A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto, João Rodrigues da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5335
Resumo: The present work has as main objective to suggest an applied approach in two-dimensional computer graphics on the content of operations with matrices. For this purpose, the free software Octave is used as a tool in the learning process of this topic. Although relatively simple, it needs a more meaningful approach in high school. The work seeks to show how Octave can provide a better understanding of matrix operations through geometric interpretations in the plane, that is, how operations between matrices can control the geometric behavior of polygons and how it is used in computer graphics. In this way, it is expected to bring greater significance to the content worked, thus projecting better results in the same, as well as the possibility of introducing technology and notions of programming in the students' curriculum and in the practice of high school teachers
id UFER_e6ed1668bd4a0888c7a7414ea6ae8c5c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5335
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médioMatrizesOctaveSoftware livreEnsino médioMatricesOctaveFree softwareHigh schoolCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe present work has as main objective to suggest an applied approach in two-dimensional computer graphics on the content of operations with matrices. For this purpose, the free software Octave is used as a tool in the learning process of this topic. Although relatively simple, it needs a more meaningful approach in high school. The work seeks to show how Octave can provide a better understanding of matrix operations through geometric interpretations in the plane, that is, how operations between matrices can control the geometric behavior of polygons and how it is used in computer graphics. In this way, it is expected to bring greater significance to the content worked, thus projecting better results in the same, as well as the possibility of introducing technology and notions of programming in the students' curriculum and in the practice of high school teachersO presente trabalho tem como objetivo central sugerir uma abordagem aplicada, em gráficos computadorizados bidimensionais, sobre o conteúdo de operações com matrizes, para tanto utiliza-se o software livre Octave como ferramenta no processo de ensino aprendizagem desse tópico, que apesar de relativamente simples, carece de uma abordagem mais significativa no Ensino Médio. O trabalho procura mostrar como o Octave pode proporcionar um melhor entendimento das operações com matrizes através de interpretações geométricas no plano, isto é, como as operações entre matrizes podem controlar o comportamento geométrico de polígonos e como isso é utilizado na computação gráfica. Dessa forma, espera-se trazer uma maior significância para o conteúdo trabalhado, projetando-se assim melhores resultados no mesmo, bem como a possibilidade de introduzir a tecnologia e noções de programação no currículo dos estudantes e na prática dos docentes do Ensino MédioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaMartinez, Maurício Zuluaga22687577812http://lattes.cnpq.br/0141774583537876Garcia, Antonio Ronaldo Gomes27476273818http://lattes.cnpq.br/1291080711578781Dantas, Aleksandre Saraiva76148483491http://lattes.cnpq.br/0778696097133451Silva Neto, João Rodrigues da2020-08-31T00:03:19Z2019-08-302020-08-31T00:03:19Z2019-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Silva Neto (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA NETO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5335porSILVA NETO, João Rodrigues da. A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:58:38Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5335Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:58:38Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio
title A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio
spellingShingle A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio
Silva Neto, João Rodrigues da
Matrizes
Octave
Software livre
Ensino médio
Matrices
Octave
Free software
High school
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio
title_full A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio
title_fullStr A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio
title_full_unstemmed A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio
title_sort A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio
author Silva Neto, João Rodrigues da
author_facet Silva Neto, João Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinez, Maurício Zuluaga
22687577812
http://lattes.cnpq.br/0141774583537876
Garcia, Antonio Ronaldo Gomes
27476273818
http://lattes.cnpq.br/1291080711578781
Dantas, Aleksandre Saraiva
76148483491
http://lattes.cnpq.br/0778696097133451
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto, João Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Matrizes
Octave
Software livre
Ensino médio
Matrices
Octave
Free software
High school
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Matrizes
Octave
Software livre
Ensino médio
Matrices
Octave
Free software
High school
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work has as main objective to suggest an applied approach in two-dimensional computer graphics on the content of operations with matrices. For this purpose, the free software Octave is used as a tool in the learning process of this topic. Although relatively simple, it needs a more meaningful approach in high school. The work seeks to show how Octave can provide a better understanding of matrix operations through geometric interpretations in the plane, that is, how operations between matrices can control the geometric behavior of polygons and how it is used in computer graphics. In this way, it is expected to bring greater significance to the content worked, thus projecting better results in the same, as well as the possibility of introducing technology and notions of programming in the students' curriculum and in the practice of high school teachers
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-30
2019-04-10
2020-08-31T00:03:19Z
2020-08-31T00:03:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva Neto (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA NETO, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5335
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva Neto (2019) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA NETO, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA NETO, João Rodrigues da. A utilização do software octave na interpretação geométrica das operações com matrizes no ensino médio. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática - Profmat), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747452632236032