Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arôca, Rebecca Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199947
Resumo: O visto humanitário foi implementado como um meio de proteção complementar ao refúgio, visando proteger imigrantes haitianos vítimas do terremoto de 2010 que residiam ou pretendiam residir no Brasil, mas não se enquadravam na categoria de refugiado. Dessa forma, o presente trabalho propõe-se analisar se, em matéria migratória, o instituto do visto humanitário é uma solução jurídico-institucional com efeitos protetivos equiparáveis ao instituto do refúgio no que se refere ao acesso ao ensino superior. Para tanto, é necessário identificar o papel do visto humanitário na tutela dos direitos fundamentais dos imigrantes; compreender as definições dos institutos do refúgio concebidas ao longo dos anos, bem como analisar seus mecanismos legais de proteção em âmbito internacional e nacional; analisar o processo de institucionalização do visto humanitário no ordenamento jurídico brasileiro; identificar os aspectos comparativos entre ambos os institutos; compreender a importância da educação como um mecanismo de integração; e analisar como se dá a proteção dos refugiados e portadores do visto humanitário no que se refere ao acesso ao ensino superior. Diante disso, verifica-se que Convenção de 1951 é considerada o marco institucional na proteção moderna do direito internacional dos refugiados, trazendo a definição clássica de refugiado, bem como seus direitos e deveres. A Convenção Africana de 1969 e a Declaração de Cartagena de 1984, por outro lado, destacam-se por trazerem a definição ampliada de refugiado, considerando as realidades dos novos fluxos migratórios. Em âmbito nacional, identificou-se que o Brasil dispõe de uma legislação específica para refugiados, a Lei 9.474/1997, trazendo a definição ampliada de refúgio. O governo brasileiro decidiu por implementar e conceder o referido visto aos haitianos em detrimento do seu reconhecimento como refugiado, nos termos da Lei 9.474/1997. A Nova Lei de Migração institucionalizou o visto humanitário, contudo, carece de regulamentação, transferindo novamente para o Executivo a incumbência de determinar os casos que se enquadrariam na hipótese de acolhida humanitária. Constata-se a importância da educação como mecanismo de integração local, bem como o papel das universidades federais em facilitar o acesso ao ensino superior independentemente da condição jurídica do imigrante.
id UFRGS-2_a2618c788ca247bf9fe7951114bc219d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Arôca, Rebecca AlvesBaggio, Roberta Camineiro2019-10-03T03:45:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/199947001101492O visto humanitário foi implementado como um meio de proteção complementar ao refúgio, visando proteger imigrantes haitianos vítimas do terremoto de 2010 que residiam ou pretendiam residir no Brasil, mas não se enquadravam na categoria de refugiado. Dessa forma, o presente trabalho propõe-se analisar se, em matéria migratória, o instituto do visto humanitário é uma solução jurídico-institucional com efeitos protetivos equiparáveis ao instituto do refúgio no que se refere ao acesso ao ensino superior. Para tanto, é necessário identificar o papel do visto humanitário na tutela dos direitos fundamentais dos imigrantes; compreender as definições dos institutos do refúgio concebidas ao longo dos anos, bem como analisar seus mecanismos legais de proteção em âmbito internacional e nacional; analisar o processo de institucionalização do visto humanitário no ordenamento jurídico brasileiro; identificar os aspectos comparativos entre ambos os institutos; compreender a importância da educação como um mecanismo de integração; e analisar como se dá a proteção dos refugiados e portadores do visto humanitário no que se refere ao acesso ao ensino superior. Diante disso, verifica-se que Convenção de 1951 é considerada o marco institucional na proteção moderna do direito internacional dos refugiados, trazendo a definição clássica de refugiado, bem como seus direitos e deveres. A Convenção Africana de 1969 e a Declaração de Cartagena de 1984, por outro lado, destacam-se por trazerem a definição ampliada de refugiado, considerando as realidades dos novos fluxos migratórios. Em âmbito nacional, identificou-se que o Brasil dispõe de uma legislação específica para refugiados, a Lei 9.474/1997, trazendo a definição ampliada de refúgio. O governo brasileiro decidiu por implementar e conceder o referido visto aos haitianos em detrimento do seu reconhecimento como refugiado, nos termos da Lei 9.474/1997. A Nova Lei de Migração institucionalizou o visto humanitário, contudo, carece de regulamentação, transferindo novamente para o Executivo a incumbência de determinar os casos que se enquadrariam na hipótese de acolhida humanitária. Constata-se a importância da educação como mecanismo de integração local, bem como o papel das universidades federais em facilitar o acesso ao ensino superior independentemente da condição jurídica do imigrante.The humanitarian visa was implemented as a complementary means of protection to refuge, aiming to protect the Haitian immigrants who lived or intended to live in Brazil, but did not fit into the refugee criteria. Thus, this study aims to analyse if, on migration matters, the institute of humanitarian visa is a legal-institutional solution with comparable protective effects to the refuge institute in what regards higher education. Therefore, it is necessary to identify the role of the humanitarian visa in the protection of immigrants‟ fundamental rights; comprehend the definition of the refuge institutes conceived over the years, as well as analyse its legal mechanisms of protection at national and international level; analyse the institutionalization process of humanitarian visa in the Brazilian legal order; identify the comparable aspects between both institutes; comprehend the importance of education as an integration