Metonímias e metáforas primárias na literatura infantil brasileira : contribuições da linguística cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaeger, Paloma Carolina Seibt
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242004
Resumo: O presente trabalho busca relacionar Linguagem Figurada e literatura a partir da perspectiva da Linguística Cognitiva. Através da leitura de 128 livros de literatura infantil brasileira, indicados para crianças de até 8 anos de idade, buscou-se fazer um levantamento de metonímias e metáforas primárias neles presentes. Objetivou-se relacionar o número de ocorrências encontradas à faixa etária indicada para cada livro. Levando em consideração as particularidades dos fenômenos em questão e suas diferentes complexidades, esperava-se que haveria relação entre a idade e a frequência dos fenômenos, e, sendo a metáfora um fenômeno mais complexo que a metonímia, apareceria em maior quantidade em livros para crianças mais velhas. Para realizar o levantamento das ocorrências, foram utilizados métodos específicos de identificação tanto para metonímias quanto para metáforas. Por fim, com base nos resultados obtidos, realizou-se o Teste exato de Fisher para analisar os níveis de significância entre as variáveis faixa etária e ocorrências de metonímias e entre as variáveis faixa etárias e ocorrências de metáforas primárias. O teste apontou diferença não significativa (p=0.7614) entre as primeiras e diferença significativa (p<0,001) entre as segundas. Estes resultados apontam para uma associação parcialmente positiva entre faixa etária e número de ocorrências por fenômeno. Além disso, o fenômeno mais complexo apresentou um maior número de frequência conforme o aumento da idade indicativa. A partir desses dados, é possível concluir que a literatura é um importante meio de acesso, para as crianças, a esse tipo de linguagem e que os escritores dos livros analisados vão ao encontro dos resultados de estudos psicolinguísticos sobre aquisição e compreensão de Linguagem Figurada, possivelmente refletindo os usos e as complexidades desse tipo de linguagem presentes também no cotidiano.
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