Desenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217420 |
Resumo: | Além de estar associado à alta tecnologia pela indústria automotiva, o carro elétrico assumiu uma elevada posição na luta por um mundo ambientalmente sustentável. A previsão é que assuma de maneira significativa o mercado automotivo mundial, já que de acordo com o relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os mesmos passem de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040. Visando uma redução das emissões de dióxido de carbono e introdução de sistemas híbridos, a SAE International - Society of Automotive Engineers fundou em 2013 a categoria elétrica, conhecida por Formula FSAE Electric. No Brasil, a modalidade propiciou aos estudantes de engenharia a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, construindo um carro do estilo fórmula movido a eletricidade. Buscando desenvolver um sistema de baixo custo e que atenda aos requisitos impostos pela competição, o presente projeto visa projetar e testar a maior parte da eletrônica de baixa tensão do veículo, além de desenvolver o firmware da placa do diferencial. Passando a realizar, assim, um sistema composto por ECUs (Engine Control Unit), sensores, condicionadores de sinal e sistemas de segurança. Ao final, são apresentadas as dificuldades encontradas e, a partir delas, são sugeridos trabalhos futuros. |
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Oliveira, Gabriel Luis deBalen, Tiago Roberto2021-01-19T04:10:01Z2020http://hdl.handle.net/10183/217420001120969Além de estar associado à alta tecnologia pela indústria automotiva, o carro elétrico assumiu uma elevada posição na luta por um mundo ambientalmente sustentável. A previsão é que assuma de maneira significativa o mercado automotivo mundial, já que de acordo com o relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os mesmos passem de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040. Visando uma redução das emissões de dióxido de carbono e introdução de sistemas híbridos, a SAE International - Society of Automotive Engineers fundou em 2013 a categoria elétrica, conhecida por Formula FSAE Electric. No Brasil, a modalidade propiciou aos estudantes de engenharia a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, construindo um carro do estilo fórmula movido a eletricidade. Buscando desenvolver um sistema de baixo custo e que atenda aos requisitos impostos pela competição, o presente projeto visa projetar e testar a maior parte da eletrônica de baixa tensão do veículo, além de desenvolver o firmware da placa do diferencial. Passando a realizar, assim, um sistema composto por ECUs (Engine Control Unit), sensores, condicionadores de sinal e sistemas de segurança. Ao final, são apresentadas as dificuldades encontradas e, a partir delas, são sugeridos trabalhos futuros.In addition to being associated with high technology by the automotive industry, the electric car has taken a high position in the fight for an environmentally sustainable world. They are expected to take a significant hold on the global automotive market, as according to the Bloomberg New Energy Finance (BNEF) report, they will rise from 2 million to 56 million units by 2040. Aiming at reducing carbon dioxide emissions and introducing hybrid systems, in 2013 SAE International - Society of Automotive Engineers founded the electric category, known as Formula FSAE Electric. In Brazil, the sport offered engineering students the possibility to apply their acquired knowledge in practice, building a formula-style car powered by electricity. Seeking to develop a low cost and energetically efficient system that meets the requirements imposed by the competition, the present project aims to design and test most low voltage electronics of the vehicle, in addition to developing the differential board firmware. Thus, a system composed of ECUs (Engine Control Unit), sensors, air conditioners signal and security systems. At the end, the difficulties encountered are presented and, based on them, future work is suggested.application/pdfporEletrônicaVeículos elétricosElectrical vehiclesElectronicsEngine control unitDesenvolvimento do sistema eletrônico de um veículo do tipo Formula Student elétrico baseado nas regras da Fórmula SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2020Engenharia Elétricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120969.pdf.txt001120969.pdf.txtExtracted Texttext/plain108694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217420/2/001120969.pdf.txt928c47cfd9fce75d442903f61419bdd6MD52ORIGINAL001120969.pdfTexto completoapplication/pdf6489454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217420/1/001120969.pdfaf62a1b94dae023b76e8277b61e40de5MD5110183/2174202021-03-09 04:44:30.993468oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217420Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:44:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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