As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178468 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação dos futuros professores. Entendo a importância deste tema de pesquisa por compreender que o desenvolvimento profissional é fruto do compartilhamento de saberes, de experiências, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência, procurando compreender como estes contribuíram para minha formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas. Pensar na formação do professor de Educação Física remete a analisar os papeis dos Estágios de Docência na construção da identidade do professor, bem como, revisitar os saberes para a docência. Concluo que o percurso dos Estágios, apesar de curto, é um importantíssimo começo na carreira profissional dos graduandos, período de ricas aprendizagens e diversos desafios. Ao final dessa pesquisa, apresento como uma das minhas principais reflexões, que levarei para a minha futura prática pedagógica, de que, muito daquilo que acontece nas aulas de Educação Física é reflexo das atitudes do professor em aula, assim sendo, mais uma vez ressalto a importância das reflexões a partir da prática. |
id |
UFRGS-2_cdb64d0ed819a36866bcd91e5ec4c6be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178468 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hoss, RamayannaSilva, Lisandra Oliveira e2018-05-18T02:26:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/178468001066128O presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação dos futuros professores. Entendo a importância deste tema de pesquisa por compreender que o desenvolvimento profissional é fruto do compartilhamento de saberes, de experiências, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência, procurando compreender como estes contribuíram para minha formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas. Pensar na formação do professor de Educação Física remete a analisar os papeis dos Estágios de Docência na construção da identidade do professor, bem como, revisitar os saberes para a docência. Concluo que o percurso dos Estágios, apesar de curto, é um importantíssimo começo na carreira profissional dos graduandos, período de ricas aprendizagens e diversos desafios. Ao final dessa pesquisa, apresento como uma das minhas principais reflexões, que levarei para a minha futura prática pedagógica, de que, muito daquilo que acontece nas aulas de Educação Física é reflexo das atitudes do professor em aula, assim sendo, mais uma vez ressalto a importância das reflexões a partir da prática.application/pdfporEducação física escolarEstágioDocênciaPrática pedagógicaAs aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066128.pdf001066128.pdfTexto completoapplication/pdf135371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178468/1/001066128.pdf625e3ff201de3ee727c6157cc7569df1MD51TEXT001066128.pdf.txt001066128.pdf.txtExtracted Texttext/plain105611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178468/2/001066128.pdf.txte83860b338b8e0eebd0caaaa159fcecaMD5210183/1784682018-05-19 03:17:04.657206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-19T06:17:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática |
title |
As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática |
spellingShingle |
As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática Hoss, Ramayanna Educação física escolar Estágio Docência Prática pedagógica |
title_short |
As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática |
title_full |
As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática |
title_fullStr |
As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática |
title_full_unstemmed |
As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática |
title_sort |
As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática |
author |
Hoss, Ramayanna |
author_facet |
Hoss, Ramayanna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoss, Ramayanna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
contributor_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Estágio Docência Prática pedagógica |
topic |
Educação física escolar Estágio Docência Prática pedagógica |
description |
O presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação dos futuros professores. Entendo a importância deste tema de pesquisa por compreender que o desenvolvimento profissional é fruto do compartilhamento de saberes, de experiências, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência, procurando compreender como estes contribuíram para minha formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas. Pensar na formação do professor de Educação Física remete a analisar os papeis dos Estágios de Docência na construção da identidade do professor, bem como, revisitar os saberes para a docência. Concluo que o percurso dos Estágios, apesar de curto, é um importantíssimo começo na carreira profissional dos graduandos, período de ricas aprendizagens e diversos desafios. Ao final dessa pesquisa, apresento como uma das minhas principais reflexões, que levarei para a minha futura prática pedagógica, de que, muito daquilo que acontece nas aulas de Educação Física é reflexo das atitudes do professor em aula, assim sendo, mais uma vez ressalto a importância das reflexões a partir da prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-18T02:26:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178468 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001066128 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178468 |
identifier_str_mv |
001066128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178468/1/001066128.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178468/2/001066128.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
625e3ff201de3ee727c6157cc7569df1 e83860b338b8e0eebd0caaaa159fceca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447216853090304 |