Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruzza, Fernanda do Canto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165897
Resumo: O presente trabalho relata a reflexão sobre a experiência de planejamento compartilhado entre duas professoras-estagiárias durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, na etapa da Educação Infantil, sendo que uma delas sou eu e a outra uma de minhas colegas do grupo de estágio e da disciplina Seminário de Prática Docente - 0 a 7 anos. O estágio foi realizado em uma turma de Maternal 2 (crianças de 3 a 4 anos), de período integral, em uma escola da rede pública situada na zona central de Porto Alegre-RS. A pergunta que orientou este trabalho, reflexões e escrita procurou saber: De que maneiras se organizaram duas professoras-estagiárias, em turnos diferentes (manhã e tarde), junto a uma mesma turma de crianças de três a quatro anos, que frequentavam a escola em período integral, para elaborarem de forma compartilhada o planejamento da ação pedagógica, visando à educação integral dos alunos e as possibilidades de um trabalho em conjunto? O objetivo deste trabalho, portanto, consistiu em recobrar, analisar e problematizar o processo pelo qual foi possível implementar e avaliar uma prática de planejamento compartilhado, expresso nos planejamentos semanais elaborados pelas professoras-estagiárias, por meio da articulação de projetos complementares para ambos os turnos. A fundamentação teórica desses estudos baseou-se na perspectiva de planejamento e projetos de trabalho das linguagens geradoras, de Junqueira Filho (2005); em Kishimoto (1994) e Oliveira (2010), no que diz respeito ao projeto de Brincadeiras de Faz-de-Conta e Brinquedos, e; em Kellog (1967) e Derdyk (1994), em relação ao projeto de Desenho. A partir das análises, foi constatado que o planejamento compartilhado equilibrou a rotina da turma, mostrando-se uma ferramenta pedagógica imprescindível para o enriquecimento das relações entre professor, alunos e conhecimento. Além disso, as trocas e os diálogos ocorridos durante o estágio tornaram-me uma docente diferente da maneira como vinha me constituindo como professora, mais atenta às demandas das crianças e mais aberta a novas possibilidades de organização do trabalho.
id UFRGS-2_a45c14084794f08f73a06ca3c35d4339
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165897
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bruzza, Fernanda do CantoJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2017-08-30T02:33:42Z2017http://hdl.handle.net/10183/165897001046139O presente trabalho relata a reflexão sobre a experiência de planejamento compartilhado entre duas professoras-estagiárias durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, na etapa da Educação Infantil, sendo que uma delas sou eu e a outra uma de minhas colegas do grupo de estágio e da disciplina Seminário de Prática Docente - 0 a 7 anos. O estágio foi realizado em uma turma de Maternal 2 (crianças de 3 a 4 anos), de período integral, em uma escola da rede pública situada na zona central de Porto Alegre-RS. A pergunta que orientou este trabalho, reflexões e escrita procurou saber: De que maneiras se organizaram duas professoras-estagiárias, em turnos diferentes (manhã e tarde), junto a uma mesma turma de crianças de três a quatro anos, que frequentavam a escola em período integral, para elaborarem de forma compartilhada o planejamento da ação pedagógica, visando à educação integral dos alunos e as possibilidades de um trabalho em conjunto? O objetivo deste trabalho, portanto, consistiu em recobrar, analisar e problematizar o processo pelo qual foi possível implementar e avaliar uma prática de planejamento compartilhado, expresso nos planejamentos semanais elaborados pelas professoras-estagiárias, por meio da articulação de projetos complementares para ambos os turnos. A fundamentação teórica desses estudos baseou-se na perspectiva de planejamento e projetos de trabalho das linguagens geradoras, de Junqueira Filho (2005); em Kishimoto (1994) e Oliveira (2010), no que diz respeito ao projeto de Brincadeiras de Faz-de-Conta e Brinquedos, e; em Kellog (1967) e Derdyk (1994), em relação ao projeto de Desenho. A partir das análises, foi constatado que o planejamento compartilhado equilibrou a rotina da turma, mostrando-se uma ferramenta pedagógica imprescindível para o enriquecimento das relações entre professor, alunos e conhecimento. Além disso, as trocas e os diálogos ocorridos durante o estágio tornaram-me uma docente diferente da maneira como vinha me constituindo como professora, mais atenta às demandas das crianças e mais aberta a novas possibilidades de organização do trabalho.application/pdfporEducação infantilPlanejamento educacionalPlanejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046139.pdf001046139.pdfTexto completoapplication/pdf1663151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165897/1/001046139.pdfef4301e8683521d538c724cf84803589MD51TEXT001046139.pdf.txt001046139.pdf.txtExtracted Texttext/plain99606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165897/2/001046139.pdf.txtc7e7893d823c735da799056567926ffbMD52THUMBNAIL001046139.pdf.jpg001046139.