Análise do conforto quanto à vibração em veículos de passeio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27511 |
Resumo: | O uso de automóveis vem crescendo atualmente, sendo de suma importância que estes propiciem bem-estar ao motorista e a seus passageiros. O trabalho busca avaliar o grau de conforto do motorista em relação à vibração através de medições realizadas em quatro veículos de mesma categoria disponíveis no mercado brasileiro. São eles: Volkswagen Gol, Ford Fiesta, Renault Sandero e Fiat Palio. Para avaliação são colocados como condições de comparação o tipo de pavimento, velocidade e local de medição. A medição da vibração é feita através da inserção de acelerômetros em partes de contato do motorista com o veículo. Utiliza-se um acelerômetro para medir o nível de vibração no volante (vibração transmitida ao sistema mão-braço) e outro acoplado ao banco do motorista através de um seatpad para medir a vibração transmitida ao corpo inteiro. Ainda, para a situação de motoristas profissionais avalia-se a exposição diária à vibração A(8) para diferentes situações de trabalho e compara-se com os limites de exposição definidos pelas normas vigentes. Faz-se ainda, um estudo estatístico a fim de comprovar a influência de parâmetros como a velocidade e tipo de pavimento, na vibração interna dos veículos. Segundo a análise de conforto, verifica-se em uma média geral, que o Volkswagen Gol, apresenta níveis de vibração menores que os demais veículos, seguidos do Ford Fiesta, Renault Sandero e Fiat Palio. Em termos da exposição humana à vibração, percebe-se que para determinadas condições as vibrações podem ultrapassar os limites de exposição permitidos pela norma. |
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Kaderli, FranciscoGomes, Herbert Martins2011-01-27T05:58:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/27511000765182O uso de automóveis vem crescendo atualmente, sendo de suma importância que estes propiciem bem-estar ao motorista e a seus passageiros. O trabalho busca avaliar o grau de conforto do motorista em relação à vibração através de medições realizadas em quatro veículos de mesma categoria disponíveis no mercado brasileiro. São eles: Volkswagen Gol, Ford Fiesta, Renault Sandero e Fiat Palio. Para avaliação são colocados como condições de comparação o tipo de pavimento, velocidade e local de medição. A medição da vibração é feita através da inserção de acelerômetros em partes de contato do motorista com o veículo. Utiliza-se um acelerômetro para medir o nível de vibração no volante (vibração transmitida ao sistema mão-braço) e outro acoplado ao banco do motorista através de um seatpad para medir a vibração transmitida ao corpo inteiro. Ainda, para a situação de motoristas profissionais avalia-se a exposição diária à vibração A(8) para diferentes situações de trabalho e compara-se com os limites de exposição definidos pelas normas vigentes. Faz-se ainda, um estudo estatístico a fim de comprovar a influência de parâmetros como a velocidade e tipo de pavimento, na vibração interna dos veículos. Segundo a análise de conforto, verifica-se em uma média geral, que o Volkswagen Gol, apresenta níveis de vibração menores que os demais veículos, seguidos do Ford Fiesta, Renault Sandero e Fiat Palio. Em termos da exposição humana à vibração, percebe-se que para determinadas condições as vibrações podem ultrapassar os limites de exposição permitidos pela norma.Actually, the use of ride vehicles has grown. So, it is extremely important that these vehicles propitiate well-being to the driver and their passengers. The study aims to determine the degree of driver’s comfort in relation to vibration by measurements performed on four vehicles of the same category available in Brazil. Namely: Volkswagen Gol, Ford Fiesta, Renault Sandero and Fiat Palio. The type of pavement, speed and location of measurement are elected as conditions for comparison. In order to measure the level of vibration transmitted to the hand-arm system and the vibration transmitted to the whole body, accelerometers are attached to contact parts of the drivers with the vehicle. For hand-arm and whole body measurements, the steering wheel and driver’s seat are chosen respectively. Also, for the situation of professional drivers it is evaluated the daily exposure to vibration A(8) for different work situations, which is compared with the exposure limits defined by current standards. A statistical study was carried out to demonstrate the influence of parameters such speed and type of pavement, to vibration inside the vehicle. According to the comfort analysis, it is verified, in average, that the Volkswagen Gol, has lower vibration levels than the other vehicles, followed by Ford Fiesta, Renault Sandero and Fiat Palio. In terms of human exposure to vibration, it is clear that for certain conditions, vibrations may exceed the exposure limits prescribed by standards.application/pdfporEngenharia mecânicaMechanical instrumentationVehicle comfortDaily exposure to vibrationVibration transmitted to the whole bodyVibration transmitted to hand-arm systemAnálise do conforto quanto à vibração em veículos de passeioComfort vibration analisys on ride vehicles info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000765182.pdf000765182.pdfTexto completoapplication/pdf2737646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27511/1/000765182.pdf897f301f55d529a1bdcd5d759609fa72MD51TEXT000765182.pdf.txt000765182.pdf.txtExtracted Texttext/plain59531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27511/2/000765182.pdf.txt3b4e0c152f9b47bb5d608610fb384599MD52THUMBNAIL000765182.pdf.jpg000765182.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27511/3/000765182.pdf.jpg8554cc911036fce05c7127d225862476MD5310183/275112018-10-05 09:00:28.39oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27511Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T12:00:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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