O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179598 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de fazer uma narrativa e reflexões sobre o uso da metodologia de ensino por projetos no ensino de física na educação científica. Tal estratégia é defendida neste estudo sob dois distintos vieses: primeiro, como uma possibilidade viável de introduzir conceitos, noções e princípios físicos, especialmente no nível fundamental em que, não raro, os(as) professores(as) de ciências não possuem formação específica em Física; em segundo lugar, o ensino por projetos pode ser uma alternativa para diversificar a avaliação da aprendizagem em ciências objetivando alcançar um processo mais formativo, continuado e alinhado às políticas públicas. O contexto do estudo foi o de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da capital do Rio Grande do Sul, que atua com sistema de ciclos. O referencial teórico-metodológico esteve embasado em ideias de Hernández e Ventura (1998) e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Algumas implicações do uso desta estratégia indicaram que ela é útil para introduzir e estimular o estudo de temas e conceitos físicos e para desconstruir certas visões equivocadas sobre a Física que comumente permeiam a educação científica. |
id |
UFRGS-2_a49987c2d32af6bce93677f6ecc8f390 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179598 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Massoni, Neusa TeresinhaBarp, JefersonDantas, Claudio Rejane da Silva2018-06-21T02:31:59Z20181677-2334http://hdl.handle.net/10183/179598001066785Este trabalho tem o objetivo de fazer uma narrativa e reflexões sobre o uso da metodologia de ensino por projetos no ensino de física na educação científica. Tal estratégia é defendida neste estudo sob dois distintos vieses: primeiro, como uma possibilidade viável de introduzir conceitos, noções e princípios físicos, especialmente no nível fundamental em que, não raro, os(as) professores(as) de ciências não possuem formação específica em Física; em segundo lugar, o ensino por projetos pode ser uma alternativa para diversificar a avaliação da aprendizagem em ciências objetivando alcançar um processo mais formativo, continuado e alinhado às políticas públicas. O contexto do estudo foi o de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da capital do Rio Grande do Sul, que atua com sistema de ciclos. O referencial teórico-metodológico esteve embasado em ideias de Hernández e Ventura (1998) e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Algumas implicações do uso desta estratégia indicaram que ela é útil para introduzir e estimular o estudo de temas e conceitos físicos e para desconstruir certas visões equivocadas sobre a Física que comumente permeiam a educação científica.This paper presents a narrative and reflections about the use of the education in Science in the elementary school through project-based teaching. This strategy is defended here under two distinct arguments: first, as a feasible possibility of introducing concepts, notions and physical principles, especially at the elementary level where, often, teachers do not have specific formation in Physics; secondly, project-based teaching may be an alternative to diversify the evaluation of science learning in order to achieve a more formative, continuous and aligned process with public policies. The context of the study is that of a public school in the capital of Rio Grande do Sul, which operates with the system of cycles in elementary education. The theoretical-methodological framework was based on ideas by Hernández and Ventura (1998) and in the David Ausubel‟ s Theory of Significant Learning. Some implications of using this strategy indicated that it is useful to introduce and stimulate the study of Physics subjects and concepts and to deconstruct certain misconceptions about Physics that commonly permeate scientific education.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 35, n. 1 (abr. 2018), p. 235-261Ensino de físicaEnsino fundamentalPedagogia de projetosProject-based teachingElementary educationEvaluation of science learningO ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetosThe teaching of Physics in the discipline of science at the fundamental level: reflections and feasibility of project- based teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066785.pdf001066785.pdfTexto completoapplication/pdf993838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179598/1/001066785.pdf1e9d50b3d5eee4d3cd79e13e25eca8f1MD51TEXT001066785.pdf.txt001066785.pdf.txtExtracted Texttext/plain74317http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179598/2/001066785.pdf.txt4ed7cbb59b5be7753d7dbe2891c13a52MD5210183/1795982018-06-22 02:29:18.185276oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-22T05:29:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching of Physics in the discipline of science at the fundamental level: reflections and feasibility of project- based teaching |
title |
O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos |
spellingShingle |
O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos Massoni, Neusa Teresinha Ensino de física Ensino fundamental Pedagogia de projetos Project-based teaching Elementary education Evaluation of science learning |
title_short |
O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos |
title_full |
O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos |
title_fullStr |
O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos |
title_full_unstemmed |
O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos |
title_sort |
O ensino de Física na disciplina de ciências no nível fundamental : reflexões e viabilidade de uma experiência de ensino por projetos |
author |
Massoni, Neusa Teresinha |
author_facet |
Massoni, Neusa Teresinha Barp, Jeferson Dantas, Claudio Rejane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Barp, Jeferson Dantas, Claudio Rejane da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha Barp, Jeferson Dantas, Claudio Rejane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino fundamental Pedagogia de projetos |
topic |
Ensino de física Ensino fundamental Pedagogia de projetos Project-based teaching Elementary education Evaluation of science learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Project-based teaching Elementary education Evaluation of science learning |
description |
Este trabalho tem o objetivo de fazer uma narrativa e reflexões sobre o uso da metodologia de ensino por projetos no ensino de física na educação científica. Tal estratégia é defendida neste estudo sob dois distintos vieses: primeiro, como uma possibilidade viável de introduzir conceitos, noções e princípios físicos, especialmente no nível fundamental em que, não raro, os(as) professores(as) de ciências não possuem formação específica em Física; em segundo lugar, o ensino por projetos pode ser uma alternativa para diversificar a avaliação da aprendizagem em ciências objetivando alcançar um processo mais formativo, continuado e alinhado às políticas públicas. O contexto do estudo foi o de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da capital do Rio Grande do Sul, que atua com sistema de ciclos. O referencial teórico-metodológico esteve embasado em ideias de Hernández e Ventura (1998) e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Algumas implicações do uso desta estratégia indicaram que ela é útil para introduzir e estimular o estudo de temas e conceitos físicos e para desconstruir certas visões equivocadas sobre a Física que comumente permeiam a educação científica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-21T02:31:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179598 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001066785 |
identifier_str_mv |
1677-2334 001066785 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 35, n. 1 (abr. 2018), p. 235-261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179598/1/001066785.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179598/2/001066785.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e9d50b3d5eee4d3cd79e13e25eca8f1 4ed7cbb59b5be7753d7dbe2891c13a52 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224945742643200 |