Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florentino, Geovanna Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26378
Resumo: O uso das oficinas temáticas como ferramenta metodológica no ensino de química tem sido bastante comum nos últimos anos por proporcionar contextualização e experimentação relacionados a vivências dos estudantes. Muitas das dificuldades dos alunos se relacionam com os conteúdos em que é necessário realizar cálculos matemáticos, como o tópico de soluções químicas. Por isso, elaborou-se e aplicou-se uma oficina temática de perfumes envolvendo tal conteúdo, para uma turma de terceira série do ensino médio regular de uma escola pública federal, localizada em Niterói-RJ. O presente trabalho buscou problematizar os padrões de consumo e de beleza vendidos nas redes sociais e atingem principalmente os jovens, gerando dismorfia de imagem e questões de autoestima. Através de uma problemática presente no dia a dia dos alunos, foi possível articular conhecimentos químicos, sociais e históricos e promover uma aprendizagem efetiva sobre o conteúdo proposto.
id UFF-2_c31284d0d5f8e8eb413de2b909e649d5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26378
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médioEnsino de químicaOficina temáticaContextualizaçãoSoluçõesCosméticosPerfumesEnsino-aprendizagemPrática de ensinoEnsino médioRendimento escolarSolução químicaChemistry teachingThematic workshopContextualizationSolutionsCosmeticsPerfumesO uso das oficinas temáticas como ferramenta metodológica no ensino de química tem sido bastante comum nos últimos anos por proporcionar contextualização e experimentação relacionados a vivências dos estudantes. Muitas das dificuldades dos alunos se relacionam com os conteúdos em que é necessário realizar cálculos matemáticos, como o tópico de soluções químicas. Por isso, elaborou-se e aplicou-se uma oficina temática de perfumes envolvendo tal conteúdo, para uma turma de terceira série do ensino médio regular de uma escola pública federal, localizada em Niterói-RJ. O presente trabalho buscou problematizar os padrões de consumo e de beleza vendidos nas redes sociais e atingem principalmente os jovens, gerando dismorfia de imagem e questões de autoestima. Através de uma problemática presente no dia a dia dos alunos, foi possível articular conhecimentos químicos, sociais e históricos e promover uma aprendizagem efetiva sobre o conteúdo proposto.The use of thematic workshops as a methodological tool in the teaching of chemistry has been quite common in recent years for providing contextualization and experimentation related to students' experiences. Many of the students' difficulties are related to the contents in which it is necessary to perform mathematical calculations, such as the topic of chemical solutions. Therefore, a thematic workshop on perfumes involving such content was developed and applied to a third grade class of regular high school at a federal public school, located in Niterói-RJ. The present work sought to problematize the consumption and beauty patterns sold on social networks and affect mainly young people, generating image dysmorphia and self-esteem issues. Through a problem present in the daily life of students, it was possible to articulate chemical, social and historical knowledge and promote effective learning about the proposed content.92 fMarques, Marcelo MonteiroSilva, Rafael Ferreira daQuattrociocchi, Daniel Garcez SantosSilva, Júlio César Martins daFlorentino, Geovanna Batista2022-10-05T16:48:06Z2022-10-05T16:48:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFLORENTINO, Geovanna Batista. Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26378CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T16:48:10Zoai:app.uff.br:1/26378Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-05T16:48:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
title Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
spellingShingle Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
Florentino, Geovanna Batista
Ensino de química
Oficina temática
Contextualização
Soluções
Cosméticos
Perfumes
Ensino-aprendizagem
Prática de ensino
Ensino médio
Rendimento escolar
Solução química
Chemistry teaching
Thematic workshop
Contextualization
Solutions
Cosmetics
Perfumes
title_short Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
title_full Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
title_fullStr Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
title_full_unstemmed Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
title_sort Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
author Florentino, Geovanna Batista
author_facet Florentino, Geovanna Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Marcelo Monteiro
Silva, Rafael Ferreira da
Quattrociocchi, Daniel Garcez Santos
Silva, Júlio César Martins da
dc.contributor.author.fl_str_mv Florentino, Geovanna Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Oficina temática
Contextualização
Soluções
Cosméticos
Perfumes
Ensino-aprendizagem
Prática de ensino
Ensino médio
Rendimento escolar
Solução química
Chemistry teaching
Thematic workshop
Contextualization
Solutions
Cosmetics
Perfumes
topic Ensino de química
Oficina temática
Contextualização
Soluções
Cosméticos
Perfumes
Ensino-aprendizagem
Prática de ensino
Ensino médio
Rendimento escolar
Solução química
Chemistry teaching
Thematic workshop
Contextualization
Solutions
Cosmetics
Perfumes
description O uso das oficinas temáticas como ferramenta metodológica no ensino de química tem sido bastante comum nos últimos anos por proporcionar contextualização e experimentação relacionados a vivências dos estudantes. Muitas das dificuldades dos alunos se relacionam com os conteúdos em que é necessário realizar cálculos matemáticos, como o tópico de soluções químicas. Por isso, elaborou-se e aplicou-se uma oficina temática de perfumes envolvendo tal conteúdo, para uma turma de terceira série do ensino médio regular de uma escola pública federal, localizada em Niterói-RJ. O presente trabalho buscou problematizar os padrões de consumo e de beleza vendidos nas redes sociais e atingem principalmente os jovens, gerando dismorfia de imagem e questões de autoestima. Através de uma problemática presente no dia a dia dos alunos, foi possível articular conhecimentos químicos, sociais e históricos e promover uma aprendizagem efetiva sobre o conteúdo proposto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05T16:48:06Z
2022-10-05T16:48:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLORENTINO, Geovanna Batista. Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26378
identifier_str_mv FLORENTINO, Geovanna Batista. Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Industrial) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135279545352192