Motivações na criação de um negócio social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148432 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado a fim de compreender quais são as principais motivações para criar um negócio social. Os negócios sociais ainda não possuem um marco regulatório no Brasil, mas, em um contexto caracterizado pela inversão de valores e por grandes desigualdades sociais, eles vêm ganhando cada vez mais visibilidade por ter como principal objetivo o impacto social através de um modelo financeiramente sustentável. Para alcançar os objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com entrevistas em profundidade dividida em duas etapas. Na primeira parte, foram entrevistados cinco especialistas na área do empreendedorismo social e, na segunda, foram entrevistados três empreendedores sociais fundadores de negócios sociais. Através dos resultados das pesquisas, verificou-se que há quatro principais motivações para criar um negócio social, as quais estão bastante interligadas, sendo uma delas a vontade de fazer parte da solução para os diversos problemas que a sociedade contemporânea enfrenta. Em síntese, esse estudo busca inspirar e servir como referência para aqueles que se identificarem com esses empreendedores sociais, atraindo mais pessoas para esse novo setor da economia, de forma que o ecossistema dos negócios sociais se fortaleça e se consolide. |
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Dourado, Caroline Berlese MelloZen, Aurora Carneiro2016-09-27T02:13:38Z2016http://hdl.handle.net/10183/148432001002144O presente trabalho foi realizado a fim de compreender quais são as principais motivações para criar um negócio social. Os negócios sociais ainda não possuem um marco regulatório no Brasil, mas, em um contexto caracterizado pela inversão de valores e por grandes desigualdades sociais, eles vêm ganhando cada vez mais visibilidade por ter como principal objetivo o impacto social através de um modelo financeiramente sustentável. Para alcançar os objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com entrevistas em profundidade dividida em duas etapas. Na primeira parte, foram entrevistados cinco especialistas na área do empreendedorismo social e, na segunda, foram entrevistados três empreendedores sociais fundadores de negócios sociais. Através dos resultados das pesquisas, verificou-se que há quatro principais motivações para criar um negócio social, as quais estão bastante interligadas, sendo uma delas a vontade de fazer parte da solução para os diversos problemas que a sociedade contemporânea enfrenta. Em síntese, esse estudo busca inspirar e servir como referência para aqueles que se identificarem com esses empreendedores sociais, atraindo mais pessoas para esse novo setor da economia, de forma que o ecossistema dos negócios sociais se fortaleça e se consolide.This study was developed in order to understand what are the main reasons to create a social business. Social businesses do not yet have a regulatory framework in Brazil, but in a context characterized by the inversion of values and great social inequalities, they are gaining more visibility by having the main objective of the social impact through a financially sustainable model. To achieve the stated objectives, an exploratory research of qualitative nature was carried out in-depth interviews divided into two phases. The first part consisted in interviewing five experts in social entrepreneurship area and in the second part were interviewed three social entrepreneurs who founded social business. Through the results of the researches, it was found that there are four main reasons to create a social business, which are quite interconnected, being one of them to be part of the solution to the various problems that contemporary society faces. In summary, this study seeks to inspire and serve as a reference for those who identify with these social entrepreneurs, attracting more people into this new sector of the economy, so that the social business ecosystem is strengthened and consolidated.application/pdfporEmpreendedorismoMotivaçãoSocial entrepreneurshipSocial businessMotivationsSocial impactMotivações na criação de um negócio socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002144.pdf001002144.pdfTexto completoapplication/pdf957867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148432/1/001002144.pdf3f49eaa7782cc77f04bedc76f495d94aMD51TEXT001002144.pdf.txt001002144.pdf.txtExtracted Texttext/plain244926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148432/2/001002144.pdf.txt42167b07a84b2ebee1a11a7eea7e3715MD52THUMBNAIL001002144.pdf.jpg001002144.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148432/3/001002144.pdf.jpgee2315197c88e971a9fc39d4010b64fbMD5310183/1484322018-10-29 08:57:52.493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148432Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:57:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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