Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alvaro Rogério da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172057
Resumo: O objetivo deste Trabalho é refletir sobre as experiências dos Estágios Docentes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). A reflexão está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Destaco que o Ideal é o momento pré-escolar, que antecede o contato com o local que se realizará o Estágio; o Real implica a vivência do cotidiano escolar; o Caos significa o momento crítico do exercício da docência; e a Utopia corresponde a invenção de novas estratégias de ensino. O problema de pesquisa deste estudo apresenta a seguinte questão: Como os impactos ou choques da realidade escolar e as novas estratégias de ensino construídas nos Estágios de Docência influenciaram na minha construção docente em Educação Física? Metodologicamente, o Trabalho se configura em abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Os procedimentos para obtenção de informação foram: a análise dos documentos, a observação participante e os diários de campo dos três Estágios realizados Neste Trabalho procurei aprofundar a reflexão das experiências docentes construídas nos três Estágios de Docência, realizadas em escolas públicas da cidade de Porto Alegre, narrando o exercício acadêmico e docente e, com isto, penso que este estudo possa subsidiar outros estudantes que estão passando ou passarão por experiências similares, além de minha própria prática pedagógica futura como professor de Educação Física na Rede Escolar de Ensino. As categorias de análise do Trabalho, organizadas a partir da reflexão, das aprendizagens e dos impactos vividos, foram: O Estágio de Docência na Educação Infantil; O Estágio de Docência no Ensino Fundamental; O Estágio de Docência no Ensino Médio e o Ideal, Real, Caos e Utopia Refletidos à Luz das Quatro Estações do Ano. Com a realização deste Trabalho, aponto como principais conclusões: a) que, de certo modo, no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente como estagiário, são impactados ou chocados com a realidade escolar; b) diante deste choque com a realidade na escola, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que auxiliam crianças e jovens, e, o próprio estagiário/docente no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar.
id UFRGS-2_a3d7f5238da1f9de064687e9e6585907
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172057
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Alvaro Rogério da CostaSilva, Lisandra Oliveira e2018-01-19T02:22:36Z2017http://hdl.handle.net/10183/172057001057107O objetivo deste Trabalho é refletir sobre as experiências dos Estágios Docentes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). A reflexão está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Destaco que o Ideal é o momento pré-escolar, que antecede o contato com o local que se realizará o Estágio; o Real implica a vivência do cotidiano escolar; o Caos significa o momento crítico do exercício da docência; e a Utopia corresponde a invenção de novas estratégias de ensino. O problema de pesquisa deste estudo apresenta a seguinte questão: Como os impactos ou choques da realidade escolar e as novas estratégias de ensino construídas nos Estágios de Docência influenciaram na minha construção docente em Educação Física? Metodologicamente, o Trabalho se configura em abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Os procedimentos para obtenção de informação foram: a análise dos documentos, a observação participante e os diários de campo dos três Estágios realizados Neste Trabalho procurei aprofundar a reflexão das experiências docentes construídas nos três Estágios de Docência, realizadas em escolas públicas da cidade de Porto Alegre, narrando o exercício acadêmico e docente e, com isto, penso que este estudo possa subsidiar outros estudantes que estão passando ou passarão por experiências similares, além de minha própria prática pedagógica futura como professor de Educação Física na Rede Escolar de Ensino. As categorias de análise do Trabalho, organizadas a partir da reflexão, das aprendizagens e dos impactos vividos, foram: O Estágio de Docência na Educação Infantil; O Estágio de Docência no Ensino Fundamental; O Estágio de Docência no Ensino Médio e o Ideal, Real, Caos e Utopia Refletidos à Luz das Quatro Estações do Ano. Com a realização deste Trabalho, aponto como principais conclusões: a) que, de certo modo, no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente como estagiário, são impactados ou chocados com a realidade escolar; b) diante deste choque com a realidade na escola, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que auxiliam crianças e jovens, e, o próprio estagiário/docente no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar.application/pdfporPrática pedagógicaDocênciaEducação físicaEstágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057107.pdf001057107.pdfTexto completoapplication/pdf291114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172057/1/001057107.pdf85f911f47b7a47613d1fb5d3b1abb51eMD51TEXT001057107.pdf.txt001057107.pdf.txtExtracted Texttext/plain178904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172057/2/001057107.pdf.txt1553d85b82526cbeb5fb402999e72234MD52THUMBNAIL001057107.pdf.jpg001057107.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172057/3/001057107.pdf.jpg2812099efca80aa7013ca5bd45cdedeaMD5310183/1720572018-10-23 09:10:54.381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172057Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-23T12:10:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)
title Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)
spellingShingle Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)
Alves, Alvaro Rogério da Costa
Prática pedagógica
Docência
Educação física
title_short Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)
title_full Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)
title_fullStr Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)
title_full_unstemmed Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)
title_sort Estágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)
author Alves, Alvaro Rogério da Costa
author_facet Alves, Alvaro Rogério da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alvaro Rogério da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Docência
Educação física
topic Prática pedagógica
Docência
Educação física
description O objetivo deste Trabalho é refletir sobre as experiências dos Estágios Docentes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). A reflexão está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Destaco que o Ideal é o momento pré-escolar, que antecede o contato com o local que se realizará o Estágio; o Real implica a vivência do cotidiano escolar; o Caos significa o momento crítico do exercício da docência; e a Utopia corresponde a invenção de novas estratégias de ensino. O problema de pesquisa deste estudo apresenta a seguinte questão: Como os impactos ou choques da realidade escolar e as novas estratégias de ensino construídas nos Estágios de Docência influenciaram na minha construção docente em Educação Física? Metodologicamente, o Trabalho se configura em abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Os procedimentos para obtenção de informação foram: a análise dos documentos, a observação participante e os diários de campo dos três Estágios realizados Neste Trabalho procurei aprofundar a reflexão das experiências docentes construídas nos três Estágios de Docência, realizadas em escolas públicas da cidade de Porto Alegre, narrando o exercício acadêmico e docente e, com isto, penso que este estudo possa subsidiar outros estudantes que estão passando ou passarão por experiências similares, além de minha própria prática pedagógica futura como professor de Educação Física na Rede Escolar de Ensino. As categorias de análise do Trabalho, organizadas a partir da reflexão, das aprendizagens e dos impactos vividos, foram: O Estágio de Docência na Educação Infantil; O Estágio de Docência no Ensino Fundamental; O Estágio de Docência no Ensino Médio e o Ideal, Real, Caos e Utopia Refletidos à Luz das Quatro Estações do Ano. Com a realização deste Trabalho, aponto como principais conclusões: a) que, de certo modo, no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente como estagiário, são impactados ou chocados com a realidade escolar; b) diante deste choque com a realidade na escola, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que auxiliam crianças e jovens, e, o próprio estagiário/docente no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T02:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172057
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057107
url http://hdl.handle.net/10183/172057
identifier_str_mv 001057107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172057/1/001057107.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172057/2/001057107.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172057/3/001057107.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 85f911f47b7a47613d1fb5d3b1abb51e
1553d85b82526cbeb5fb402999e72234
2812099efca80aa7013ca5bd45cdedea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724634691272704