Trabalho de Investigação sobre a evasão nos cursos de inglês da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31990 |
Resumo: | Trata-se de um estudo inicial voltado para a compreenso do conjunto de motivos pelos quais, a partir de 2005, os ndices de evaso dos alunos do Ingls comearam a aumentar no Instituto de Letras da UFRGS. O propsito inicial era a realizao de um trabalho de pesquisa quantitativo e estatstico sobre as possveis causas desta evaso. Todavia, na medida em que, a investigao progredia, comeou a ficar aparente uma confluncia de fatores diversos, em que cada um interferia nos demais dificultando a medida dos ndices verificados nos estudos preliminares sobre o assunto, de forma que a sobreposio de dados comeou a prejudicar a visualizao dos fenmenos ocorridos. Assim, minha orientadora e eu optamos por uma estrutura de trabalho que fosse ao mesmo tempo descritiva e argumentativa, para que cada uma das linhas apresentadas pudesse ser posteriormente investigada, em possveis trabalhos subsequentes, de maneira exclusiva e mais aprofundada. Meu interesse por pesquisar este tema surgiu medida que tive minha experincia como discente do Setor de Ingls, e se intensificou quando passei a integrar a equipe do PAG2 Ingls. Constatei, ento que o Setor de Ingls estava com o corpo docente to sobrecarregado, dando conta de outras tarefas, que no conseguiu montar uma equipe de trabalho PAG1 para pesquisar este fenmeno. Assim, me voluntariei para faz-lo, atrav s deste TCC. Os dados utilizados foram obtidos atrav s de trs fontes principais, (1) entrevistas feitas atrav s de rede social com alunos evadidos e quase evadidos do Ingls, (2) consulta a dados disponibilizados pelo Departamento de Lnguas Modernas e pela (3) Comisso de Graduao de Letras. e anlise do processo de implantao e dos primeiros resultados obtidos pelo PAG2. Ao final da investigao, os indcios parecem apontar para uma possvel sequncia de procedimentos acadmicos e administrativos que, influenciados por modificaes e redirecionamentos nas polticas educacionais implantadas pelos ltimos trs governos, acabou por abalar profundamente os corpos docente e discente do Setor de Ingls da UFRGS, desestruturando certas prticas e provocando um dos ndices mais altos de evaso ocorridos na histria da UFRGS. Espero que os fatos aqui identificados possam, com o tempo, vir a ser estudados de forma mais consistente. |
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Marins, Ana NatachaMaggio, Sandra Sirangelo2011-09-23T09:33:36Z2011http://hdl.handle.net/10183/31990000784921Trata-se de um estudo inicial voltado para a compreenso do conjunto de motivos pelos quais, a partir de 2005, os ndices de evaso dos alunos do Ingls comearam a aumentar no Instituto de Letras da UFRGS. O propsito inicial era a realizao de um trabalho de pesquisa quantitativo e estatstico sobre as possveis causas desta evaso. Todavia, na medida em que, a investigao progredia, comeou a ficar aparente uma confluncia de fatores diversos, em que cada um interferia nos demais dificultando a medida dos ndices verificados nos estudos preliminares sobre o assunto, de forma que a sobreposio de dados comeou a prejudicar a visualizao dos fenmenos ocorridos. Assim, minha orientadora e eu optamos por uma estrutura de trabalho que fosse ao mesmo tempo descritiva e argumentativa, para que cada uma das linhas apresentadas pudesse ser posteriormente investigada, em possveis trabalhos subsequentes, de maneira exclusiva e mais aprofundada. Meu interesse por pesquisar este tema surgiu medida que tive minha experincia como discente do Setor de Ingls, e se intensificou quando passei a integrar a equipe do PAG2 Ingls. Constatei, ento que o Setor de Ingls estava com o corpo docente to sobrecarregado, dando conta de outras tarefas, que no conseguiu montar uma equipe de trabalho PAG1 para pesquisar este fenmeno. Assim, me voluntariei para faz-lo, atrav
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