Planejamento compartilhado na educação infantil : reflexões sobre o estágio docente, uma parceria entre estagiárias que deu certo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165897 |
Resumo: | O presente trabalho relata a reflexão sobre a experiência de planejamento compartilhado entre duas professoras-estagiárias durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, na etapa da Educação Infantil, sendo que uma delas sou eu e a outra uma de minhas colegas do grupo de estágio e da disciplina Seminário de Prática Docente - 0 a 7 anos. O estágio foi realizado em uma turma de Maternal 2 (crianças de 3 a 4 anos), de período integral, em uma escola da rede pública situada na zona central de Porto Alegre-RS. A pergunta que orientou este trabalho, reflexões e escrita procurou saber: De que maneiras se organizaram duas professoras-estagiárias, em turnos diferentes (manhã e tarde), junto a uma mesma turma de crianças de três a quatro anos, que frequentavam a escola em período integral, para elaborarem de forma compartilhada o planejamento da ação pedagógica, visando à educação integral dos alunos e as possibilidades de um trabalho em conjunto? O objetivo deste trabalho, portanto, consistiu em recobrar, analisar e problematizar o processo pelo qual foi possível implementar e avaliar uma prática de planejamento compartilhado, expresso nos planejamentos semanais elaborados pelas professoras-estagiárias, por meio da articulação de projetos complementares para ambos os turnos. A fundamentação teórica desses estudos baseou-se na perspectiva de planejamento e projetos de trabalho das linguagens geradoras, de Junqueira Filho (2005); em Kishimoto (1994) e Oliveira (2010), no que diz respeito ao projeto de Brincadeiras de Faz-de-Conta e Brinquedos, e; em Kellog (1967) e Derdyk (1994), em relação ao projeto de Desenho. A partir das análises, foi constatado que o planejamento compartilhado equilibrou a rotina da turma, mostrando-se uma ferramenta pedagógica imprescindível para o enriquecimento das relações entre professor, alunos e conhecimento. Além disso, as trocas e os diálogos ocorridos durante o estágio tornaram-me uma docente diferente da maneira como vinha me constituindo como professora, mais atenta às demandas das crianças e mais aberta a novas possibilidades de organização do trabalho. |
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