Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastorio, Dioni Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Josemar, Fragoso, Tainá Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262365
Resumo: Esta revisão bibliográfica tem por objetivo investigar como o software, de código aberto e livre distribuição, GNU Octave vem sendo utilizado como recurso didático-pedagógico nos âmbitos da Educação Básica e do Ensino Superior. Justifica-se a escolha do Octave por ele ser um software livre —característica que torna seu uso viável em diferentes instituições de ensino sem a necessidade do emprego de recursos financeiros adicionais —, bem como por ele ser uma ferramenta computacional compatível com diversos sistemas operacionais. Para tanto, fez-se a análise de publicações nacionais e internacionais, na área do ensino de ciências, buscando responder a questões que possibilitassem reconhecer o estado da arte acerca do uso do Octave no ensino de matemática e física. São exemplos de tais questões: (i) qual a natureza desses trabalhos; (ii) a que níveis de ensino estão relacionados; e (iii) quais os conteúdos abordados. Para o levantamento dos dados, selecionou-se revistas de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 durante todo o período de publicação de cada um dos periódicos considerados. Dez publicações, que incluíam trabalhos teóricos, propostas didáticas e práticas desenvolvidas, foram selecionadas e analisadas. Os principais resultados obtidos indicam: compreensões acerca do uso de um software de livre distribuição para práticas de ensino-aprendizagem; necessidade de integração desse tipo de ferramenta nas atividades didáticas; e relações com a formação de professores nessas práticas pedagógicas.
id UFRGS-2_a37bafd94789fac22467fe3b7abd6bb6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262365
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pastorio, Dioni PauloAlves, JosemarFragoso, Tainá Almeida2023-07-19T03:40:49Z20212179-426Xhttp://hdl.handle.net/10183/262365001162896Esta revisão bibliográfica tem por objetivo investigar como o software, de código aberto e livre distribuição, GNU Octave vem sendo utilizado como recurso didático-pedagógico nos âmbitos da Educação Básica e do Ensino Superior. Justifica-se a escolha do Octave por ele ser um software livre —característica que torna seu uso viável em diferentes instituições de ensino sem a necessidade do emprego de recursos financeiros adicionais —, bem como por ele ser uma ferramenta computacional compatível com diversos sistemas operacionais. Para tanto, fez-se a análise de publicações nacionais e internacionais, na área do ensino de ciências, buscando responder a questões que possibilitassem reconhecer o estado da arte acerca do uso do Octave no ensino de matemática e física. São exemplos de tais questões: (i) qual a natureza desses trabalhos; (ii) a que níveis de ensino estão relacionados; e (iii) quais os conteúdos abordados. Para o levantamento dos dados, selecionou-se revistas de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 durante todo o período de publicação de cada um dos periódicos considerados. Dez publicações, que incluíam trabalhos teóricos, propostas didáticas e práticas desenvolvidas, foram selecionadas e analisadas. Os principais resultados obtidos indicam: compreensões acerca do uso de um software de livre distribuição para práticas de ensino-aprendizagem; necessidade de integração desse tipo de ferramenta nas atividades didáticas; e relações com a formação de professores nessas práticas pedagógicas.This bibliographic review aims to investigate how the software GNU Octave, an open source and free distribution, has been used as a didactic-pedagogical resource in the areas of Basic Education and High Education. The choice of Octave is justified because it is free software -a characteristic that makes its use viable in different educational institutions without the need of using additional financial resources -as well as because it is a computational tool compatible with several operating systems. For that, national and international publications in the sciences teaching were analyzed, seeking to answer questions that would make it possible to recognize the state of the art regarding the use of Octave in the teaching of mathematics and physics. Examples of such questions are: (i) what is the nature of these studies; (ii) what levels of education are related; and (iii) what content is covered. We employ data from Qualis Capes A1, A2 and B1 classification journals throughout the publication period of each of the journals considered. Ten publications, which included theoretical studies, didactic proposals and developed practices, were selected and analyzed. The main results obtained indicate: understandings about the use of free distribution software for teaching-learning practices; the need to integrate this type of tool in teaching activities; and relationships with teacher training in these pedagogical practices.Esta revisión bibliográfica tiene como objetivo investigar cómo el software, código abierto y libre distribución, GNU Octave, ha sido utilizado como recurso didáctico-pedagógico en las áreas de Educación Básica y Educación Superior. La elección de Octave se justifica porque se trata de un software libre, característica que hace viable su uso en diferentes instituciones educativas sin necesidad de utilizar recursos económicos adicionales, ya que es una herramienta computacional compatible con varios sistemas operativos. Para eso, se analizó publicaciones nacionales e internacionales en el área de la enseñanza de las ciencias, buscando dar respuesta a preguntas que permitieron reconocer el estado del arte en cuanto al uso de Octave en la enseñanza de las matemáticas y la física. Ejemplos de tales preguntas: (i) cuál es la naturaleza de estos trabajos; (ii) qué niveles de educación están relacionados; y (iii) qué contenido se cubre. Para la recolección de datos se seleccionó los