Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waisman, Doris Léa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95747
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de inserção das tecnologias nas aulas de ciências para alunos de 6º e 7º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para a realização dessa pesquisa buscou-se, primeiramente, material para compor o referencial bibliográfico. Com muito zelo, foram realizadas leitura e seleção do material que poderia subsidiar essa pesquisa. O caminho para a direção do estudo foi definido através da pesquisa qualitativa tipo de pesquisa que salienta a não relevância com regras estatísticas, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. Para esta pesquisa, a autora, que é também professora de Ciências, elaborou e aplicou uma proposta de planejamento com a inserção das tecnologias como instrumentos facilitadores das atividades cognitivas durante as aulas de ciências com as turmas de 6º e 7º ano de uma escola estadual. Durante esse trabalho foram apresentados aos alunos diferentes programas de informática que passaram a fazer parte da dinâmica das aulas. Durante a pesquisa buscamos referenciais teóricos que nos indicaram o caminho para cada um dos momentos. O trabalho contou com pesquisa, oficinas práticas as quais contaram com a inclusão digital. Foi também criada durante esse trabalho uma página para compartilhamento online das produções de trabalhos dos alunos participantes dessa pesquisa.
id UFRGS-2_c2967038bcd3c2d5227ee01cba194623
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95747
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Waisman, Doris LéaBernardi, Maira2014-05-30T02:05:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95747000913693Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de inserção das tecnologias nas aulas de ciências para alunos de 6º e 7º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para a realização dessa pesquisa buscou-se, primeiramente, material para compor o referencial bibliográfico. Com muito zelo, foram realizadas leitura e seleção do material que poderia subsidiar essa pesquisa. O caminho para a direção do estudo foi definido através da pesquisa qualitativa tipo de pesquisa que salienta a não relevância com regras estatísticas, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. Para esta pesquisa, a autora, que é também professora de Ciências, elaborou e aplicou uma proposta de planejamento com a inserção das tecnologias como instrumentos facilitadores das atividades cognitivas durante as aulas de ciências com as turmas de 6º e 7º ano de uma escola estadual. Durante esse trabalho foram apresentados aos alunos diferentes programas de informática que passaram a fazer parte da dinâmica das aulas. Durante a pesquisa buscamos referenciais teóricos que nos indicaram o caminho para cada um dos momentos. O trabalho contou com pesquisa, oficinas práticas as quais contaram com a inclusão digital. Foi também criada durante esse trabalho uma página para compartilhamento online das produções de trabalhos dos alunos participantes dessa pesquisa.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Políticas públicasPolitecniaInclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913693.pdf000913693.pdfTexto completoapplication/pdf2446761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/1/000913693.pdf23a9f2b2b1f85bcd034b1cb7ca2f30dbMD51TEXT000913693.pdf.txt000913693.pdf.txtExtracted Texttext/plain47456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/2/000913693.pdf.txt9dd2bbb2b17dd1cce036259183c92c76MD52THUMBNAIL000913693.pdf.jpg000913693.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/3/000913693.pdf.jpgd7cba476b47139d902c93bf15afa550dMD5310183/957472018-10-24 09:16:31.985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
title Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
spellingShingle Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
Waisman, Doris Léa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Políticas públicas
Politecnia
title_short Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
title_full Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
title_fullStr Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
title_full_unstemmed Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
title_sort Inclusão digital e oficinas pedagógicas, uma parceria que deu certo
author Waisman, Doris Léa
author_facet Waisman, Doris Léa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Waisman, Doris Léa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardi, Maira
contributor_str_mv Bernardi, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Políticas públicas
Politecnia
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Políticas públicas
Politecnia
description Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica de inserção das tecnologias nas aulas de ciências para alunos de 6º e 7º ano de uma escola estadual de ensino fundamental do município de Porto Alegre. Para a realização dessa pesquisa buscou-se, primeiramente, material para compor o referencial bibliográfico. Com muito zelo, foram realizadas leitura e seleção do material que poderia subsidiar essa pesquisa. O caminho para a direção do estudo foi definido através da pesquisa qualitativa tipo de pesquisa que salienta a não relevância com regras estatísticas, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. Para esta pesquisa, a autora, que é também professora de Ciências, elaborou e aplicou uma proposta de planejamento com a inserção das tecnologias como instrumentos facilitadores das atividades cognitivas durante as aulas de ciências com as turmas de 6º e 7º ano de uma escola estadual. Durante esse trabalho foram apresentados aos alunos diferentes programas de informática que passaram a fazer parte da dinâmica das aulas. Durante a pesquisa buscamos referenciais teóricos que nos indicaram o caminho para cada um dos momentos. O trabalho contou com pesquisa, oficinas práticas as quais contaram com a inclusão digital. Foi também criada durante esse trabalho uma página para compartilhamento online das produções de trabalhos dos alunos participantes dessa pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95747
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913693
url http://hdl.handle.net/10183/95747
identifier_str_mv 000913693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/1/000913693.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/2/000913693.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95747/3/000913693.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 23a9f2b2b1f85bcd034b1cb7ca2f30db
9dd2bbb2b17dd1cce036259183c92c76
d7cba476b47139d902c93bf15afa550d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126468984832