Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95747 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de inserção das tecnologias nas aulas de ciências para alunos de 6º e 7º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para a realização dessa pesquisa buscou-se, primeiramente, material para compor o referencial bibliográfico. Com muito zelo, foram realizadas leitura e seleção do material que poderia subsidiar essa pesquisa. O caminho para a direção do estudo foi definido através da pesquisa qualitativa tipo de pesquisa que salienta a não relevância com regras estatísticas, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. Para esta pesquisa, a autora, que é também professora de Ciências, elaborou e aplicou uma proposta de planejamento com a inserção das tecnologias como instrumentos facilitadores das atividades cognitivas durante as aulas de ciências com as turmas de 6º e 7º ano de uma escola estadual. Durante esse trabalho foram apresentados aos alunos diferentes programas de informática que passaram a fazer parte da dinâmica das aulas. Durante a pesquisa buscamos referenciais teóricos que nos indicaram o caminho para cada um dos momentos. O trabalho contou com pesquisa, oficinas práticas as quais contaram com a inclusão digital. Foi também criada durante esse trabalho uma página para compartilhamento online das produções de trabalhos dos alunos participantes dessa pesquisa. |
id |
UFRGS-2_c2967038bcd3c2d5227ee01cba194623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95747 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Waisman, Doris LéaBernardi, Maira2014-05-30T02:05:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95747000913693Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de inserção das tecnologias nas aulas de ciências para alunos de 6º e 7º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para a realização dessa pesquisa buscou-se, primeiramente, material para compor o referencial bibliográfico. Com muito zelo, foram realizadas leitura e seleção do material que poderia subsidiar essa pesquisa. O caminho para a direção do estudo foi definido através da pesquisa qualitativa tipo de pesquisa que salienta a não relevância com regras estatísticas, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. Para esta pesquisa, a autora, que é também professora de Ciências, elaborou e aplicou uma proposta de planejamento com a inserção das tecnologias como instrumentos facilitadores das atividades cognitivas durante as aulas de ciências com as turmas de 6º e 7º ano de uma escola estadual. Durante esse trabalho foram apresentados aos alunos diferentes programas de informática que passaram a fazer parte da dinâmica das aulas. Durante a pesquisa buscamos referenciais teóricos que nos indicaram o caminho para cada um dos momentos. O trabalho contou com pesquisa, oficinas práticas as quais contaram com a inclusão digital. Foi também criada durante esse trabalho uma página para compartilhamento online das produções de trabalhos dos alunos participantes dessa pesquisa.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Políticas públicasPolitecniaInclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913693.pdf000913693.pdfTexto completoapplication/pdf2446761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/1/000913693.pdf23a9f2b2b1f85bcd034b1cb7ca2f30dbMD51TEXT000913693.pdf.txt000913693.pdf.txtExtracted Texttext/plain47456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/2/000913693.pdf.txt9dd2bbb2b17dd1cce036259183c92c76MD52THUMBNAIL000913693.pdf.jpg000913693.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/3/000913693.pdf.jpgd7cba476b47139d902c93bf15afa550dMD5310183/957472018-10-24 09:16:31.985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo |
title |
Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo |
spellingShingle |
Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo Waisman, Doris Léa Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Políticas públicas Politecnia |
title_short |
Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo |
title_full |
Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo |
title_fullStr |
Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo |
title_sort |
Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo |
author |
Waisman, Doris Léa |
author_facet |
Waisman, Doris Léa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Waisman, Doris Léa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardi, Maira |
contributor_str_mv |
Bernardi, Maira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Políticas públicas Politecnia |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Políticas públicas Politecnia |
description |
Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de inserção das tecnologias nas aulas de ciências para alunos de 6º e 7º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para a realização dessa pesquisa buscou-se, primeiramente, material para compor o referencial bibliográfico. Com muito zelo, foram realizadas leitura e seleção do material que poderia subsidiar essa pesquisa. O caminho para a direção do estudo foi definido através da pesquisa qualitativa tipo de pesquisa que salienta a não relevância com regras estatísticas, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. Para esta pesquisa, a autora, que é também professora de Ciências, elaborou e aplicou uma proposta de planejamento com a inserção das tecnologias como instrumentos facilitadores das atividades cognitivas durante as aulas de ciências com as turmas de 6º e 7º ano de uma escola estadual. Durante esse trabalho foram apresentados aos alunos diferentes programas de informática que passaram a fazer parte da dinâmica das aulas. Durante a pesquisa buscamos referenciais teóricos que nos indicaram o caminho para cada um dos momentos. O trabalho contou com pesquisa, oficinas práticas as quais contaram com a inclusão digital. Foi também criada durante esse trabalho uma página para compartilhamento online das produções de trabalhos dos alunos participantes dessa pesquisa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:05:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95747 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000913693 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95747 |
identifier_str_mv |
000913693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/1/000913693.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/2/000913693.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/3/000913693.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23a9f2b2b1f85bcd034b1cb7ca2f30db 9dd2bbb2b17dd1cce036259183c92c76 d7cba476b47139d902c93bf15afa550d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126468984832 |