A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentin, Ivan Carlos
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Hoppen, Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19609
Resumo: Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo.
id UFRGS-2_a223fd6a84c38e4d55bdf5428a9cdd32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19609
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vicentin, Ivan CarlosHoppen, Norberto2010-04-16T09:10:53Z20031413-2311http://hdl.handle.net/10183/19609000352554Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo.application/pdfporREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 31, vol. 9, n. 1 (jan./fev. 2003), p. 1-26InternetTurismoNegóciosTecnologia da informaçãoComércio eletrônicoNegócio eletrônicoA Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000352554.pdf.txt000352554.pdf.txtExtracted Texttext/plain60059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/2/000352554.pdf.txt4f4f03224f23ab37d2f66486a520b10aMD52ORIGINAL000352554.pdf000352554.pdfTexto completoapplication/pdf85903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/1/000352554.pdf91b4eaafa49da62b3cfa8d6c6b5ccadfMD51THUMBNAIL000352554.pdf.jpg000352554.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/3/000352554.pdf.jpg68818da0f2119725e148b0a0568420a8MD5310183/196092018-10-11 08:26:53.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:26:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
title A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
spellingShingle A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
Vicentin, Ivan Carlos
Internet
Turismo
Negócios
Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
title_short A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
title_full A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
title_fullStr A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
title_full_unstemmed A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
title_sort A Internet no negócio de turismo no Brasil : utilização e perspectivas
author Vicentin, Ivan Carlos
author_facet Vicentin, Ivan Carlos
Hoppen, Norberto
author_role author
author2 Hoppen, Norberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentin, Ivan Carlos
Hoppen, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Turismo
Negócios
Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
topic Internet
Turismo
Negócios
Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
description Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19609
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000352554
identifier_str_mv 1413-2311
000352554
url http://hdl.handle.net/10183/19609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 31, vol. 9, n. 1 (jan./fev. 2003), p. 1-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/2/000352554.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/1/000352554.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19609/3/000352554.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f4f03224f23ab37d2f66486a520b10a
91b4eaafa49da62b3cfa8d6c6b5ccadf
68818da0f2119725e148b0a0568420a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224703299289088