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165897/3/001046139.pdf.jpgd4137a111b3bcd9a30d766d624a611d7MD5310183/1658972021-05-07 04:45:10.449592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:45:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
title Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
spellingShingle Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
Bruzza, Fernanda do Canto
Educação infantil
Planejamento educacional
title_short Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
title_full Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
title_fullStr Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
title_full_unstemmed Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
title_sort Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
author Bruzza, Fernanda do Canto
author_facet Bruzza, Fernanda do Canto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruzza, Fernanda do Canto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Planejamento educacional
topic Educação infantil
Planejamento educacional
description O presente trabalho relata a reflexão sobre a experiência de planejamento compartilhado entre duas professoras-estagiárias durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, na etapa da Educação Infantil, sendo que uma delas sou eu e a outra uma de minhas colegas do grupo de estágio e da disciplina Seminário de Prática Docente - 0 a 7 anos. O estágio foi realizado em uma turma de Maternal 2 (crianças de 3 a 4 anos), de período integral, em uma escola da rede pública situada na zona central de Porto Alegre-RS. A pergunta que orientou este trabalho, reflexões e escrita procurou saber: De que maneiras se organizaram duas professoras-estagiárias, em turnos diferentes (manhã e tarde), junto a uma mesma turma de crianças de três a quatro anos, que frequentavam a escola em período integral, para elaborarem de forma compartilhada o planejamento da ação pedagógica, visando à educação integral dos alunos e as possibilidades de um trabalho em conjunto? O objetivo deste trabalho, portanto, consistiu em recobrar, analisar e problematizar o processo pelo qual foi possível implementar e avaliar uma prática de planejamento compartilhado, expresso nos planejamentos semanais elaborados pelas professoras-estagiárias, por meio da articulação de projetos complementares para ambos os turnos. A fundamentação teórica desses estudos baseou-se na perspectiva de planejamento e projetos de trabalho das linguagens geradoras, de Junqueira Filho (2005); em Kishimoto (1994) e Oliveira (2010), no que diz respeito ao projeto de Brincadeiras de Faz-de-Conta e Brinquedos, e; em Kellog (1967) e Derdyk (1994), em relação ao projeto de Desenho. A partir das análises, foi constatado que o planejamento compartilhado equilibrou a rotina da turma, mostrando-se uma ferramenta pedagógica imprescindível para o enriquecimento das relações entre professor, alunos e conhecimento. Além disso, as trocas e os diálogos ocorridos durante o estágio tornaram-me uma docente diferente da maneira como vinha me constituindo como professora, mais atenta às demandas das crianças e mais aberta a novas possibilidades de organização do trabalho.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:33:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165897
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046139
url http://hdl.handle.net/10183/165897
identifier_str_mv 001046139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165897/1/001046139.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165897/2/001046139.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165897/3/001046139.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef4301e8683521d538c724cf84803589
c7e7893d823c735da799056567926ffb
d4137a111b3bcd9a30d766d624a611d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224535455825920