Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Leonardo de Alexandria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222769
Resumo: A presente pesquisa analisa os discursos veiculados pelo Programa Educação Gaúcha Conectada (PECG) , de modo especial, os discursos a respeito do papel das tecnologias digitais em contextos educacionais. O recorte teórico - metodológico utilizado se apoia na perspectiva foucaultiana de discurso. O material empírico mobilizado busca discutir o PEGC no contexto geográfico e histórico que se situa a respeito da implementação e uso das tecnologias digitais (TDs) e promoção da inclusão digital na educação pública escolarizada. Analisa-se discursivamente a composição dos enunciados, das práticas discursivas e não di scursivas presentes no Programa, també m se volta a problematização do PEGC em relação ao incentivo das TDs no âmbito das dimensões e pilares por ele mesmo propostos, que são: visão, recursos educacionais digitais, infraestrutura e capacitação de professore/as. O PEGC se situa em um cenário de expans ão de agendas globais da educação que refletem o funcionamento do filantrocapitalismo como ferramenta das grandes empresas para expandir seus mercados através de recursos e plataformas digitais para a educação. Além disso, as práticas discursivas do Programa estão veiculadas a governamentalidade neoliberal, que preza pela responsabilização individual da aprendizagem por parte dos sujeitos , num cenário de empresariamento de si e de todas as esferas da vida social. Por fim, considera-se que o cenário atual de expansão e incorporação das TD em contextos escolares pode ser uma possibilidade para reflexão de novas formas de se conceber o processo de ensino e aprendizagem.
id UFRGS-2_a465af4cd4526a20e5320cd2ccec169e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Leonardo de AlexandriaTonetto, Élida Pasini2021-06-24T04:27:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/222769001127281A presente pesquisa analisa os discursos veiculados pelo Programa Educação Gaúcha Conectada (PECG) , de modo especial, os discursos a respeito do papel das tecnologias digitais em contextos educacionais. O recorte teórico - metodológico utilizado se apoia na perspectiva foucaultiana de discurso. O material empírico mobilizado busca discutir o PEGC no contexto geográfico e histórico que se situa a respeito da implementação e uso das tecnologias digitais (TDs) e promoção da inclusão digital na educação pública escolarizada. Analisa-se discursivamente a composição dos enunciados, das práticas discursivas e não di scursivas presentes no Programa, també m se volta a problematização do PEGC em relação ao incentivo das TDs no âmbito das dimensões e pilares por ele mesmo propostos, que são: visão, recursos educacionais digitais, infraestrutura e capacitação de professore/as. O PEGC se situa em um cenário de expans ão de agendas globais da educação que refletem o funcionamento do filantrocapitalismo como ferramenta das grandes empresas para expandir seus mercados através de recursos e plataformas digitais para a educação. Além disso, as práticas discursivas do Programa estão veiculadas a governamentalidade neoliberal, que preza pela responsabilização individual da aprendizagem por parte dos sujeitos , num cenário de empresariamento de si e de todas as esferas da vida social. Por fim, considera-se que o cenário atual de expansão e incorporação das TD em contextos escolares pode ser uma possibilidade para reflexão de novas formas de se conceber o processo de ensino e aprendizagem.This research analyzes the speeches broadcast by the Programa Educação Gaúcha Conectada – PEGC (Connected Education Program), in particular, the discursives regarding the role of digital technologies (DT) in educational contexts. The theoretical - met hodological approach used is based in the Foucaultian perspective of discourse to do the analysis. The empirical material mobilized seeks to discuss PEGC in the geographical and historical context that is situated regarding the implementation and use of di gital technologies (DT ) and the promotion of digital inclusion in public school education. The composition of the statements, the discursive and non - discursive practices present in the Program is analyzed discursively. The PEGC is also problematized in rel ation to the incentive of TDs within the dimensions and pillars it proposes, which are: vision, digital educational resources, infrastructure and teacher training. PEGC is set in a scenario of expanding global education agendas that reflect the functioning of philanthrocapitalism as a tool for large companies to expand their markets through digital resources and platforms for education. In addition, the discursive practices of the Program are linked to neoliberal governmentality, which values individual r esponsibility for learning by the subjects, in a scenario of entrepreneurship of themselves and of all spheres of social life. Finally, it is considered that the current scenario of expansion and incorporation of TD in school contexts may be a possibility for reflecting on new ways of conceiving th e teaching and learning process.application/pdfporEnsino de geografiaGeografia escolarEducaçãoTecnologias digitaisConnected educationDigital technologiesEducation and GeographyEducação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127281.pdf.txt001127281.pdf.txtExtracted Texttext/plain122603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222769/2/001127281.pdf.txt75577c6eab42ba26d00a21a1512cc053MD52ORIGINAL001127281.pdfTexto completoapplication/pdf901331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222769/1/001127281.pdf0f828d3e8750299cb38f42c384a85075MD5110183/2227692021-06-26 04:46:27.108909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:46:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa
title Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa
spellingShingle Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa
Machado, Leonardo de Alexandria
Ensino de geografia
Geografia escolar
Educação
Tecnologias digitais
Connected education
Digital technologies
Education and Geography
title_short Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa
title_full Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa
title_fullStr Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa
title_full_unstemmed Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa
title_sort Educação Gaúcha Conectada : discursos veiculados pelo Programa
author Machado, Leonardo de Alexandria
author_facet Machado, Leonardo de Alexandria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Leonardo de Alexandria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonetto, Élida Pasini
contributor_str_mv Tonetto, Élida Pasini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geografia escolar
Educação
Tecnologias digitais
topic Ensino de geografia
Geografia escolar
Educação
Tecnologias digitais
Connected education
Digital technologies
Education and Geography
dc.subject.eng.fl_str_mv Connected education
Digital technologies
Education and Geography
description A presente pesquisa analisa os discursos veiculados pelo Programa Educação Gaúcha Conectada (PECG) , de modo especial, os discursos a respeito do papel das tecnologias digitais em contextos educacionais. O recorte teórico - metodológico utilizado se apoia na perspectiva foucaultiana de discurso. O material empírico mobilizado busca discutir o PEGC no contexto geográfico e histórico que se situa a respeito da implementação e uso das tecnologias digitais (TDs) e promoção da inclusão digital na educação pública escolarizada. Analisa-se discursivamente a composição dos enunciados, das práticas discursivas e não di scursivas presentes no Programa, també m se volta a problematização do PEGC em relação ao incentivo das TDs no âmbito das dimensões e pilares por ele mesmo propostos, que são: visão, recursos educacionais digitais, infraestrutura e capacitação de professore/as. O PEGC se situa em um cenário de expans ão de agendas globais da educação que refletem o funcionamento do filantrocapitalismo como ferramenta das grandes empresas para expandir seus mercados através de recursos e plataformas digitais para a educação. Além disso, as práticas discursivas do Programa estão veiculadas a governamentalidade neoliberal, que preza pela responsabilização individual da aprendizagem por parte dos sujeitos , num cenário de empresariamento de si e de todas as esferas da vida social. Por fim, considera-se que o cenário atual de expansão e incorporação das TD em contextos escolares pode ser uma possibilidade para reflexão de novas formas de se conceber o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-24T04:27:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127281
url http://hdl.handle.net/10183/222769
identifier_str_mv 001127281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222769/2/001127281.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222769/1/001127281.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75577c6eab42ba26d00a21a1512cc053
0f828d3e8750299cb38f42c384a85075
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224608040353792