Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Andréia Cristina Estima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189938
Resumo: Muitos estudos mostram que os alunos de hoje em dia tem grande dificuldade em aprender conceitos químicos de maneira tradicional, apresentando um baixo nível de entendimento nessa disciplina. O foco da pesquisa é o ensino de Química através da temática “Perfumes”. O objetivo é verificar as contribuições da oficina temática de produção de perfumes para o ensino de química, na aprendizagem de conceitos químicos, por parte de estudantes do ensino médio regular de uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre, RS. Foram feitas diversas atividades dentro da oficina, como a aplicação de questionários, diferentes dinâmicas (de imagens, de olfatos e de textos), exibição de um vídeo e realização de uma atividade experimental da produção de perfumes, em que os alunos levaram uma amostra de perfume para casa. Os dados foram coletados por diferentes tipos de instrumentos descritivos (questionários, exercícios e produção textuais) e foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que as atividades desenvolvidas, com destaque para o experimento nas aulas de química, despertaram um maior interesse por parte dos alunos no estudo dos conceitos científicos. Além disso, percebeu-se que o estudo da Química relacionado com aspectos do cotidiano, torna as aulas mais agradáveis e produtivas e que a utilização desta metodologia de ensino com oficina temática pode ser uma aliada no ensino/aprendizagem de química,
id UFRGS-2_a52cd1bb8b230fb79d19cdcc286490e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189938
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Andréia Cristina EstimaPazinato, Maurícius Selvero2019-04-02T04:10:57Z2018http://hdl.handle.net/10183/189938001090493Muitos estudos mostram que os alunos de hoje em dia tem grande dificuldade em aprender conceitos químicos de maneira tradicional, apresentando um baixo nível de entendimento nessa disciplina. O foco da pesquisa é o ensino de Química através da temática “Perfumes”. O objetivo é verificar as contribuições da oficina temática de produção de perfumes para o ensino de química, na aprendizagem de conceitos químicos, por parte de estudantes do ensino médio regular de uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre, RS. Foram feitas diversas atividades dentro da oficina, como a aplicação de questionários, diferentes dinâmicas (de imagens, de olfatos e de textos), exibição de um vídeo e realização de uma atividade experimental da produção de perfumes, em que os alunos levaram uma amostra de perfume para casa. Os dados foram coletados por diferentes tipos de instrumentos descritivos (questionários, exercícios e produção textuais) e foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que as atividades desenvolvidas, com destaque para o experimento nas aulas de química, despertaram um maior interesse por parte dos alunos no estudo dos conceitos científicos. Além disso, percebeu-se que o estudo da Química relacionado com aspectos do cotidiano, torna as aulas mais agradáveis e produtivas e que a utilização desta metodologia de ensino com oficina temática pode ser uma aliada no ensino/aprendizagem de química,Many studies show that today's students have great difficulty in learning traditional chemistry concepts, presenting a low level of understanding in this discipline. The focus of the research is the teaching of chemistry through the theme "Perfumes". The objective is to verify the contributions of the thematic workshop of production of perfumes for the teaching of chemistry, in the learning of chemical concepts, by regular high school students of a State Public School of Porto Alegre, RS. Several activities were carried out in the workshop, such as the application of questionnaires, different dynamics (of images, of smells and texts), the display of a video and the realization of an experimental activity in the production of perfumes, in which students took a sample of perfume for home. Data were collected by different types of descriptive instruments (questionnaires, exercises and textual production) and were evaluated through content analysis. It was observed that the activities developed, especially the experiment in chemistry classes, aroused a greater interest on the part of students in the study of scientific concepts. In addition, it was noticed that the study of chemistry related to aspects of daily life, makes classes more enjoyable and productive and that the use of teaching methodology with thematic workshop can be an ally in teaching/learning chemistry.application/pdfporEnsino de quimicaPerfumesEnsino e aprendizagemEnsino médioTeaching ChemistryManufacture of perfumesExperimentationThematic WorkshopProdução de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090493.pdf.txt001090493.pdf.txtExtracted Texttext/plain92239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189938/2/001090493.pdf.txt90b054b86e043abbecf07f03627f0295MD52ORIGINAL001090493.pdfTexto completoapplication/pdf2737356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189938/1/001090493.pdfa751da666ac2c7a010d7c5fd7a980777MD5110183/1899382019-04-03 04:16:45.827363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189938Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-03T07:16:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
title Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
spellingShingle Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
Mello, Andréia Cristina Estima
Ensino de quimica
Perfumes
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Teaching Chemistry
Manufacture of perfumes
Experimentation
Thematic Workshop
title_short Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
title_full Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
title_fullStr Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
title_full_unstemmed Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
title_sort Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
author Mello, Andréia Cristina Estima
author_facet Mello, Andréia Cristina Estima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Andréia Cristina Estima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
contributor_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Perfumes
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
topic Ensino de quimica
Perfumes
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Teaching Chemistry
Manufacture of perfumes
Experimentation
Thematic Workshop
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching Chemistry
Manufacture of perfumes
Experimentation
Thematic Workshop
description Muitos estudos mostram que os alunos de hoje em dia tem grande dificuldade em aprender conceitos químicos de maneira tradicional, apresentando um baixo nível de entendimento nessa disciplina. O foco da pesquisa é o ensino de Química através da temática “Perfumes”. O objetivo é verificar as contribuições da oficina temática de produção de perfumes para o ensino de química, na aprendizagem de conceitos químicos, por parte de estudantes do ensino médio regular de uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre, RS. Foram feitas diversas atividades dentro da oficina, como a aplicação de questionários, diferentes dinâmicas (de imagens, de olfatos e de textos), exibição de um vídeo e realização de uma atividade experimental da produção de perfumes, em que os alunos levaram uma amostra de perfume para casa. Os dados foram coletados por diferentes tipos de instrumentos descritivos (questionários, exercícios e produção textuais) e foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que as atividades desenvolvidas, com destaque para o experimento nas aulas de química, despertaram um maior interesse por parte dos alunos no estudo dos conceitos científicos. Além disso, percebeu-se que o estudo da Química relacionado com aspectos do cotidiano, torna as aulas mais agradáveis e produtivas e que a utilização desta metodologia de ensino com oficina temática pode ser uma aliada no ensino/aprendizagem de química,
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T04:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189938
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090493
url http://hdl.handle.net/10183/189938
identifier_str_mv 001090493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189938/2/001090493.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189938/1/001090493.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90b054b86e043abbecf07f03627f0295
a751da666ac2c7a010d7c5fd7a980777
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224570401718272