Desenvolvimento de um projeto de ação em Marketing Interno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batalha, Sandra Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23102
Resumo: O Marketing Interno (MI) compreende uma perspetiva particular de marketing orientado à motivação de colaboradores e à compreensão dos seus interesses e fortalecimento das suas aptidões, no entanto, a gestão de carreiras, enquanto elemento complementar a essa orientação, é pouco estudada. Procurando conhecer como esta temática é colocada em prática, este projeto tem como principal objetivo analisar a abordagem de Marketing Interno numa empresa específica e, propor um Plano de Ação de MI para promoção da Gestão de Carreiras dos seus colaboradores. Para tal, foi identificado o Modelo de Gestão de MI da empresa objeto de estudo, analisadas as ações de MI concebidas através da avaliação dos riscos psicossociais dos colaboradores, identificadas as práticas de MI que mais influenciam a gestão de carreiras e, proposto o Plano de Ação. A informação secundária, disponibilizada pela empresa, incluiu dados estatísticos e de opinião dos trabalhadores sobre o MI e sobre o processo de gestão de carreiras e, também, documentos internos sobre o desenvolvimento profissional e melhoria do modelo de gestão da empresa. Conseguiu-se, com este trabalho, melhorar o conhecimento sobre MI em geral. Através de um Plano de Ação foram propostas diversas ações de forma a contribuir para o aperfeiçoamento do modelo de gestão de MI e dos processos de gestão de carreiras e de motivação dos colaboradores da empresa objeto de estudo. Com a implementação desta ferramenta na empresa objeto de estudo, cria-se a possibilidade de aumentar a satisfação do cliente interno e consequentemente melhorar a produção e o alcance dos objetivos gerais da empresa; ABSTRACT: Internal Marketing (IM) consisting of a specific marketing perspective which focus on the motivation of collaborators, understanding their interests and strengthening their aptitudes, career management is still poorly studied as a complementary element in that context. In a quest to understand how this topic translates into practice, the main goal of this project is to analyse how IM is tackled in the context of a specific company, and to propose an IM Action Plan that promotes the Management of employees´ Careers. In order to achieve this the company's IM Management Model was identified, the IM actions conceived through the evaluation of the employees' psychosocial risks were analysed, those IM practices that most influence career management were identified, and at the end an Action Plan was proposed. Secondary sources provided by the company include statistical data, employees opinions on various themes in the context of the IM, and internal documents on the their professional development and improvement of the company's management model. With this work, it was possible to improve knowledge about IM in general. Through an Action Plan, several actions were proposed in order to contribute to the improvement of the IM management model and the processes of career management and motivation of the employees of the company under study. With the implementation of this tool in the company under study, it is created the possibility of increasing internal customer satisfaction and consequently improving the production and the achievement of the company's general objectives.
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