O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116033 |
Resumo: | O processo de envelhecimento humano é recente na população mundial. O aumento da expectativa de vida está relacionado com a melhoria das condições de vida, especialmente o maior cuidado com a saúde e as variáveis relacionadas à melhora da qualidade de vida. A atividade física pode auxiliar na educação para a saúde a partir da perspectiva de um estilo de vida saudável. Como experiência pedagógica, possibilita vivenciar uma atividade didaticamente organizada. Contudo, é preciso estar atento aos objetivos, conteúdos, estratégias e segurança, visando atividades que resultem em eficácia. O objetivo do estudo foi analisar a organização didático pedagógica de projetos de extensão universitária, que desenvolvem atividades físicas regulares e supervisionadas, para o público idoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a amostra foi composta por dez professores coordenadores de projetos de extensão (cursos de Educação Física do RS) direcionados à prática de atividade física para pessoas idosas. O instrumento foi um questionário com perguntas abertas. A análise seguiu o estabelecimento de categorias com análise de conteúdo (categorias a posteriori e semânticas). Os resultados seguiram duas dimensões de estudo: projeto de extensão abordou indicadores que analisaram o funcionamento dos programas; organização didático pedagógica englobou as informações da estrutura de trabalho, além do planejamento e desenvolvimento das atividades. Foi possível perceber que as características dos projetos são similares, em sua maioria, acompanhando a evolução do estudo do envelhecimento humano, além de esclarecer como são planejadas e desenvolvidas as atividades para o público idoso. |
id |
UFRGS-2_a4fc234db2ad9125331f245ca42714b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116033 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Valéria FeijóGonçalves, Andréa Krüger2015-05-09T02:00:12Z2014http://hdl.handle.net/10183/116033000964639O processo de envelhecimento humano é recente na população mundial. O aumento da expectativa de vida está relacionado com a melhoria das condições de vida, especialmente o maior cuidado com a saúde e as variáveis relacionadas à melhora da qualidade de vida. A atividade física pode auxiliar na educação para a saúde a partir da perspectiva de um estilo de vida saudável. Como experiência pedagógica, possibilita vivenciar uma atividade didaticamente organizada. Contudo, é preciso estar atento aos objetivos, conteúdos, estratégias e segurança, visando atividades que resultem em eficácia. O objetivo do estudo foi analisar a organização didático pedagógica de projetos de extensão universitária, que desenvolvem atividades físicas regulares e supervisionadas, para o público idoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a amostra foi composta por dez professores coordenadores de projetos de extensão (cursos de Educação Física do RS) direcionados à prática de atividade física para pessoas idosas. O instrumento foi um questionário com perguntas abertas. A análise seguiu o estabelecimento de categorias com análise de conteúdo (categorias a posteriori e semânticas). Os resultados seguiram duas dimensões de estudo: projeto de extensão abordou indicadores que analisaram o funcionamento dos programas; organização didático pedagógica englobou as informações da estrutura de trabalho, além do planejamento e desenvolvimento das atividades. Foi possível perceber que as características dos projetos são similares, em sua maioria, acompanhando a evolução do estudo do envelhecimento humano, além de esclarecer como são planejadas e desenvolvidas as atividades para o público idoso.The human aging process is new in the world population. The increase in life expectancy is related to the improvement of living conditions, especially the larger health care and the variables related to improved quality of life. Physical activity can assist in health education from the perspective of a healthy lifestyle. As teaching experience, experience enables a didactically organized activity. However, one must be aware of the objectives, contents, strategies and safety to activities that result in efficiency. The aim of the study was to analyze the pedagogical educational organization of university extension projects, developing and regular supervised physical activities for the elderly public. This is a qualitative study, the sample consisted of ten teachers coordinating extension projects (Physical Education courses in RS) targeted for physical activity for older people. The instrument was a questionnaire with open questions. The analysis followed the establishment of categories with content analysis (a posteriori categories and semantic). The results of the study followed two dimensions: extension project addressed indicators analyzed the operation of the programs; pedagogical educational organization comprised the information structure of the work beyond the planning and development of activities. It could be observed that the characteristics of the projects are similar, mostly following the evolution of the study of human aging, in addition to clarifying how they are planned and developed activities for the elderly public.application/pdfporIdosoAtividade físicaDidactic educational organizationExtension projectO trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964639.pdf000964639.pdfTexto completoapplication/pdf990433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116033/1/000964639.pdf4e993a02874384e13ad5e07fd2992c73MD51TEXT000964639.pdf.txt000964639.pdf.txtExtracted Texttext/plain141240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116033/2/000964639.pdf.txt4d26f91935ef4ee3b5e0e70b90b11286MD52THUMBNAIL000964639.pdf.jpg000964639.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116033/3/000964639.pdf.jpgafb1fdf97e12568dcb4641d142c9995fMD5310183/1160332019-12-11 04:58:35.983901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-11T06:58:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária |
title |
O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária |
spellingShingle |
O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária Martins, Valéria Feijó Idoso Atividade física Didactic educational organization Extension project |
title_short |
O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária |
title_full |
O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária |
title_fullStr |
O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária |
title_full_unstemmed |
O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária |
title_sort |
O trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitária |
author |
Martins, Valéria Feijó |
author_facet |
Martins, Valéria Feijó |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Valéria Feijó |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Andréa Krüger |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Andréa Krüger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idoso Atividade física |
topic |
Idoso Atividade física Didactic educational organization Extension project |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic educational organization Extension project |
description |
O processo de envelhecimento humano é recente na população mundial. O aumento da expectativa de vida está relacionado com a melhoria das condições de vida, especialmente o maior cuidado com a saúde e as variáveis relacionadas à melhora da qualidade de vida. A atividade física pode auxiliar na educação para a saúde a partir da perspectiva de um estilo de vida saudável. Como experiência pedagógica, possibilita vivenciar uma atividade didaticamente organizada. Contudo, é preciso estar atento aos objetivos, conteúdos, estratégias e segurança, visando atividades que resultem em eficácia. O objetivo do estudo foi analisar a organização didático pedagógica de projetos de extensão universitária, que desenvolvem atividades físicas regulares e supervisionadas, para o público idoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a amostra foi composta por dez professores coordenadores de projetos de extensão (cursos de Educação Física do RS) direcionados à prática de atividade física para pessoas idosas. O instrumento foi um questionário com perguntas abertas. A análise seguiu o estabelecimento de categorias com análise de conteúdo (categorias a posteriori e semânticas). Os resultados seguiram duas dimensões de estudo: projeto de extensão abordou indicadores que analisaram o funcionamento dos programas; organização didático pedagógica englobou as informações da estrutura de trabalho, além do planejamento e desenvolvimento das atividades. Foi possível perceber que as características dos projetos são similares, em sua maioria, acompanhando a evolução do estudo do envelhecimento humano, além de esclarecer como são planejadas e desenvolvidas as atividades para o público idoso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-09T02:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116033 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964639 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116033 |
identifier_str_mv |
000964639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116033/1/000964639.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116033/2/000964639.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116033/3/000964639.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e993a02874384e13ad5e07fd2992c73 4d26f91935ef4ee3b5e0e70b90b11286 afb1fdf97e12568dcb4641d142c9995f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447147033657344 |