Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonietto, Lauren
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pimenta, Maria Alice de Mattos, Duvignau, karine, Gaume, Bruno, Bosa, Cleonice Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25693
Resumo: O raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico.
id UFRGS-2_a3088ac9d9f252b48eac1aaca2a0840e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25693
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tonietto, LaurenPimenta, Maria Alice de MattosDuvignau, karineGaume, BrunoBosa, Cleonice Alves2010-09-11T04:21:20Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25693000601249O raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico.The analogical reasoning that allows relating concepts, permits the construction of the conceptual system. In the early phase of lexicon acquisition, mainly between 2 and 4 years of age, linguistic productions are observed resulting from the analogical reasoning, sometimes named metaphors. According to Duvignau (2002, 2003), these emissions result from the semantic approximation by analogy, a mechanism that allows approaching concepts more or less distant from the available lexicon. This study dimensions the importance of verbal semantic approximations for the early lexical development of monolingual children of the Portuguese language and studies the resource to generic versus specific items. Eighty monolingual children between 2 and 4 years old and 75 undergraduate students took part of this study, answering the Actions Naming and Reformulation Tasks. The results conclude that the semantic approximation by analogy is a fundamental linguistic strategy for lexicon development and reveals the cognitive flexibility which is present in typical development.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 114-123.CriançaMetáforaAnalogiaPsicolinguísticaFormação de conceitoDesenvolvimento da linguagemLexicon acquisitionSemantic approximationMetaphorAnalogyConceptAquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em portuguêsEarly acquisition of the verbal lexicon and semantic approximations in portuguese info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000601249.pdf.txt000601249.pdf.txtExtracted Texttext/plain52020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/2/000601249.pdf.txtabc1477a0177f4531da224c82c4a94b9MD52ORIGINAL000601249.pdf000601249.pdfTexto completoapplication/pdf342313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/1/000601249.pdfdf0a006d30a6508c4ca32f45fe83c619MD51THUMBNAIL000601249.pdf.jpg000601249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/3/000601249.pdf.jpg2fe891c12f25d7e628eaa3937696fba6MD5310183/256932018-11-29 02:46:16.213692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25693Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Early acquisition of the verbal lexicon and semantic approximations in portuguese
title Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
spellingShingle Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
Tonietto, Lauren
Criança
Metáfora
Analogia
Psicolinguística
Formação de conceito
Desenvolvimento da linguagem
Lexicon acquisition
Semantic approximation
Metaphor
Analogy
Concept
title_short Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
title_full Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
title_fullStr Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
title_full_unstemmed Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
title_sort Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
author Tonietto, Lauren
author_facet Tonietto, Lauren
Pimenta, Maria Alice de Mattos
Duvignau, karine
Gaume, Bruno
Bosa, Cleonice Alves
author_role author
author2 Pimenta, Maria Alice de Mattos
Duvignau, karine
Gaume, Bruno
Bosa, Cleonice Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonietto, Lauren
Pimenta, Maria Alice de Mattos
Duvignau, karine
Gaume, Bruno
Bosa, Cleonice Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Metáfora
Analogia
Psicolinguística
Formação de conceito
Desenvolvimento da linguagem
topic Criança
Metáfora
Analogia
Psicolinguística
Formação de conceito
Desenvolvimento da linguagem
Lexicon acquisition
Semantic approximation
Metaphor
Analogy
Concept
dc.subject.eng.fl_str_mv Lexicon acquisition
Semantic approximation
Metaphor
Analogy
Concept
description O raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:21:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25693
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000601249
identifier_str_mv 0102-7972
000601249
url http://hdl.handle.net/10183/25693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 114-123.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/2/000601249.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/1/000601249.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/3/000601249.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv abc1477a0177f4531da224c82c4a94b9
df0a006d30a6508c4ca32f45fe83c619
2fe891c12f25d7e628eaa3937696fba6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722753519616