periódicos de clasificación Qualis Capes A1, A2 y B1 y se adoptó como marco temporal el período completo de publicación de cada una de las revistas consideradas. Fue seleccionado y analizado diez publicaciones, que incluyeron trabajos teóricos, propuestas didácticas y prácticas desarrolladas. Los principales resultados obtenidos indican: comprensión sobre el uso de software de distribución libre para prácticas de enseñanza-aprendizaje; la necesidad de integrar este tipo de herramientas en las actividades docentes; y relaciones con la formación del profesorado en estas prácticas pedagógicas.application/pdfporRevista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 12, n. 3 (abr./jun. 2021), p. 1-23SoftwareSoftware livreInformatizaçãoRecursos didáticosNumerical analysis softwareGNU OctaveFree softwareComputerization in educationTeaching activitiesSoftware de análisis numéricoGNU OctaveSoftware LibreInformatización en educaciónActividades didácticasUma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o OctaveA bibliographic review on the use of data analysis software : a look at OctaveRevisión bibliográfica sobre el uso del software de análisis de datos : una mirada a Octaveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162896.pdf.txt001162896.pdf.txtExtracted Texttext/plain61036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262365/2/001162896.pdf.txt3113e1995cef3577a75dfc930076cc6eMD52ORIGINAL001162896.pdfTexto completoapplication/pdf513920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262365/1/001162896.pdff3affb390344dab244046d652578ca31MD5110183/2623652024-09-04 06:28:05.02773oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262365Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:28:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A bibliographic review on the use of data analysis software : a look at Octave
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Revisión bibliográfica sobre el uso del software de análisis de datos : una mirada a Octave
title Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
spellingShingle Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
Pastorio, Dioni Paulo
Software
Software livre
Informatização
Recursos didáticos
Numerical analysis software
GNU Octave
Free software
Computerization in education
Teaching activities
Software de análisis numérico
GNU Octave
Software Libre
Informatización en educación
Actividades didácticas
title_short Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
title_full Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
title_fullStr Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
title_full_unstemmed Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
title_sort Uma revisão bibliográfica sobre o uso de software de análise de dados : um olhar para o Octave
author Pastorio, Dioni Paulo
author_facet Pastorio, Dioni Paulo
Alves, Josemar
Fragoso, Tainá Almeida
author_role author
author2 Alves, Josemar
Fragoso, Tainá Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastorio, Dioni Paulo
Alves, Josemar
Fragoso, Tainá Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Software
Software livre
Informatização
Recursos didáticos
topic Software
Software livre
Informatização
Recursos didáticos
Numerical analysis software
GNU Octave
Free software
Computerization in education
Teaching activities
Software de análisis numérico
GNU Octave
Software Libre
Informatización en educación
Actividades didácticas
dc.subject.eng.fl_str_mv Numerical analysis software
GNU Octave
Free software
Computerization in education
dc.subject.spa.fl_str_mv Teaching activities
Software de análisis numérico
GNU Octave
Software Libre
Informatización en educación
Actividades didácticas
description Esta revisão bibliográfica tem por objetivo investigar como o software, de código aberto e livre distribuição, GNU Octave vem sendo utilizado como recurso didático-pedagógico nos âmbitos da Educação Básica e do Ensino Superior. Justifica-se a escolha do Octave por ele ser um software livre —característica que torna seu uso viável em diferentes instituições de ensino sem a necessidade do emprego de recursos financeiros adicionais —, bem como por ele ser uma ferramenta computacional compatível com diversos sistemas operacionais. Para tanto, fez-se a análise de publicações nacionais e internacionais, na área do ensino de ciências, buscando responder a questões que possibilitassem reconhecer o estado da arte acerca do uso do Octave no ensino de matemática e física. São exemplos de tais questões: (i) qual a natureza desses trabalhos; (ii) a que níveis de ensino estão relacionados; e (iii) quais os conteúdos abordados. Para o levantamento dos dados, selecionou-se revistas de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 durante todo o período de publicação de cada um dos periódicos considerados. Dez publicações, que incluíam trabalhos teóricos, propostas didáticas e práticas desenvolvidas, foram selecionadas e analisadas. Os principais resultados obtidos indicam: compreensões acerca do uso de um software de livre distribuição para práticas de ensino-aprendizagem; necessidade de integração desse tipo de ferramenta nas atividades didáticas; e relações com a formação de professores nessas práticas pedagógicas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T03:40:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262365
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-426X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162896
identifier_str_mv 2179-426X
001162896
url http://hdl.handle.net/10183/262365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 12, n. 3 (abr./jun. 2021), p. 1-23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262365/2/001162896.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262365/1/001162896.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3113e1995cef3577a75dfc930076cc6e
f3affb390344dab244046d652578ca31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447832104009728