Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142349 |
Resumo: | No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física. |
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Araujo, Ives SolanoVeit, Eliane AngelaMoreira, Marco Antonio2016-06-09T02:07:52Z20121518-8795http://hdl.handle.net/10183/142349000871814No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física.The purpose of the present paper is to present a theoretical framework to promote and assist meaningful physics learning through computational models. Our proposal is based on the use of a tool, the AVM diagram, to design educational activities involving modeling and computer simulations. The idea is to provide a starting point for the construction and implementation of didactical approaches grounded in a coherent epistemological view about scientific modeling.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 341-366Ensino de físicaSimulação computacionalModelagem computacionalDiagramas AVMScientific modelingComputer simulationsComputational modelingPhysics educationModelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalhoComputational models in physics teaching : a frameworkinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871814.pdf000871814.pdfTexto completoapplication/pdf981348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/1/000871814.pdfcdf1ed3734ff17de90bec8c25eabe86eMD51TEXT000871814.pdf.txt000871814.pdf.txtExtracted Texttext/plain85621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/2/000871814.pdf.txt8ad366b7dff8bac3515d7520636b9c0dMD52THUMBNAIL000871814.pdf.jpg000871814.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/3/000871814.pdf.jpg95a6e63fe95728e36556c6d8523982c6MD5310183/1423492023-08-06 03:44:02.670845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-06T06:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física. |
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