O blog no ritmo da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95907 |
Resumo: | Este é um trabalho de conclusão de curso que comunica o resultado final do estudo e reflexão sobre o Blog Educativo como um ambiente de aprendizagem, que possibilita autoria, publicação e interação, constituindo-se em mais um recurso na busca de soluções e de significação para a construção do conhecimento. Aborda-se o contexto atual da educação, os seus personagens, a geração digital, a escola e o professor, o meio em que estão inseridos, o mundo globalizado e os rumos da educação mediada pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Apresentam-se possibilidades que o blog proporciona, transformando a aprendizagem, ao expandir a sala de aula, melhorar a relação professor aluno e propiciar o prazer da autoria e da produção, que incentiva a criatividade, a autonomia e a busca por soluções. |
id |
UFRGS-2_a509f248a64536d4ed9a77f18230d146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95907 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Agostini, Ana Elisabeth BöhmTijiboy, Ana Vilma2014-06-03T02:03:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/95907000911646Este é um trabalho de conclusão de curso que comunica o resultado final do estudo e reflexão sobre o Blog Educativo como um ambiente de aprendizagem, que possibilita autoria, publicação e interação, constituindo-se em mais um recurso na busca de soluções e de significação para a construção do conhecimento. Aborda-se o contexto atual da educação, os seus personagens, a geração digital, a escola e o professor, o meio em que estão inseridos, o mundo globalizado e os rumos da educação mediada pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Apresentam-se possibilidades que o blog proporciona, transformando a aprendizagem, ao expandir a sala de aula, melhorar a relação professor aluno e propiciar o prazer da autoria e da produção, que incentiva a criatividade, a autonomia e a busca por soluções.This is a final monograph of a Educational Medias Graduate Course, which communicates the final outcome of the study and reflection about the Education Blog as a learning environment that enables authorship, publishing and interaction, thus becoming one more resource in finding solutions and signification to the construction of knowledge. Addresses the current context of education, their characters, the digital generation, the school and the teacher, the environment in which they are inserted, the globalized world and the future direction of education mediated by new information and communication technologies. This study evidences the facilities that the blog provides, transforming the learning by expanding the classroom, improving the relationship between teacher and student, and offering the pleasure of authorship and production that encourages creativity, autonomy and the search for solutions.application/pdfporBlogInteraçãoInformática na educaçãoEducational blogInteractionLearningO blog no ritmo da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911646.pdf000911646.pdfTexto completoapplication/pdf1792240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/1/000911646.pdff5e38534533561e2988437274f89eb2dMD51TEXT000911646.pdf.txt000911646.pdf.txtExtracted Texttext/plain95329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/2/000911646.pdf.txt48203d964e0938e3eb205261bec9caacMD52THUMBNAIL000911646.pdf.jpg000911646.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/3/000911646.pdf.jpg782e5f0ea5d661b5459fe83e73e81563MD5310183/959072018-10-16 07:56:49.599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95907Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:56:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O blog no ritmo da educação |
title |
O blog no ritmo da educação |
spellingShingle |
O blog no ritmo da educação Agostini, Ana Elisabeth Böhm Blog Interação Informática na educação Educational blog Interaction Learning |
title_short |
O blog no ritmo da educação |
title_full |
O blog no ritmo da educação |
title_fullStr |
O blog no ritmo da educação |
title_full_unstemmed |
O blog no ritmo da educação |
title_sort |
O blog no ritmo da educação |
author |
Agostini, Ana Elisabeth Böhm |
author_facet |
Agostini, Ana Elisabeth Böhm |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostini, Ana Elisabeth Böhm |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Interação Informática na educação |
topic |
Blog Interação Informática na educação Educational blog Interaction Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational blog Interaction Learning |
description |
Este é um trabalho de conclusão de curso que comunica o resultado final do estudo e reflexão sobre o Blog Educativo como um ambiente de aprendizagem, que possibilita autoria, publicação e interação, constituindo-se em mais um recurso na busca de soluções e de significação para a construção do conhecimento. Aborda-se o contexto atual da educação, os seus personagens, a geração digital, a escola e o professor, o meio em que estão inseridos, o mundo globalizado e os rumos da educação mediada pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Apresentam-se possibilidades que o blog proporciona, transformando a aprendizagem, ao expandir a sala de aula, melhorar a relação professor aluno e propiciar o prazer da autoria e da produção, que incentiva a criatividade, a autonomia e a busca por soluções. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95907 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911646 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95907 |
identifier_str_mv |
000911646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/1/000911646.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/2/000911646.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/3/000911646.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5e38534533561e2988437274f89eb2d 48203d964e0938e3eb205261bec9caac 782e5f0ea5d661b5459fe83e73e81563 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465759076352 |