Bibliotecas e filmes : uma outra leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lidiane Marques
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18713
Resumo: O trabalho busca verificar qual o papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica. Aborda a questão dos tipos de linguagens, procurando apontar outros tipos de linguagens utilizadas pelo ser humano para se expressar, como a escrita, a oral, a iconográfica, a cinematográfica, a musical entre outras, dando ênfase para a linguagem cinematográfica. Mostra a importância e a repercussão do cinema na sociedade, uma vez que vivemos em uma era de domínio da imagem. Por esse motivo, enfatiza a responsabilidade da biblioteca em disponibilizar materiais de outra natureza que não a impressa, mais especificamente os filmes. Define o que é cinema e suas características mais importantes, como a sua diversidade e seu uso de elementos de outras artes; apresenta um breve histórico das principais escolas do cinema, como o primeiro cinema, o expressionismo, o impressionismo, o film noir, o neo-realismo, a Nouvelle Vague, o cinema novo, entre outros. Expõe o que é leitura, abrangendo seu conceito para além da palavra escrita; apresenta os níveis de leitura conforme Martins e Eco. Define o que é biblioteca e analisa a relação da mesma com os filmes. Em função do aspecto físico das mídias nas quais se encontram os filmes e que sofrem rápida obsolescência, enfatiza a necessidade de se pensar alternativas para as bibliotecas. Através de metodologia exploratória e qualitativa, é realizada uma pesquisa de campo, uma vez que a literatura da área é escassa sobre o tema. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados colhidos mostram que o filme ainda não é considerado material de leitura, entretanto começa a aparecer mais no acervo das bibliotecas. Conclui que papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica, ainda não está consolidado, uma vez que o próprio entendimento de leitura é baseado na alfabetização da palavra escrita pelo qual todos passam. Entretanto, devido à importância da imagem no mundo atual, sugere a inclusão deste material em bibliotecas. Sugere, ainda, outros estudos acerca do tema.
id UFRGS-2_a48f966bd3cb8518f423f1ad0f1c35ea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18713
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Lidiane MarquesBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2010-03-11T04:14:08Z2009http://hdl.handle.net/10183/18713000717848O trabalho busca verificar qual o papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica. Aborda a questão dos tipos de linguagens, procurando apontar outros tipos de linguagens utilizadas pelo ser humano para se expressar, como a escrita, a oral, a iconográfica, a cinematográfica, a musical entre outras, dando ênfase para a linguagem cinematográfica. Mostra a importância e a repercussão do cinema na sociedade, uma vez que vivemos em uma era de domínio da imagem. Por esse motivo, enfatiza a responsabilidade da biblioteca em disponibilizar materiais de outra natureza que não a impressa, mais especificamente os filmes. Define o que é cinema e suas características mais importantes, como a sua diversidade e seu uso de elementos de outras artes; apresenta um breve histórico das principais escolas do cinema, como o primeiro cinema, o expressionismo, o impressionismo, o film noir, o neo-realismo, a Nouvelle Vague, o cinema novo, entre outros. Expõe o que é leitura, abrangendo seu conceito para além da palavra escrita; apresenta os níveis de leitura conforme Martins e Eco. Define o que é biblioteca e analisa a relação da mesma com os filmes. Em função do aspecto físico das mídias nas quais se encontram os filmes e que sofrem rápida obsolescência, enfatiza a necessidade de se pensar alternativas para as bibliotecas. Através de metodologia exploratória e qualitativa, é realizada uma pesquisa de campo, uma vez que a literatura da área é escassa sobre o tema. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados colhidos mostram que o filme ainda não é considerado material de leitura, entretanto começa a aparecer mais no acervo das bibliotecas. Conclui que papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica, ainda não está consolidado, uma vez que o próprio entendimento de leitura é baseado na alfabetização da palavra escrita pelo qual todos passam. Entretanto, devido à importância da imagem no mundo atual, sugere a inclusão deste material em bibliotecas. Sugere, ainda, outros estudos acerca do tema.The paper seeks to verify the role of the library concerning the reading of other languages, specifically the film language. It deals with the types of languages, trying to point out other languages used by humans to express themselves, such as the written and the oral language, iconography, the music language among others, placing an emphasis on the film language. It shows the importance and impact of cinema on society, since we live in an era of image dominance. Therefore, it emphasizes the responsibility of libraries to provide materials of a different nature than printed, especially movies. It defines cinema and its most important features, such as its diversity and its use of elements from other arts; it presents a brief history of the major genres of cinema, as the first cinema, the expressionistic and impressionistic cinema; the film noir, the neo-realistic cinema, the Nouvelle Vague, the new cinema, among others. It presents what is reading, including a concept beyond the written word, presenting