O blog no ritmo da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Ana Elisabeth Böhm
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95907
Resumo: Este é um trabalho de conclusão de curso que comunica o resultado final do estudo e reflexão sobre o Blog Educativo como um ambiente de aprendizagem, que possibilita autoria, publicação e interação, constituindo-se em mais um recurso na busca de soluções e de significação para a construção do conhecimento. Aborda-se o contexto atual da educação, os seus personagens, a geração digital, a escola e o professor, o meio em que estão inseridos, o mundo globalizado e os rumos da educação mediada pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Apresentam-se possibilidades que o blog proporciona, transformando a aprendizagem, ao expandir a sala de aula, melhorar a relação professor aluno e propiciar o prazer da autoria e da produção, que incentiva a criatividade, a autonomia e a busca por soluções.
id UFRGS-2_a509f248a64536d4ed9a77f18230d146
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95907
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Agostini, Ana Elisabeth BöhmTijiboy, Ana Vilma2014-06-03T02:03:29Z2012http://hdl.handle.net/10183/95907000911646Este é um trabalho de conclusão de curso que comunica o resultado final do estudo e reflexão sobre o Blog Educativo como um ambiente de aprendizagem, que possibilita autoria, publicação e interação, constituindo-se em mais um recurso na busca de soluções e de significação para a construção do conhecimento. Aborda-se o contexto atual da educação, os seus personagens, a geração digital, a escola e o professor, o meio em que estão inseridos, o mundo globalizado e os rumos da educação mediada pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Apresentam-se possibilidades que o blog proporciona, transformando a aprendizagem, ao expandir a sala de aula, melhorar a relação professor aluno e propiciar o prazer da autoria e da produção, que incentiva a criatividade, a autonomia e a busca por soluções.This is a final monograph of a Educational Medias Graduate Course, which communicates the final outcome of the study and reflection about the Education Blog as a learning environment that enables authorship, publishing and interaction, thus becoming one more resource in finding solutions and signification to the construction of knowledge. Addresses the current context of education, their characters, the digital generation, the school and the teacher, the environment in which they are inserted, the globalized world and the future direction of education mediated by new information and communication technologies. This study evidences the facilities that the blog provides, transforming the learning by expanding the classroom, improving the relationship between teacher and student, and offering the pleasure of authorship and production that encourages creativity, autonomy and the search for solutions.application/pdfporBlogInteraçãoInformática na educaçãoEducational blogInteractionLearningO blog no ritmo da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911646.pdf000911646.pdfTexto completoapplication/pdf1792240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/1/000911646.pdff5e38534533561e2988437274f89eb2dMD51TEXT000911646.pdf.txt000911646.pdf.txtExtracted Texttext/plain95329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/2/000911646.pdf.txt48203d964e0938e3eb205261bec9caacMD52THUMBNAIL000911646.pdf.jpg000911646.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/3/000911646.pdf.jpg782e5f0ea5d661b5459fe83e73e81563MD5310183/959072018-10-16 07:56:49.599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95907Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:56:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O blog no ritmo da educação
title O blog no ritmo da educação
spellingShingle O blog no ritmo da educação
Agostini, Ana Elisabeth Böhm
Blog
Interação
Informática na educação
Educational blog
Interaction
Learning
title_short O blog no ritmo da educação
title_full O blog no ritmo da educação
title_fullStr O blog no ritmo da educação
title_full_unstemmed O blog no ritmo da educação
title_sort O blog no ritmo da educação
author Agostini, Ana Elisabeth Böhm
author_facet Agostini, Ana Elisabeth Böhm
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostini, Ana Elisabeth Böhm
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
contributor_str_mv Tijiboy, Ana Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Interação
Informática na educação
topic Blog
Interação
Informática na educação
Educational blog
Interaction
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational blog
Interaction
Learning
description Este é um trabalho de conclusão de curso que comunica o resultado final do estudo e reflexão sobre o Blog Educativo como um ambiente de aprendizagem, que possibilita autoria, publicação e interação, constituindo-se em mais um recurso na busca de soluções e de significação para a construção do conhecimento. Aborda-se o contexto atual da educação, os seus personagens, a geração digital, a escola e o professor, o meio em que estão inseridos, o mundo globalizado e os rumos da educação mediada pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Apresentam-se possibilidades que o blog proporciona, transformando a aprendizagem, ao expandir a sala de aula, melhorar a relação professor aluno e propiciar o prazer da autoria e da produção, que incentiva a criatividade, a autonomia e a busca por soluções.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911646
url http://hdl.handle.net/10183/95907
identifier_str_mv 000911646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/1/000911646.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/2/000911646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95907/3/000911646.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5e38534533561e2988437274f89eb2d
48203d964e0938e3eb205261bec9caac
782e5f0ea5d661b5459fe83e73e81563
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465759076352