Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentin, Ivan Carlos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2036
Resumo: A sociedade organizada e moderna vive num mundo cada vez mais globalizado, onde a competitividade entre as empresas aumenta significativamente. Os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados acerca dos produtos e das empresas. A Internet mostrou-se nos últimos anos uma grande ferramenta estratégica nestas transformações, causando mudanças e forçando as empresas a repensarem seu posicionamento no mercado e em seus modelos de negócios. O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação que pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Destas empresas há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa estuda algumas empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando abstrair a percepção de cada caso sobre quais as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado. Evidencia possíveis causas de as empresas utilizarem ou não a Internet como meio de comunicação e venda em seus negócios, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e o comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do “negócio turismo” no Brasil.
id URGS_f8e009f92ccaba94d4ee86e4a11e5de7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2036
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vicentin, Ivan CarlosHoppen, Norberto2007-06-06T17:19:43Z2001http://hdl.handle.net/10183/2036000313436A sociedade organizada e moderna vive num mundo cada vez mais globalizado, onde a competitividade entre as empresas aumenta significativamente. Os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados acerca dos produtos e das empresas. A Internet mostrou-se nos últimos anos uma grande ferramenta estratégica nestas transformações, causando mudanças e forçando as empresas a repensarem seu posicionamento no mercado e em seus modelos de negócios. O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação que pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Destas empresas há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa estuda algumas empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando abstrair a percepção de cada caso sobre quais as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado. Evidencia possíveis causas de as empresas utilizarem ou não a Internet como meio de comunicação e venda em seus negócios, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e o comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do “negócio turismo” no Brasil.application/pdfporInternetTurismoComércio eletrônicoNegócio eletrônicoTecnologia da informaçãoUtilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000313436.pdf000313436.pdfTexto completoapplication/pdf4010227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/1/000313436.pdf0a239b25512bd5e445361b288545ee60MD51TEXT000313436.pdf.txt000313436.pdf.txtExtracted Texttext/plain298445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/2/000313436.pdf.txt3857469a5005d62924df592c79dbec1cMD52THUMBNAIL000313436.pdf.jpg000313436.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/3/000313436.pdf.jpg18505cdef68ada44f9eeeeb5e2555391MD5310183/20362018-10-16 08:56:37.857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:56:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
title Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
spellingShingle Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
Vicentin, Ivan Carlos
Internet
Turismo
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
Tecnologia da informação
title_short Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
title_full Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
title_fullStr Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
title_full_unstemmed Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
title_sort Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
author Vicentin, Ivan Carlos
author_facet Vicentin, Ivan Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentin, Ivan Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoppen, Norberto
contributor_str_mv Hoppen, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Turismo
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
Tecnologia da informação
topic Internet
Turismo
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
Tecnologia da informação
description A sociedade organizada e moderna vive num mundo cada vez mais globalizado, onde a competitividade entre as empresas aumenta significativamente. Os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados acerca dos produtos e das empresas. A Internet mostrou-se nos últimos anos uma grande ferramenta estratégica nestas transformações, causando mudanças e forçando as empresas a repensarem seu posicionamento no mercado e em seus modelos de negócios. O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação que pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Destas empresas há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa estuda algumas empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando abstrair a percepção de cada caso sobre quais as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado. Evidencia possíveis causas de as empresas utilizarem ou não a Internet como meio de comunicação e venda em seus negócios, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e o comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do “negócio turismo” no Brasil.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:19:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2036
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000313436
url http://hdl.handle.net/10183/2036
identifier_str_mv 000313436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/1/000313436.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/2/000313436.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/3/000313436.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a239b25512bd5e445361b288545ee60
3857469a5005d62924df592c79dbec1c
18505cdef68ada44f9eeeeb5e2555391
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308911125823488