O esporte no contexto escolar extracurricular: sentidos e contradições no ensino do futsal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricci, Christiano Streb
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Flavia Volta Cortes de, Marques, Renato Francisco Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/198868
Resumo: A prática e o ensino do esporte, que se expressam em diferentes âmbitos, como a escola, o lazer e o alto rendimento, derivam de componentes socioculturais relacionados ao contexto pedagógico em que este processo ocorre, assim como à bagagem cultural dos agentes envolvidos. Entendendo a escola como um espaço de proteção social para além da socialização, cuidados com o direcionamento pedagógico se fazem importantes, pois possíveis desigualdades na oferta de oportunidades de aprendizagem podem se refletir em outras esferas da vida dos(as) alunos(as). No ambiente escolar, o futsal se apresenta em duas formas principais, estando presente tanto na educação física curricular como também em atividades extracurriculares. O objetivo deste estudo foi investigar e analisar as razões e sentidos de se ensinar futsal no ambiente escolar extracurricular, adotados por professores/treinadores de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A partir de entrevistas semiestruturadas com professores/treinadores de futsal, e análise de dados com base na teoria fundamentada, têm-se como principais resultados três eixos temáticos: 1) objetivos do ensino do esporte no ambiente escolar: a formação moral como contribuição relevante; 2) disposições dos professores/treinadores para a supervalorização do resultado esportivo; 3) a participação como um privilégio para poucos(as) alunos(as) com melhor aptidão para a competição. Conclui-se que mesmo conhecendo ações mais apropriadas para o contexto das PEEs, os professores/treinadores vinculam suas ações pedagógicas à conquista de resultados competitivos ótimos, causando exclusão e oferta desigual de oportunidades de aprendizagem aos(às) alunos(as) envolvidos nas PEEs.
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