Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259148 |
Resumo: | O contágio pelo vírus Sars-CoV-2 trouxe consequências para todas asesferas da vida social, e a Educação Superior também precisou responder a emergência sanitária. A velocidade de resposta das Instituições de Educação Superior para a manutenção das atividades acadêmicas neste cenário esteve relacionada às capacidades técnicas, tecnológicas e o domínio do modelo de Educaçãoà Distância e/ou Online já instalado. A discussão sobre a acessibilidade digital e a conectividade também permearam a construção dessas respostas. Esse estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas universitárias e a necessidade de reinvençãocurricular impostas pela crise mundial da pandemia da COVID-19. A abordagem da investigação é quanti-qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicado um questionário semiestruturado online. A amostra é composta por 106 docentes que atuam em Instituições de Educação Superiorpúblicas e privadas brasileiras. Os achados da pesquisa evidenciam que o contexto pandêmico exigiu um modelo pedagógico emergente, denominado de ensino remoto emergencial. Constatou-se que houve o esforço dos professoresde se qualificarem para a utilização de tecnologias digitais na mediação do processo de ensino e aprendizagem, readequação curricular e das práticas pedagógicas, possibilitando aos estudantes novas experiências de aprendizagem. |
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Nez, Egeslaine deFernandes, Cleoni Maria BarbosaWoicolesco, Vanessa Gabrielle2023-06-17T03:38:15Z20222446-9424http://hdl.handle.net/10183/259148001166487O contágio pelo vírus Sars-CoV-2 trouxe consequências para todas asesferas da vida social, e a Educação Superior também precisou responder a emergência sanitária. A velocidade de resposta das Instituições de Educação Superior para a manutenção das atividades acadêmicas neste cenário esteve relacionada às capacidades técnicas, tecnológicas e o domínio do modelo de Educaçãoà Distância e/ou Online já instalado. A discussão sobre a acessibilidade digital e a conectividade também permearam a construção dessas respostas. Esse estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas universitárias e a necessidade de reinvençãocurricular impostas pela crise mundial da pandemia da COVID-19. A abordagem da investigação é quanti-qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicado um questionário semiestruturado online. A amostra é composta por 106 docentes que atuam em Instituições de Educação Superiorpúblicas e privadas brasileiras. Os achados da pesquisa evidenciam que o contexto pandêmico exigiu um modelo pedagógico emergente, denominado de ensino remoto emergencial. Constatou-se que houve o esforço dos professoresde se qualificarem para a utilização de tecnologias digitais na mediação do processo de ensino e aprendizagem, readequação curricular e das práticas pedagógicas, possibilitando aos estudantes novas experiências de aprendizagem.The contagion by the Sars-CoV-2 virus brought consequences to all spheres of social life, and Higher Education also needed to respond to the health emergency. The response speed of Higher Education Institutions to maintain academic activities in this scenario was related to the technical and technological capabilities and the mastery of the distance and/or online education model already installed. The discussion about digital accessibility and connectivity also permeated the construction of these responses. This study aims to analyze university pedagogical practices and the need for curricular reinvention imposed by the global crisis of the COVID-19 pandemic. It is a qualitative and quantitative research.Aliterature survey was conducted and an online semi-structured questionnaire was applied. The sample is composed of 106 professors who work in Brazilian public and private Higher Education Institutions. The research findings show that the pandemic context demanded an emerging pedagogical model, called emergency remoteteaching. It was found that there was an effort by professors to qualify for the use of digital technologies in the mediation of the teaching and learning process, curriculum, and pedagogical practices readjustment, enabling students to have new learning experiences.El contagio por el virus Sars-CoV-2 tuvo consecuencias en todas las esferas de la vida social, y la enseñanza superior también tuvo que responder a la emergencia sanitaria. La velocidad de respuesta de las Instituciones de Educación Superior para mantener las actividades académicas en este escenario estuvo relacionada con las capacidades técnicas y tecnológicas y el dominio del modelo de educación a distancia y/o en línea ya implantado. El debate sobre la accesibilidad digital y la conectividad también impregnó la construcción de estas respuestas. Este estudio pretende analizar las prácticas pedagógicas universitarias y la necesidad de reinvención curricular impuesta por la crisis global de la pandemia del COVID-19. El enfoque de la investigación es cuanti-cualitativo. Se realizó una búsqueda bibliográfica y se aplicó un cuestionario semiestructurado en línea.La muestra está compuesta por 106 profesores que trabajan en instituciones de enseñanza superior públicas y privadas de Brasil. Los resultados de la investigación demuestran que el contexto pandémico exige un modelo pedagógico emergente, denominado enseñanza remota emergente. Se encontró que hubo un esfuerzo de los profesores para calificar el uso de las tecnologías digitales en la mediación del proceso de enseñanza y aprendizaje, el currículo y el reajuste de las prácticas pedagógicas, permitiendo a los estudiantes tener nuevas experiencias de aprendizaje.application/pdfspaRevista internacional de educação superior. Campinas. Vol. 8 (2022), e022020, p. 1-22Ensino superiorCurrículoPandemia de COVID-19 (2020-)Higher educationPandemic COVID-19Remote teachingCurriculumPedagogical practicesPandemic COVID-19Remote teachingCurrículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19Curriculum and practices in higher education in the context of the COVID-19 pandemic Currículum y prácticas en educación superior en el contexto de la pandemia COVID-19 info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166487.pdf.txt001166487.pdf.txtExtracted Texttext/plain61832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/3/001166487.pdf.txtebf222cdc63a34e3c5ed12c34bcf7753MD53001166487-02.pdf.txt001166487-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain59422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/4/001166487-02.pdf.txta970abaa8c8bce335cb65abc65f9964eMD54ORIGINAL001166487.pdfTexto completoapplication/pdf539934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/1/001166487.pdf3c1271f164e93dec2cda85604d6e171dMD51001166487-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf517886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259148/2/001166487-02.pdfd59482b0916a3b023d733d20e60740bdMD5210183/2591482023-12-07 04:23:09.395476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-07T06:23:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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