Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Liliane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88158
Resumo: Esse trabalho visa conhecer as concepções teóricas e legais acerca da pedagogia hospitalar e, o entendimento que um grupo de formandos da pedagogia 2013/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm sobre o assunto. O interesse pelo tema é decorrente da experiência como profissional da saúde em pediatria onde foram detectadas várias situações pedagógicas sob esta denominação. Com a ausência de atividades direcionadas a esse assunto no decorrer da graduação, tenho como objetivo conhecer como os formandos compreendem as atividades educacionais no âmbito hospitalar, através de uma reflexão analítica. As informações foram coletadas na aplicação de um questionário de cunho exploratório, com duas perguntas sobre o conceito e as “habilidades”, consideradas necessárias pelos formandos, para atuar como pedagogo hospitalar. O embasamento teórico consiste em duas concepções de atividades realizadas em pediatria, a primeira relacionada à classe hospitalar, reconhecida por resolução do Conselho Nacional de Educação, que determina a continuação dos estudos escolares. Este formato é enfatizado pelo autor Ceccim. A segunda proposta é denominada pedagogia clínica e não tem como objetivo principal a escolarização, mas a ação educacional, segundo a autora Taam. A partir das respostas obtidas há um comparativo entre a percepção dos alunos e os referenciais que fundamentam esse trabalho, no qual se evidencia que a estratégia educacional independe do local da atividade pedagógica.
id UFRGS-2_a5ffa24d4e4a29ef0d7ab9aface73c48
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88158
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Xavier, LilianeRosa, Miriam Suzete de Oliveira2014-03-06T01:49:53Z2013http://hdl.handle.net/10183/88158000911211Esse trabalho visa conhecer as concepções teóricas e legais acerca da pedagogia hospitalar e, o entendimento que um grupo de formandos da pedagogia 2013/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm sobre o assunto. O interesse pelo tema é decorrente da experiência como profissional da saúde em pediatria onde foram detectadas várias situações pedagógicas sob esta denominação. Com a ausência de atividades direcionadas a esse assunto no decorrer da graduação, tenho como objetivo conhecer como os formandos compreendem as atividades educacionais no âmbito hospitalar, através de uma reflexão analítica. As informações foram coletadas na aplicação de um questionário de cunho exploratório, com duas perguntas sobre o conceito e as “habilidades”, consideradas necessárias pelos formandos, para atuar como pedagogo hospitalar. O embasamento teórico consiste em duas concepções de atividades realizadas em pediatria, a primeira relacionada à classe hospitalar, reconhecida por resolução do Conselho Nacional de Educação, que determina a continuação dos estudos escolares. Este formato é enfatizado pelo autor Ceccim. A segunda proposta é denominada pedagogia clínica e não tem como objetivo principal a escolarização, mas a ação educacional, segundo a autora Taam. A partir das respostas obtidas há um comparativo entre a percepção dos alunos e os referenciais que fundamentam esse trabalho, no qual se evidencia que a estratégia educacional independe do local da atividade pedagógica.application/pdfporPedagogia hospitalarBrinquedotecaProfessorFormaçãoPedagogia hospitalar : que espaço é esse?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911211.pdf000911211.pdfTexto completoapplication/pdf344691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/1/000911211.pdfdb4a158700bdb6f40c3966c85671f548MD51TEXT000911211.pdf.txt000911211.pdf.txtExtracted Texttext/plain63034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/2/000911211.pdf.txt03356762a72cc232ac0405f1e7740fe5MD52THUMBNAIL000911211.pdf.jpg000911211.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/3/000911211.pdf.jpg3415be526dca6134729ff2a99a5fa561MD5310183/881582018-10-18 08:16:26.023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88158Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
title Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
spellingShingle Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
Xavier, Liliane
Pedagogia hospitalar
Brinquedoteca
Professor
Formação
title_short Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
title_full Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
title_fullStr Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
title_full_unstemmed Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
title_sort Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
author Xavier, Liliane
author_facet Xavier, Liliane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Liliane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
contributor_str_mv Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia hospitalar
Brinquedoteca
Professor
Formação
topic Pedagogia hospitalar
Brinquedoteca
Professor
Formação
description Esse trabalho visa conhecer as concepções teóricas e legais acerca da pedagogia hospitalar e, o entendimento que um grupo de formandos da pedagogia 2013/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm sobre o assunto. O interesse pelo tema é decorrente da experiência como profissional da saúde em pediatria onde foram detectadas várias situações pedagógicas sob esta denominação. Com a ausência de atividades direcionadas a esse assunto no decorrer da graduação, tenho como objetivo conhecer como os formandos compreendem as atividades educacionais no âmbito hospitalar, através de uma reflexão analítica. As informações foram coletadas na aplicação de um questionário de cunho exploratório, com duas perguntas sobre o conceito e as “habilidades”, consideradas necessárias pelos formandos, para atuar como pedagogo hospitalar. O embasamento teórico consiste em duas concepções de atividades realizadas em pediatria, a primeira relacionada à classe hospitalar, reconhecida por resolução do Conselho Nacional de Educação, que determina a continuação dos estudos escolares. Este formato é enfatizado pelo autor Ceccim. A segunda proposta é denominada pedagogia clínica e não tem como objetivo principal a escolarização, mas a ação educacional, segundo a autora Taam. A partir das respostas obtidas há um comparativo entre a percepção dos alunos e os referenciais que fundamentam esse trabalho, no qual se evidencia que a estratégia educacional independe do local da atividade pedagógica.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88158
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911211
url http://hdl.handle.net/10183/88158
identifier_str_mv 000911211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/1/000911211.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/2/000911211.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/3/000911211.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db4a158700bdb6f40c3966c85671f548
03356762a72cc232ac0405f1e7740fe5
3415be526dca6134729ff2a99a5fa561
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461260685312