Pedagogia hospitalar : que espaço é esse?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88158 |
Resumo: | Esse trabalho visa conhecer as concepções teóricas e legais acerca da pedagogia hospitalar e, o entendimento que um grupo de formandos da pedagogia 2013/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm sobre o assunto. O interesse pelo tema é decorrente da experiência como profissional da saúde em pediatria onde foram detectadas várias situações pedagógicas sob esta denominação. Com a ausência de atividades direcionadas a esse assunto no decorrer da graduação, tenho como objetivo conhecer como os formandos compreendem as atividades educacionais no âmbito hospitalar, através de uma reflexão analítica. As informações foram coletadas na aplicação de um questionário de cunho exploratório, com duas perguntas sobre o conceito e as “habilidades”, consideradas necessárias pelos formandos, para atuar como pedagogo hospitalar. O embasamento teórico consiste em duas concepções de atividades realizadas em pediatria, a primeira relacionada à classe hospitalar, reconhecida por resolução do Conselho Nacional de Educação, que determina a continuação dos estudos escolares. Este formato é enfatizado pelo autor Ceccim. A segunda proposta é denominada pedagogia clínica e não tem como objetivo principal a escolarização, mas a ação educacional, segundo a autora Taam. A partir das respostas obtidas há um comparativo entre a percepção dos alunos e os referenciais que fundamentam esse trabalho, no qual se evidencia que a estratégia educacional independe do local da atividade pedagógica. |
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Xavier, LilianeRosa, Miriam Suzete de Oliveira2014-03-06T01:49:53Z2013http://hdl.handle.net/10183/88158000911211Esse trabalho visa conhecer as concepções teóricas e legais acerca da pedagogia hospitalar e, o entendimento que um grupo de formandos da pedagogia 2013/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm sobre o assunto. O interesse pelo tema é decorrente da experiência como profissional da saúde em pediatria onde foram detectadas várias situações pedagógicas sob esta denominação. Com a ausência de atividades direcionadas a esse assunto no decorrer da graduação, tenho como objetivo conhecer como os formandos compreendem as atividades educacionais no âmbito hospitalar, através de uma reflexão analítica. As informações foram coletadas na aplicação de um questionário de cunho exploratório, com duas perguntas sobre o conceito e as “habilidades”, consideradas necessárias pelos formandos, para atuar como pedagogo hospitalar. O embasamento teórico consiste em duas concepções de atividades realizadas em pediatria, a primeira relacionada à classe hospitalar, reconhecida por resolução do Conselho Nacional de Educação, que determina a continuação dos estudos escolares. Este formato é enfatizado pelo autor Ceccim. A segunda proposta é denominada pedagogia clínica e não tem como objetivo principal a escolarização, mas a ação educacional, segundo a autora Taam. A partir das respostas obtidas há um comparativo entre a percepção dos alunos e os referenciais que fundamentam esse trabalho, no qual se evidencia que a estratégia educacional independe do local da atividade pedagógica.application/pdfporPedagogia hospitalarBrinquedotecaProfessorFormaçãoPedagogia hospitalar : que espaço é esse?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911211.pdf000911211.pdfTexto completoapplication/pdf344691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/1/000911211.pdfdb4a158700bdb6f40c3966c85671f548MD51TEXT000911211.pdf.txt000911211.pdf.txtExtracted Texttext/plain63034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/2/000911211.pdf.txt03356762a72cc232ac0405f1e7740fe5MD52THUMBNAIL000911211.pdf.jpg000911211.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88158/3/000911211.pdf.jpg3415be526dca6134729ff2a99a5fa561MD5310183/881582018-10-18 08:16:26.023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88158Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:16:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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