ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295 |
Resumo: | O presente artigo objetiva narrar às experiências vividas nos três Estágios de Docência (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. A narrativa reflexiva está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Apontamos as principais conclusões: a) no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente, são impactados com a realidade escolar; b) diante deste choque, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar; c) a importância do ensinar e aprender com práticas pedagógicas significativas. |
id |
FURG-12_2a4b210f504f481c8289b76fb154773b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8295 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação FísicaO presente artigo objetiva narrar às experiências vividas nos três Estágios de Docência (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. A narrativa reflexiva está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Apontamos as principais conclusões: a) no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente, são impactados com a realidade escolar; b) diante deste choque, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar; c) a importância do ensinar e aprender com práticas pedagógicas significativas.Lepidus2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 106-1191809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295/6056Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lisandra OliveiraAlves, Alvaro Rogério Costa2019-10-30T21:21:46Zoai:periodicos.furg.br:article/8295Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T21:21:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA) |
title |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA) |
spellingShingle |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA) Silva, Lisandra Oliveira Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação Física |
title_short |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA) |
title_full |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA) |
title_fullStr |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA) |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA) |
title_sort |
ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA) |
author |
Silva, Lisandra Oliveira |
author_facet |
Silva, Lisandra Oliveira Alves, Alvaro Rogério Costa |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Alvaro Rogério Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira Alves, Alvaro Rogério Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação Física |
topic |
Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação Física |
description |
O presente artigo objetiva narrar às experiências vividas nos três Estágios de Docência (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. A narrativa reflexiva está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Apontamos as principais conclusões: a) no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente, são impactados com a realidade escolar; b) diante deste choque, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar; c) a importância do ensinar e aprender com práticas pedagógicas significativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295/6056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 106-119 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941368537088 |