A temática perfume como contextualização no ensino médio de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1150
Resumo: Os perfumes são objeto de desejo de muita gente. Não por acaso, a cultura de perfumes é bem antiga e gera muitos lucros. Assim que surgiram, os perfumes eram usados para agradar aos deuses em oferendas e homenagens ou em templos religiosos, mas logo passaram a servir principalmente ao homem, o que possibilitou uma série de avanços nas técnicas artesanais e de pequena escala para a extração de óleos essenciais e produção de perfumes que, por sua vez, foram gradativamente transpostas a grandes indústrias, mediante todo o avanço tecnológico que a nossa sociedade presenciou ao longo da história. Por meio dessa abordagem, essa pesquisa tem por objetivo abordar os diversos conceitos químicos que ele contempla e, para isso, foram apresentados textos que possam embasar aulas de química para o ensino médio, em abordagens acessíveis aos alunos. Nestes textos, foram priorizadas a história e a criação de perfumes como tema contextualizador, por meio do qual se pretendeu incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia voltadas para a sociedade. Constatou-se a grande importância do uso da contextualização como alternativa de melhoria da aprendizagem, uma vez que, ao aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, proporcionou-se maior motivação e interesse, indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem.
id UFRPE_b254c884a413f813a7dfb08d334a17b3
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/1150
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling A temática perfume como contextualização no ensino médio de químicaQuímica - Estudo e ensinoPerfumesMotivação na educaçãoOs perfumes são objeto de desejo de muita gente. Não por acaso, a cultura de perfumes é bem antiga e gera muitos lucros. Assim que surgiram, os perfumes eram usados para agradar aos deuses em oferendas e homenagens ou em templos religiosos, mas logo passaram a servir principalmente ao homem, o que possibilitou uma série de avanços nas técnicas artesanais e de pequena escala para a extração de óleos essenciais e produção de perfumes que, por sua vez, foram gradativamente transpostas a grandes indústrias, mediante todo o avanço tecnológico que a nossa sociedade presenciou ao longo da história. Por meio dessa abordagem, essa pesquisa tem por objetivo abordar os diversos conceitos químicos que ele contempla e, para isso, foram apresentados textos que possam embasar aulas de química para o ensino médio, em abordagens acessíveis aos alunos. Nestes textos, foram priorizadas a história e a criação de perfumes como tema contextualizador, por meio do qual se pretendeu incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia voltadas para a sociedade. Constatou-se a grande importância do uso da contextualização como alternativa de melhoria da aprendizagem, uma vez que, ao aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, proporcionou-se maior motivação e interesse, indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem.Perfumes are the object of many people's desire. It is not by chance that the perfume culture is very old and generates many profits. As soon as they appeared, perfumes were used to please the gods in offerings and tributes or in religious temples, but soon they began to serve mainly to the man, which made possible a series of advances in the artisan and small-scale techniques for the extraction of essential oils and the production of perfumes that, in turn, were gradually transposed to large industries, through all the technological advances that our society has witnessed throughout history. Through this theme, this work aims to address the various chemical concepts that it contemplates and, for this, were presented texts that can base chemistry classes for high school, in approaches accessible to students. In these texts, history and the creation of perfumes as a contextualizing theme were prioritized, through which it was intended to encourage interdisciplinarity by bringing together concepts from various areas, focusing on science and technology aimed at society. It was verified the great importance of the use of contextualization as an alternative to improve learning, since, as the contents of the students' daily life were approached, they provided greater motivation and interest, indispensable in the teaching and learning process.BrasilSilva, Suely Alves dahttp://lattes.cnpq.br/3497194749381919Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da2019-05-31T12:13:11Z2019-05-31T12:13:11Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfSILVA, Cleonilza Santos Rodrigues da. A temática perfume como contextualização no ensino médio de química. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1150porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-31T12:16:34Zoai:dspace:123456789/1150Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-05-31T12:16:34Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
title A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
spellingShingle A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da
Química - Estudo e ensino
Perfumes
Motivação na educação
title_short A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
title_full A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
title_fullStr A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
title_full_unstemmed A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
title_sort A temática perfume como contextualização no ensino médio de química
author Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da
author_facet Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Suely Alves da
http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cleonilza Santos Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Perfumes
Motivação na educação
topic Química - Estudo e ensino
Perfumes
Motivação na educação
description Os perfumes são objeto de desejo de muita gente. Não por acaso, a cultura de perfumes é bem antiga e gera muitos lucros. Assim que surgiram, os perfumes eram usados para agradar aos deuses em oferendas e homenagens ou em templos religiosos, mas logo passaram a servir principalmente ao homem, o que possibilitou uma série de avanços nas técnicas artesanais e de pequena escala para a extração de óleos essenciais e produção de perfumes que, por sua vez, foram gradativamente transpostas a grandes indústrias, mediante todo o avanço tecnológico que a nossa sociedade presenciou ao longo da história. Por meio dessa abordagem, essa pesquisa tem por objetivo abordar os diversos conceitos químicos que ele contempla e, para isso, foram apresentados textos que possam embasar aulas de química para o ensino médio, em abordagens acessíveis aos alunos. Nestes textos, foram priorizadas a história e a criação de perfumes como tema contextualizador, por meio do qual se pretendeu incentivar a interdisciplinaridade ao unir conceitos de várias áreas, com foco na ciência e na tecnologia voltadas para a sociedade. Constatou-se a grande importância do uso da contextualização como alternativa de melhoria da aprendizagem, uma vez que, ao aproximar o conteúdo do cotidiano dos alunos, proporcionou-se maior motivação e interesse, indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-31T12:13:11Z
2019-05-31T12:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cleonilza Santos Rodrigues da. A temática perfume como contextualização no ensino médio de química. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1150
identifier_str_mv SILVA, Cleonilza Santos Rodrigues da. A temática perfume como contextualização no ensino médio de química. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120134626639872