O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/278609 |
Resumo: | O estágio é uma etapa da graduação que proporciona experiências essenciais para a formação de futuros profissionais. Além disso, o estágio pode se constituir como uma atividade de pesquisa. Uma das possibilidades de atuação do estágio dentro de ambientes escolares se dá nas atividades extracurriculares, ou de contraturno. Tratando-se de atividades extracurriculares, o futsal é a modalidade esportiva mais ofertada neste contexto. O processo de ensino do futsal, caracterizado como um Jogo Esportivo Coletivo, pode ser realizado a partir de diversos métodos, alicerçados em diferentes princípios metodológicos. Nesta lógica, o caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Estes conceitos são discutidos no marco teórico sob a ótica dos referenciais da Pedagogia do Esporte, sendo esta responsável por examinar a intencionalidade e a funcionalidade da atuação pedagógica. Dentro deste contexto, o trabalho a seguir é caracterizado como um relato de estágio de caráter descritivo, em que foram observadas aulas de futsal extracurriculares de uma turma de 3° e 4° ano do ensino fundamental, em uma escola particular da Zona Norte de Porto Alegre. Os relatos aqui descritos tiveram por objetivo analisar e discutir a metodologia de ensino do futsal por parte dos professores, bem como discorrer acerca das relações entre professores e alunos no contexto do esporte extracurricular escolar, especificamente no ensino do futsal. |
id |
UFRGS-2_a45fd6c5c202ffaeeb50504ca61a6dfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278609 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Augusto Almeida deLeonardi, Thiago José2024-09-10T06:42:43Z2024http://hdl.handle.net/10183/278609001210112O estágio é uma etapa da graduação que proporciona experiências essenciais para a formação de futuros profissionais. Além disso, o estágio pode se constituir como uma atividade de pesquisa. Uma das possibilidades de atuação do estágio dentro de ambientes escolares se dá nas atividades extracurriculares, ou de contraturno. Tratando-se de atividades extracurriculares, o futsal é a modalidade esportiva mais ofertada neste contexto. O processo de ensino do futsal, caracterizado como um Jogo Esportivo Coletivo, pode ser realizado a partir de diversos métodos, alicerçados em diferentes princípios metodológicos. Nesta lógica, o caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Estes conceitos são discutidos no marco teórico sob a ótica dos referenciais da Pedagogia do Esporte, sendo esta responsável por examinar a intencionalidade e a funcionalidade da atuação pedagógica. Dentro deste contexto, o trabalho a seguir é caracterizado como um relato de estágio de caráter descritivo, em que foram observadas aulas de futsal extracurriculares de uma turma de 3° e 4° ano do ensino fundamental, em uma escola particular da Zona Norte de Porto Alegre. Os relatos aqui descritos tiveram por objetivo analisar e discutir a metodologia de ensino do futsal por parte dos professores, bem como discorrer acerca das relações entre professores e alunos no contexto do esporte extracurricular escolar, especificamente no ensino do futsal.Internship is a stage of undergraduate education that provides unique experiences for the training of future professionals. Moreover, the internship can be constituted as a research activity. One of the possibilities for internship involvement in school environments occurs in extracurricular activities or during non-class hours. In the case of extracurricular activities, futsal is the most offered sports modality in this context. The teaching process of futsal, characterized as a Collective Sports Game, can be carried out through various methods based on different methodological principles. In this logic, the pedagogical nature of sports practices has been the subject of various studies. These concepts are discussed in the theoretical framework from the perspective of the Sports Pedagogy references, which is responsible for examining the intentionality and functionality of pedagogical actions. Within this context, the following work is characterized as a descriptive internship report, where extracurricular futsal classes for a 3rd and 4th-grade elementary school class were observed at a private school in the North Zone of Porto Alegre. The reports described here aimed to analyze and discuss the teaching methodology of futsal by the teachers, as well as to elaborate on the relationships between teachers and students in the context of extracurricular school sports, specifically in the teaching of futsal.application/pdfporPedagogia do esporteEstágio curricularFutsalSports pedagogyInternshipExtracurricular activitiesO ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2024Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001210112.pdf.txt001210112.pdf.txtExtracted Texttext/plain100508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278609/2/001210112.pdf.txt7562e87f2b2781976a2e2432c6cf74ccMD52ORIGINAL001210112.pdfTexto completoapplication/pdf622681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278609/1/001210112.pdf3715aa48c336b8ff86e2f8ffad6ec56cMD5110183/2786092024-09-11 06:15:46.822769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-11T09:15:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio |
title |
O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio |
spellingShingle |
O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio Souza, Augusto Almeida de Pedagogia do esporte Estágio curricular Futsal Sports pedagogy Internship Extracurricular activities |
title_short |
O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio |
title_full |
O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio |
title_fullStr |
O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio |
title_full_unstemmed |
O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio |
title_sort |
O ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágio |
author |
Souza, Augusto Almeida de |
author_facet |
Souza, Augusto Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Augusto Almeida de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leonardi, Thiago José |
contributor_str_mv |
Leonardi, Thiago José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do esporte Estágio curricular Futsal |
topic |
Pedagogia do esporte Estágio curricular Futsal Sports pedagogy Internship Extracurricular activities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sports pedagogy Internship Extracurricular activities |
description |
O estágio é uma etapa da graduação que proporciona experiências essenciais para a formação de futuros profissionais. Além disso, o estágio pode se constituir como uma atividade de pesquisa. Uma das possibilidades de atuação do estágio dentro de ambientes escolares se dá nas atividades extracurriculares, ou de contraturno. Tratando-se de atividades extracurriculares, o futsal é a modalidade esportiva mais ofertada neste contexto. O processo de ensino do futsal, caracterizado como um Jogo Esportivo Coletivo, pode ser realizado a partir de diversos métodos, alicerçados em diferentes princípios metodológicos. Nesta lógica, o caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Estes conceitos são discutidos no marco teórico sob a ótica dos referenciais da Pedagogia do Esporte, sendo esta responsável por examinar a intencionalidade e a funcionalidade da atuação pedagógica. Dentro deste contexto, o trabalho a seguir é caracterizado como um relato de estágio de caráter descritivo, em que foram observadas aulas de futsal extracurriculares de uma turma de 3° e 4° ano do ensino fundamental, em uma escola particular da Zona Norte de Porto Alegre. Os relatos aqui descritos tiveram por objetivo analisar e discutir a metodologia de ensino do futsal por parte dos professores, bem como discorrer acerca das relações entre professores e alunos no contexto do esporte extracurricular escolar, especificamente no ensino do futsal. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-10T06:42:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/278609 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001210112 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/278609 |
identifier_str_mv |
001210112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278609/2/001210112.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278609/1/001210112.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7562e87f2b2781976a2e2432c6cf74cc 3715aa48c336b8ff86e2f8ffad6ec56c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447371158388736 |