O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiane Pereira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31574
Resumo: O mundo contemporâneo exige que os indivíduos estejam capacitados a estudar e a entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Diante dessa realidade, é imprescindível que os indivíduos que atuam no meio corporativo, ou aqueles que nas cadeiras das escolas e universidades busquem preparar-se para tal, compreendam a importância da Estatística, que hoje se faz presente em quase todas as áreas do conhecimento. Assim é possível se perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento em praticamente todas as áreas do conhecimento. Sendo assim, torna-se necessário que a escola trabalhe com este conteúdo, proporcionando ao aluno atingir competências que lhe permita interagir com os problemas da sociedade. Porém muitas vezes isso não acontece em nossas escolas, que trabalha o conteúdo de maneira abstrata e conteudista, fazendo o estudo uma mera cópia dos livros didáticos, tornando a Estatística desvinculada do cotidiano do aluno. O objetivo deste trabalho foi trabalhar o conteúdo de Estatística de uma forma diferente, envolvendo recursos tecnológicos, como internet, programa Excel, vídeos do youtube, e uma eleição presidencial feita na escola. Acredito que o conteúdo de Estatística foi trabalhado de uma forma prazerosa e significativa, primeiro por estar trabalhando um assunto que se faz presente em nosso dia a dia, a política, segundo por oferecer recursos diferentes dos que os alunos estão acostumados a trabalhar. O trabalho ofereceu aos alunos uma forma de relacionar o aprendizado com o cotidiano dos educandos.
id UFRGS-2_f20f69bc3671e503f7ed8af52fa9691d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31574
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Josiane Pereira daNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:01:59Z2011http://hdl.handle.net/10183/31574000783452O mundo contemporâneo exige que os indivíduos estejam capacitados a estudar e a entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Diante dessa realidade, é imprescindível que os indivíduos que atuam no meio corporativo, ou aqueles que nas cadeiras das escolas e universidades busquem preparar-se para tal, compreendam a importância da Estatística, que hoje se faz presente em quase todas as áreas do conhecimento. Assim é possível se perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento em praticamente todas as áreas do conhecimento. Sendo assim, torna-se necessário que a escola trabalhe com este conteúdo, proporcionando ao aluno atingir competências que lhe permita interagir com os problemas da sociedade. Porém muitas vezes isso não acontece em nossas escolas, que trabalha o conteúdo de maneira abstrata e conteudista, fazendo o estudo uma mera cópia dos livros didáticos, tornando a Estatística desvinculada do cotidiano do aluno. O objetivo deste trabalho foi trabalhar o conteúdo de Estatística de uma forma diferente, envolvendo recursos tecnológicos, como internet, programa Excel, vídeos do youtube, e uma eleição presidencial feita na escola. Acredito que o conteúdo de Estatística foi trabalhado de uma forma prazerosa e significativa, primeiro por estar trabalhando um assunto que se faz presente em nosso dia a dia, a política, segundo por oferecer recursos diferentes dos que os alunos estão acostumados a trabalhar. O trabalho ofereceu aos alunos uma forma de relacionar o aprendizado com o cotidiano dos educandos.The contemporary world requires that individuals are able to study and understand the phenomena present in their daily lives. Given this reality, it is imperative that individuals who work in the corporate environment or those who chairs the schools and universities seek to prepare for this, understand the importance of Statistics, which today is present in almost all areas of knowledge. Thus it is possible to see how this content has gained space and recognition in virtually all areas of knowledge. Therefore, it is necessary that the school works with this content, providing students the skills that will enable it to interact with problems of society. But this often doesn't happen in our schools, who works in the abstract content and just focused in content, making the study a mere copy of textbooks, becoming the Statistics detached from students' daily. The aim was to work the statistical content in a different way, involving technological resources, such as Internet, Excel, YouTube videos, and a presidential election made in school. I believe that the contents of Statistics has been working in a pleasant and meaningful way, first to be working a subject that is present in our daily life and politics, second by offering different features to the students who they are used to working. This work offered the students a way to relate learning with their daily lives.application/pdfporEstatísticaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaStatisticsMeaningful learningDailyO ensino de estatística voltado ao tema transversal-políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783452.pdf000783452.pdfTexto completoapplication/pdf1974388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31574/1/000783452.pdf9171654512c8dccd4c0da7cd4ad182bbMD51TEXT000783452.pdf.txt000783452.pdf.txtExtracted Texttext/plain66225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31574/2/000783452.pdf.txt8eb4fa737ee07e6a62ed8be5c6843e48MD52THUMBNAIL000783452.pdf.jpg000783452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31574/3/000783452.pdf.jpg409c5764bbe11cedbded95b0b7b019aeMD5310183/315742018-10-22 09:14:58.514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31574Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
title O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
spellingShingle O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
Silva, Josiane Pereira da
Estatística
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Statistics
Meaningful learning
Daily
title_short O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
title_full O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
title_fullStr O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
title_full_unstemmed O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
title_sort O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política
author Silva, Josiane Pereira da
author_facet Silva, Josiane Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josiane Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
topic Estatística
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Statistics
Meaningful learning
Daily
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistics
Meaningful learning
Daily
description O mundo contemporâneo exige que os indivíduos estejam capacitados a estudar e a entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Diante dessa realidade, é imprescindível que os indivíduos que atuam no meio corporativo, ou aqueles que nas cadeiras das escolas e universidades busquem preparar-se para tal, compreendam a importância da Estatística, que hoje se faz presente em quase todas as áreas do conhecimento. Assim é possível se perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento em praticamente todas as áreas do conhecimento. Sendo assim, torna-se necessário que a escola trabalhe com este conteúdo, proporcionando ao aluno atingir competências que lhe permita interagir com os problemas da sociedade. Porém muitas vezes isso não acontece em nossas escolas, que trabalha o conteúdo de maneira abstrata e conteudista, fazendo o estudo uma mera cópia dos livros didáticos, tornando a Estatística desvinculada do cotidiano do aluno. O objetivo deste trabalho foi trabalhar o conteúdo de Estatística de uma forma diferente, envolvendo recursos tecnológicos, como internet, programa Excel, vídeos do youtube, e uma eleição presidencial feita na escola. Acredito que o conteúdo de Estatística foi trabalhado de uma forma prazerosa e significativa, primeiro por estar trabalhando um assunto que se faz presente em nosso dia a dia, a política, segundo por oferecer recursos diferentes dos que os alunos estão acostumados a trabalhar. O trabalho ofereceu aos alunos uma forma de relacionar o aprendizado com o cotidiano dos educandos.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:01:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783452
url http://hdl.handle.net/10183/31574
identifier_str_mv 000783452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31574/1/000783452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31574/2/000783452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31574/3/000783452.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9171654512c8dccd4c0da7cd4ad182bb
8eb4fa737ee07e6a62ed8be5c6843e48
409c5764bbe11cedbded95b0b7b019ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412536504320