Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25693 |
Resumo: | O raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico. |
id |
UFRGS-2_a3088ac9d9f252b48eac1aaca2a0840e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25693 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tonietto, LaurenPimenta, Maria Alice de MattosDuvignau, karineGaume, BrunoBosa, Cleonice Alves2010-09-11T04:21:20Z20070102-7972http://hdl.handle.net/10183/25693000601249O raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico.The analogical reasoning that allows relating concepts, permits the construction of the conceptual system. In the early phase of lexicon acquisition, mainly between 2 and 4 years of age, linguistic productions are observed resulting from the analogical reasoning, sometimes named metaphors. According to Duvignau (2002, 2003), these emissions result from the semantic approximation by analogy, a mechanism that allows approaching concepts more or less distant from the available lexicon. This study dimensions the importance of verbal semantic approximations for the early lexical development of monolingual children of the Portuguese language and studies the resource to generic versus specific items. Eighty monolingual children between 2 and 4 years old and 75 undergraduate students took part of this study, answering the Actions Naming and Reformulation Tasks. The results conclude that the semantic approximation by analogy is a fundamental linguistic strategy for lexicon development and reveals the cognitive flexibility which is present in typical development.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 114-123.CriançaMetáforaAnalogiaPsicolinguísticaFormação de conceitoDesenvolvimento da linguagemLexicon acquisitionSemantic approximationMetaphorAnalogyConceptAquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em portuguêsEarly acquisition of the verbal lexicon and semantic approximations in portuguese info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000601249.pdf.txt000601249.pdf.txtExtracted Texttext/plain52020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/2/000601249.pdf.txtabc1477a0177f4531da224c82c4a94b9MD52ORIGINAL000601249.pdf000601249.pdfTexto completoapplication/pdf342313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/1/000601249.pdfdf0a006d30a6508c4ca32f45fe83c619MD51THUMBNAIL000601249.pdf.jpg000601249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/3/000601249.pdf.jpg2fe891c12f25d7e628eaa3937696fba6MD5310183/256932018-11-29 02:46:16.213692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25693Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Early acquisition of the verbal lexicon and semantic approximations in portuguese |
title |
Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português |
spellingShingle |
Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português Tonietto, Lauren Criança Metáfora Analogia Psicolinguística Formação de conceito Desenvolvimento da linguagem Lexicon acquisition Semantic approximation Metaphor Analogy Concept |
title_short |
Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português |
title_full |
Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português |
title_fullStr |
Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português |
title_full_unstemmed |
Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português |
title_sort |
Aquisição inicial do léxico verbal e aproximações semânticas em português |
author |
Tonietto, Lauren |
author_facet |
Tonietto, Lauren Pimenta, Maria Alice de Mattos Duvignau, karine Gaume, Bruno Bosa, Cleonice Alves |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Maria Alice de Mattos Duvignau, karine Gaume, Bruno Bosa, Cleonice Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonietto, Lauren Pimenta, Maria Alice de Mattos Duvignau, karine Gaume, Bruno Bosa, Cleonice Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Metáfora Analogia Psicolinguística Formação de conceito Desenvolvimento da linguagem |
topic |
Criança Metáfora Analogia Psicolinguística Formação de conceito Desenvolvimento da linguagem Lexicon acquisition Semantic approximation Metaphor Analogy Concept |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Lexicon acquisition Semantic approximation Metaphor Analogy Concept |
description |
O raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:21:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25693 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000601249 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000601249 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 20, n. 1 (jan./abr. 2007), p. 114-123. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/2/000601249.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/1/000601249.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25693/3/000601249.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abc1477a0177f4531da224c82c4a94b9 df0a006d30a6508c4ca32f45fe83c619 2fe891c12f25d7e628eaa3937696fba6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447420228599808 |