Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentin, Ivan Carlos
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Hoppen, Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270720
Resumo: O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação. E esta pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Dentre as empresas que atuam no turismo, há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa exploratória estuda empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando a percepção de seus dirigentes sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e do comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do "negócio turismo" no Brasil.
id UFRGS-2_292c385c47ed4f6fcd7dbe96bbe5b813
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270720
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vicentin, Ivan CarlosHoppen, Norberto2024-01-09T03:35:37Z2002http://hdl.handle.net/10183/270720000367776O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação. E esta pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Dentre as empresas que atuam no turismo, há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa exploratória estuda empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando a percepção de seus dirigentes sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e do comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do "negócio turismo" no Brasil.Tourism, in the clients points of view, is basically made up by information. And information can be taken from the Internet. More and more companies are using the Internet in order to do businesses in the tourism segment. Among these companies, there are those which are making available their products only in the Internet and others commercializing on the traditional forms. Regarding to this context, this exploratory research studies companies and institutions that are involved in the tourism sector in Brazil. It considers the perception of managers about the influence of the Internet in their businesses and in the market, in order to acquire an overview of the usage of Internet and the e-commerce in the tourism business in Brazil.application/pdfporTurismo: visão e ação. Itajaí, SC. Vol. 4, n. 11 (abr/dez. 2002), p. 79-105Tecnologia da informaçãoComércio eletrônicoNegócio eletrônicoTecnologia virtualInternetTourismE-businessTecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no BrasilInformation iechnology used in tourism businesses in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000367776.pdf.txt000367776.pdf.txtExtracted Texttext/plain119581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270720/2/000367776.pdf.txt53d21f29af99d886960f7137b92cc44cMD52ORIGINAL000367776.pdfTexto completoapplication/pdf683266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270720/1/000367776.pdfdb5c3e6e71cfa1c46eaf7d1fcb88b538MD5110183/2707202024-01-10 04:36:12.990869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-10T06:36:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Information iechnology used in tourism businesses in Brazil
title Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil
spellingShingle Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil
Vicentin, Ivan Carlos
Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
Tecnologia virtual
Internet
Tourism
E-business
title_short Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil
title_full Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil
title_fullStr Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil
title_full_unstemmed Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil
title_sort Tecnologia da informação aplicada aos negócios de turismo no Brasil
author Vicentin, Ivan Carlos
author_facet Vicentin, Ivan Carlos
Hoppen, Norberto
author_role author
author2 Hoppen, Norberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentin, Ivan Carlos
Hoppen, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
Tecnologia virtual
topic Tecnologia da informação
Comércio eletrônico
Negócio eletrônico
Tecnologia virtual
Internet
Tourism
E-business
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet
Tourism
E-business
description O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação. E esta pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Dentre as empresas que atuam no turismo, há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa exploratória estuda empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando a percepção de seus dirigentes sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e do comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do "negócio turismo" no Brasil.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-09T03:35:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270720
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000367776
url http://hdl.handle.net/10183/270720
identifier_str_mv 000367776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Turismo: visão e ação. Itajaí, SC. Vol. 4, n. 11 (abr/dez. 2002), p. 79-105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270720/2/000367776.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270720/1/000367776.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 53d21f29af99d886960f7137b92cc44c
db5c3e6e71cfa1c46eaf7d1fcb88b538
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225108015022080