:26:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas |
title |
A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas |
spellingShingle |
A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas Vicentin, Ivan Carlos Internet Turismo Negócios Tecnologia da informação Comércio eletrônico Negócio eletrônico |
title_short |
A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas |
title_full |
A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas |
title_fullStr |
A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas |
title_full_unstemmed |
A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas |
title_sort |
A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas |
author |
Vicentin, Ivan Carlos |
author_facet |
Vicentin, Ivan Carlos Hoppen, Norberto |
author_role |
author |
author2 |
Hoppen, Norberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicentin, Ivan Carlos Hoppen, Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Turismo Negócios Tecnologia da informação Comércio eletrônico Negócio eletrônico |
topic |
Internet Turismo Negócios Tecnologia da informação Comércio eletrônico Negócio eletrônico |
description |
Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:10:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19609 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-2311 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000352554 |
identifier_str_mv |
1413-2311 000352554 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 31, vol. 9, n. 1 (jan./fev. 2003), p. 1-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/2/000352554.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/1/000352554.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/3/000352554.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f4f03224f23ab37d2f66486a520b10a 91b4eaafa49da62b3cfa8d6c6b5ccadf 68818da0f2119725e148b0a0568420a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427046636355584 |