Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Ives Solano
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Veit, Eliane Angela, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142349
Resumo: No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física.
id UFRGS-2_a29780d8a6d01e939c3f61f77ec818da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142349
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araujo, Ives SolanoVeit, Eliane AngelaMoreira, Marco Antonio2016-06-09T02:07:52Z20121518-8795http://hdl.handle.net/10183/142349000871814No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física.The purpose of the present paper is to present a theoretical framework to promote and assist meaningful physics learning through computational models. Our proposal is based on the use of a tool, the AVM diagram, to design educational activities involving modeling and computer simulations. The idea is to provide a starting point for the construction and implementation of didactical approaches grounded in a coherent epistemological view about scientific modeling.application/pdfporInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 341-366Ensino de físicaSimulação computacionalModelagem computacionalDiagramas AVMScientific modelingComputer simulationsComputational modelingPhysics educationModelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalhoComputational models in physics teaching : a frameworkinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871814.pdf000871814.pdfTexto completoapplication/pdf981348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/1/000871814.pdfcdf1ed3734ff17de90bec8c25eabe86eMD51TEXT000871814.pdf.txt000871814.pdf.txtExtracted Texttext/plain85621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/2/000871814.pdf.txt8ad366b7dff8bac3515d7520636b9c0dMD52THUMBNAIL000871814.pdf.jpg000871814.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/3/000871814.pdf.jpg95a6e63fe95728e36556c6d8523982c6MD5310183/1423492023-08-06 03:44:02.670845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-06T06:44:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Computational models in physics teaching : a framework
title Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
spellingShingle Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
Araujo, Ives Solano
Ensino de física
Simulação computacional
Modelagem computacional
Diagramas AVM
Scientific modeling
Computer simulations
Computational modeling
Physics education
title_short Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
title_full Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
title_fullStr Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
title_full_unstemmed Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
title_sort Modelos computacionais no ensino-aprendizagem de física : um referencial de trabalho
author Araujo, Ives Solano
author_facet Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Veit, Eliane Angela
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Simulação computacional
Modelagem computacional
Diagramas AVM
topic Ensino de física
Simulação computacional
Modelagem computacional
Diagramas AVM
Scientific modeling
Computer simulations
Computational modeling
Physics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific modeling
Computer simulations
Computational modeling
Physics education
description No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-09T02:07:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142349
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8795
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871814
identifier_str_mv 1518-8795
000871814
url http://hdl.handle.net/10183/142349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 1 (mar. 2012), p. 341-366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/1/000871814.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/2/000871814.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142349/3/000871814.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cdf1ed3734ff17de90bec8c25eabe86e
8ad366b7dff8bac3515d7520636b9c0d
95a6e63fe95728e36556c6d8523982c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224902887342080