O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barp, Jeferson, Dantas, Claudio Rejane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179598
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de fazer uma narrativa e reflexões sobre o uso da metodologia de ensino por projetos no ensino de física na educação científica. Tal estratégia é defendida neste estudo sob dois distintos vieses: primeiro, como uma possibilidade viável de introduzir conceitos, noções e princípios físicos, especialmente no nível fundamental em que, não raro, os(as) professores(as) de ciências não possuem formação específica em Física; em segundo lugar, o ensino por projetos pode ser uma alternativa para diversificar a avaliação da aprendizagem em ciências objetivando alcançar um processo mais formativo, continuado e alinhado às políticas públicas. O contexto do estudo foi o de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da capital do Rio Grande do Sul, que atua com sistema de ciclos. O referencial teórico-metodológico esteve embasado em ideias de Hernández e Ventura (1998) e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Algumas implicações do uso desta estratégia indicaram que ela é útil para introduzir e estimular o estudo de temas e conceitos físicos e para desconstruir certas visões equivocadas sobre a Física que comumente permeiam a educação científica.
id UFRGS-2_a49987c2d32af6bce93677f6ecc8f390
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179598
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Massoni, Neusa TeresinhaBarp, JefersonDantas, Claudio Rejane da Silva2018-06-21T02:31:59Z20181677-2334http://hdl.handle.net/10183/179598001066785Este trabalho tem o objetivo de fazer uma narrativa e reflexões sobre o uso da metodologia de ensino por projetos no ensino de física na educação científica. Tal estratégia é defendida neste estudo sob dois distintos vieses: primeiro, como uma possibilidade viável de introduzir conceitos, noções e princípios físicos, especialmente no nível fundamental em que, não raro, os(as) professores(as) de ciências não possuem formação específica em Física; em segundo lugar, o ensino por projetos pode ser uma alternativa para diversificar a avaliação da aprendizagem em ciências objetivando alcançar um processo mais formativo, continuado e alinhado às políticas públicas. O contexto do estudo foi o de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da capital do Rio Grande do Sul, que atua com sistema de ciclos. O referencial teórico-metodológico esteve embasado em ideias de Hernández e Ventura (1998) e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Algumas implicações do uso desta estratégia indicaram que ela é útil para introduzir e estimular o estudo de temas e conceitos físicos e para desconstruir certas visões equivocadas sobre a Física que comumente permeiam a educação científica.This paper presents a narrative and reflections about the use of the education in Science in the elementary school through project-based teaching. This strategy is defended here under two distinct arguments: first, as a feasible possibility of introducing concepts, notions and physical principles, especially at the elementary level where, often, teachers do not have specific formation in Physics; secondly, project-based teaching may be an alternative to diversify the evaluation of science learning in order to achieve a more formative, continuous and aligned process with public policies. The context of the study is that of a public school in the capital of Rio Grande do Sul, which operates with the system of cycles in elementary education. The theoretical-methodological framework was based on ideas by Hernández and Ventura (1998) and in the David Ausubel‟ s Theory of Significant Learning. Some implications of using this strategy indicated that it is useful to introduce and stimulate the study of Physics subjects and concepts and to deconstruct certain misconceptions about Physics that commonly permeate scientific education.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 35, n. 1 (abr. 2018), p. 235-261Ensino de físicaEnsino fundamentalPedagogia de projetosProject-based teachingElementary educationEvaluation of science learningO ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetosThe teaching of Physics in the discipline of science at the fundamental level: reflections and feasibility of project- based teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066785.pdf001066785.pdfTexto completoapplication/pdf993838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179598/1/001066785.pdf1e9d50b3d5eee4d3cd79e13e25eca8f1MD51TEXT001066785.pdf.txt001066785.pdf.txtExtracted Texttext/plain74317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179598/2/001066785.pdf.txt4ed7cbb59b5be7753d7dbe2891c13a52MD5210183/1795982018-06-22 02:29:18.185276oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-22T05:29:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of Physics in the discipline of science at the fundamental level: reflections and feasibility of project- based teaching
title O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
spellingShingle O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
Massoni, Neusa Teresinha
Ensino de física
Ensino fundamental
Pedagogia de projetos
Project-based teaching
Elementary education
Evaluation of science learning
title_short O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
title_full O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
title_fullStr O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
title_full_unstemmed O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
title_sort O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
author Massoni, Neusa Teresinha
author_facet Massoni, Neusa Teresinha
Barp, Jeferson
Dantas, Claudio Rejane da Silva
author_role author
author2 Barp, Jeferson
Dantas, Claudio Rejane da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Barp, Jeferson
Dantas, Claudio Rejane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino fundamental
Pedagogia de projetos
topic Ensino de física
Ensino fundamental
Pedagogia de projetos
Project-based teaching
Elementary education
Evaluation of science learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Project-based teaching
Elementary education
Evaluation of science learning
description Este trabalho tem o objetivo de fazer uma narrativa e reflexões sobre o uso da metodologia de ensino por projetos no ensino de física na educação científica. Tal estratégia é defendida neste estudo sob dois distintos vieses: primeiro, como uma possibilidade viável de introduzir conceitos, noções e princípios físicos, especialmente no nível fundamental em que, não raro, os(as) professores(as) de ciências não possuem formação específica em Física; em segundo lugar, o ensino por projetos pode ser uma alternativa para diversificar a avaliação da aprendizagem em ciências objetivando alcançar um processo mais formativo, continuado e alinhado às políticas públicas. O contexto do estudo foi o de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da capital do Rio Grande do Sul, que atua com sistema de ciclos. O referencial teórico-metodológico esteve embasado em ideias de Hernández e Ventura (1998) e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Algumas implicações do uso desta estratégia indicaram que ela é útil para introduzir e estimular o estudo de temas e conceitos físicos e para desconstruir certas visões equivocadas sobre a Física que comumente permeiam a educação científica.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-21T02:31:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179598
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066785
identifier_str_mv 1677-2334
001066785
url http://hdl.handle.net/10183/179598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 35, n. 1 (abr. 2018), p. 235-261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179598/1/001066785.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179598/2/001066785.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e9d50b3d5eee4d3cd79e13e25eca8f1
4ed7cbb59b5be7753d7dbe2891c13a52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224945742643200