the levels of reading, as defined by Martins and Eco. It defines library and examines its relationship with films. Mentions the problems involved with the media in which films are traditionally available and, therefore, the importance of considering other alternatives. Since this field of knowledge has scarce literature on the subject, an exploratory and qualitative methodology was used to conduct a field research. A questionnaire was used as a tool for data collecting. The results obtained show that the film is not yet considered reading material, but it begins to appear more in the collection of libraries. It concludes that role of the library on the reading of other types of languages, specifically the film language, is not yet consolidated, since our own understanding of reading literacy is based on the written code, which we all have as reference. However, due to the importance of image in the world today, it suggests the inclusion of this find of material in libraries. It suggests, moreover, other studies on the subject.application/pdfporBibliotecaFilmeLeituraLibraryReadingMoviesBibliotecas e filmes : uma outra leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000717848.pdf000717848.pdfTexto completoapplication/pdf376015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18713/1/000717848.pdf32412da4e65fe5663fdd0f3a27e09a7cMD51TEXT000717848.pdf.txt000717848.pdf.txtExtracted Texttext/plain112242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18713/2/000717848.pdf.txt8158535e38fb836373fd4a39e96ac2b8MD52THUMBNAIL000717848.pdf.jpg000717848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18713/3/000717848.pdf.jpg570ccdcf5748a16cbdbe5a2141ad48a3MD5310183/187132018-10-10 08:19:31.316oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18713Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:19:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
title Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
spellingShingle Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
Gomes, Lidiane Marques
Biblioteca
Filme
Leitura
Library
Reading
Movies
title_short Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
title_full Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
title_fullStr Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
title_full_unstemmed Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
title_sort Bibliotecas e filmes : uma outra leitura
author Gomes, Lidiane Marques
author_facet Gomes, Lidiane Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lidiane Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
contributor_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca
Filme
Leitura
topic Biblioteca
Filme
Leitura
Library
Reading
Movies
dc.subject.eng.fl_str_mv Library
Reading
Movies
description O trabalho busca verificar qual o papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica. Aborda a questão dos tipos de linguagens, procurando apontar outros tipos de linguagens utilizadas pelo ser humano para se expressar, como a escrita, a oral, a iconográfica, a cinematográfica, a musical entre outras, dando ênfase para a linguagem cinematográfica. Mostra a importância e a repercussão do cinema na sociedade, uma vez que vivemos em uma era de domínio da imagem. Por esse motivo, enfatiza a responsabilidade da biblioteca em disponibilizar materiais de outra natureza que não a impressa, mais especificamente os filmes. Define o que é cinema e suas características mais importantes, como a sua diversidade e seu uso de elementos de outras artes; apresenta um breve histórico das principais escolas do cinema, como o primeiro cinema, o expressionismo, o impressionismo, o film noir, o neo-realismo, a Nouvelle Vague, o cinema novo, entre outros. Expõe o que é leitura, abrangendo seu conceito para além da palavra escrita; apresenta os níveis de leitura conforme Martins e Eco. Define o que é biblioteca e analisa a relação da mesma com os filmes. Em função do aspecto físico das mídias nas quais se encontram os filmes e que sofrem rápida obsolescência, enfatiza a necessidade de se pensar alternativas para as bibliotecas. Através de metodologia exploratória e qualitativa, é realizada uma pesquisa de campo, uma vez que a literatura da área é escassa sobre o tema. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados colhidos mostram que o filme ainda não é considerado material de leitura, entretanto começa a aparecer mais no acervo das bibliotecas. Conclui que papel da biblioteca quanto à leitura de outras linguagens, especificamente a linguagem cinematográfica, ainda não está consolidado, uma vez que o próprio entendimento de leitura é baseado na alfabetização da palavra escrita pelo qual todos passam. Entretanto, devido à importância da imagem no mundo atual, sugere a inclusão deste material em bibliotecas. Sugere, ainda, outros estudos acerca do tema.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-11T04:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18713
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000717848
url http://hdl.handle.net/10183/18713
identifier_str_mv 000717848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18713/1/000717848.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18713/2/000717848.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18713/3/000717848.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32412da4e65fe5663fdd0f3a27e09a7c
8158535e38fb836373fd4a39e96ac2b8
570ccdcf5748a16cbdbe5a2141ad48a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224390689423360