mechanism and analyse how the humanitarian protection is given to refugees and humanitarian visa holders on what refers to access to higher education. That given, it is noted that the 1951 Convention is considered the institutional framework on modern protection of refugees‟ international law, bringing the classic definition of refugee, as well as their rights and duties. The African Convention of 1969 and Cartagena Declaration of 1984, on the other hand, stand out for bringing up the amplified definition of refugee, considering realities of the new migratory flows. On a national level, it is identified that Brazil has specific law for refugees, being that law 9.474/1997, showing the amplified definition of refuge. The Brazilian government decided to implement and grant the referred visa to Haitians instead of recognizing an individual as a refugee, on the terms of law 9.474/1997. The new Migration Law institutionalized the humanitarian visa, yet, it lacks regulation, transfering again to the Executive the power of determining the cases that fit on the given humanitarian hypothesis. The importance of education is observed as a mechanism of local integration as well as the role of public universities on facilitating the access to higher education independently of a legal condition of the immigrant.application/pdfporRefúgioVisto humanitárioEnsino superiorRefugeHumanitarian visaHigher educationLimites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Jurídicas e Sociaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101492.pdf.txt001101492.pdf.txtExtracted Texttext/plain176941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199947/2/001101492.pdf.txt0f2b4f51689ae150ffcdb22c2a989139MD52ORIGINAL001101492.pdfTexto completoapplication/pdf893900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199947/1/001101492.pdfbbe59673cf286a76079ccef775c9f8daMD5110183/1999472022-06-12 04:40:47.134907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:40:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior
title Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior
spellingShingle Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior
Arôca, Rebecca Alves
Refúgio
Visto humanitário
Ensino superior
Refuge
Humanitarian visa
Higher education
title_short Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior
title_full Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior
title_fullStr Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior
title_full_unstemmed Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior
title_sort Limites do visto humanitário no Brasil : o caso do acesso à educação superior
author Arôca, Rebecca Alves
author_facet Arôca, Rebecca Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arôca, Rebecca Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baggio, Roberta Camineiro
contributor_str_mv Baggio, Roberta Camineiro
dc.subject.por.fl_str_mv Refúgio
Visto humanitário
Ensino superior
topic Refúgio
Visto humanitário
Ensino superior
Refuge
Humanitarian visa
Higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Refuge
Humanitarian visa
Higher education
description O visto humanitário foi implementado como um meio de proteção complementar ao refúgio, visando proteger imigrantes haitianos vítimas do terremoto de 2010 que residiam ou pretendiam residir no Brasil, mas não se enquadravam na categoria de refugiado. Dessa forma, o presente trabalho propõe-se analisar se, em matéria migratória, o instituto do visto humanitário é uma solução jurídico-institucional com efeitos protetivos equiparáveis ao instituto do refúgio no que se refere ao acesso ao ensino superior. Para tanto, é necessário identificar o papel do visto humanitário na tutela dos direitos fundamentais dos imigrantes; compreender as definições dos institutos do refúgio concebidas ao longo dos anos, bem como analisar seus mecanismos legais de proteção em âmbito internacional e nacional; analisar o processo de institucionalização do visto humanitário no ordenamento jurídico brasileiro; identificar os aspectos comparativos entre ambos os institutos; compreender a importância da educação como um mecanismo de integração; e analisar como se dá a proteção dos refugiados e portadores do visto humanitário no que se refere ao acesso ao ensino superior. Diante disso, verifica-se que Convenção de 1951 é considerada o marco institucional na proteção moderna do direito internacional dos refugiados, trazendo a definição clássica de refugiado, bem como seus direitos e deveres. A Convenção Africana de 1969 e a Declaração de Cartagena de 1984, por outro lado, destacam-se por trazerem a definição ampliada de refugiado, considerando as realidades dos novos fluxos migratórios. Em âmbito nacional, identificou-se que o Brasil dispõe de uma legislação específica para refugiados, a Lei 9.474/1997, trazendo a definição ampliada de refúgio. O governo brasileiro decidiu por implementar e conceder o referido visto aos haitianos em detrimento do seu reconhecimento como refugiado, nos termos da Lei 9.474/1997. A Nova Lei de Migração institucionalizou o visto humanitário, contudo, carece de regulamentação, transferindo novamente para o Executivo a incumbência de determinar os casos que se enquadrariam na hipótese de acolhida humanitária. Constata-se a importância da educação como mecanismo de integração local, bem como o papel das universidades federais em facilitar o acesso ao ensino superior independentemente da condição jurídica do imigrante.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199947
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101492
url http://hdl.handle.net/10183/199947
identifier_str_mv 001101492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199947/2/001101492.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199947/1/001101492.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f2b4f51689ae150ffcdb22c2a989139
bbe59673cf286a76079ccef775c9f8da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582837829632