As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoss, Ramayanna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178468
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação dos futuros professores. Entendo a importância deste tema de pesquisa por compreender que o desenvolvimento profissional é fruto do compartilhamento de saberes, de experiências, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência, procurando compreender como estes contribuíram para minha formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas. Pensar na formação do professor de Educação Física remete a analisar os papeis dos Estágios de Docência na construção da identidade do professor, bem como, revisitar os saberes para a docência. Concluo que o percurso dos Estágios, apesar de curto, é um importantíssimo começo na carreira profissional dos graduandos, período de ricas aprendizagens e diversos desafios. Ao final dessa pesquisa, apresento como uma das minhas principais reflexões, que levarei para a minha futura prática pedagógica, de que, muito daquilo que acontece nas aulas de Educação Física é reflexo das atitudes do professor em aula, assim sendo, mais uma vez ressalto a importância das reflexões a partir da prática.
id UFRGS-2_cdb64d0ed819a36866bcd91e5ec4c6be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178468
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoss, RamayannaSilva, Lisandra Oliveira e2018-05-18T02:26:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/178468001066128O presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação dos futuros professores. Entendo a importância deste tema de pesquisa por compreender que o desenvolvimento profissional é fruto do compartilhamento de saberes, de experiências, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência, procurando compreender como estes contribuíram para minha formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas. Pensar na formação do professor de Educação Física remete a analisar os papeis dos Estágios de Docência na construção da identidade do professor, bem como, revisitar os saberes para a docência. Concluo que o percurso dos Estágios, apesar de curto, é um importantíssimo começo na carreira profissional dos graduandos, período de ricas aprendizagens e diversos desafios. Ao final dessa pesquisa, apresento como uma das minhas principais reflexões, que levarei para a minha futura prática pedagógica, de que, muito daquilo que acontece nas aulas de Educação Física é reflexo das atitudes do professor em aula, assim sendo, mais uma vez ressalto a importância das reflexões a partir da prática.application/pdfporEducação física escolarEstágioDocênciaPrática pedagógicaAs aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066128.pdf001066128.pdfTexto completoapplication/pdf135371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178468/1/001066128.pdf625e3ff201de3ee727c6157cc7569df1MD51TEXT001066128.pdf.txt001066128.pdf.txtExtracted Texttext/plain105611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178468/2/001066128.pdf.txte83860b338b8e0eebd0caaaa159fcecaMD5210183/1784682018-05-19 03:17:04.657206oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-19T06:17:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
title As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
spellingShingle As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
Hoss, Ramayanna
Educação física escolar
Estágio
Docência
Prática pedagógica
title_short As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
title_full As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
title_fullStr As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
title_full_unstemmed As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
title_sort As aprendizagens e os desafios dos estágios de docência do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul : reflexões a partir da prática
author Hoss, Ramayanna
author_facet Hoss, Ramayanna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoss, Ramayanna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Estágio
Docência
Prática pedagógica
topic Educação física escolar
Estágio
Docência
Prática pedagógica
description O presente estudo tem como objetivo geral compreender a importância dos Estágios de Docência do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação dos futuros professores. Entendo a importância deste tema de pesquisa por compreender que o desenvolvimento profissional é fruto do compartilhamento de saberes, de experiências, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização dos três Estágios de Docência, procurando compreender como estes contribuíram para minha formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a prática pedagógica da experiência nos três Estágios de Docência, além de apresentar os desafios e as aprendizagens dessas práticas. Pensar na formação do professor de Educação Física remete a analisar os papeis dos Estágios de Docência na construção da identidade do professor, bem como, revisitar os saberes para a docência. Concluo que o percurso dos Estágios, apesar de curto, é um importantíssimo começo na carreira profissional dos graduandos, período de ricas aprendizagens e diversos desafios. Ao final dessa pesquisa, apresento como uma das minhas principais reflexões, que levarei para a minha futura prática pedagógica, de que, muito daquilo que acontece nas aulas de Educação Física é reflexo das atitudes do professor em aula, assim sendo, mais uma vez ressalto a importância das reflexões a partir da prática.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-18T02:26:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178468
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066128
url http://hdl.handle.net/10183/178468
identifier_str_mv 001066128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178468/1/001066128.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178468/2/001066128.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 625e3ff201de3ee727c6157cc7569df1
e83860b338b8e0eebd0caaaa159fceca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447216853090304