O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Patrícia Gomes Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23827
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de entrada do professor habilitado nas creches do Programa Criança na Creche da Rede Municipal de Educação de Niterói, a partir da determinação apontada pela LDBEN 9.394/96, identificando os principais entraves, avanços e desafios do Programa, os possíveis impactos na atividade pedagógica a partir da chegada do professor habilitado, assim como a relação do trabalho docente com a ressignificação do trinômio cuidar, brincar e educar na educação infantil. Até pouco tempo, pessoas sem formação específica atuavam nas creches, onde o assistencialismo sobrepujava o educar. Com a vigência da LDBEN 9.394/96, passou-se a exigir a formação docente como pré-requisito para a atuação nas salas de Educação Infantil. Para a realização deste estudo, foram realizados levantamento e análise documental dos principais documentos oficiais nacionais e municipais referentes à Educação Infantil, tais como as legislações vigentes, portarias, referenciais curriculares etc., em um movimento que vai do macro ao micro na pesquisa teórica e empírica. Recuperou-se a trajetória das políticas de atendimento na Educação Infantil, especificamente, das creches comunitárias conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói por meio do Programa Criança na Creche. Foram também realizadas entrevistas com profissionais da Educação que atuaram como Diretores do Programa Criança na Creche e como Secretários/as de Educação que mobilizaram mudanças na gestão do referido Programa, a fim de estabelecer articulações entre discursos e práticas, problematizando as questões da pesquisa e tendo como fio condutor o objetivo geral deste trabalho. A presente pesquisa discute a formação dos profissionais que atuam nas creches conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói e a necessidade de ser um professor reflexivo na contemporaneidade, compreendendo a reflexividade como um caminho de luta por justiça social.
id UFF-2_280a7f0d4ef743c104b6d09e4ff4c680
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23827
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de NiteróiPrograma Criança na CrecheCrecheEducação InfantilFormação de ProfessoresEducação infantilCrecheFormação de professorChidren in the Day Care Center ProgramNurseryEarly Childhood EducationTeachers Professional Development ProgramsA presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de entrada do professor habilitado nas creches do Programa Criança na Creche da Rede Municipal de Educação de Niterói, a partir da determinação apontada pela LDBEN 9.394/96, identificando os principais entraves, avanços e desafios do Programa, os possíveis impactos na atividade pedagógica a partir da chegada do professor habilitado, assim como a relação do trabalho docente com a ressignificação do trinômio cuidar, brincar e educar na educação infantil. Até pouco tempo, pessoas sem formação específica atuavam nas creches, onde o assistencialismo sobrepujava o educar. Com a vigência da LDBEN 9.394/96, passou-se a exigir a formação docente como pré-requisito para a atuação nas salas de Educação Infantil. Para a realização deste estudo, foram realizados levantamento e análise documental dos principais documentos oficiais nacionais e municipais referentes à Educação Infantil, tais como as legislações vigentes, portarias, referenciais curriculares etc., em um movimento que vai do macro ao micro na pesquisa teórica e empírica. Recuperou-se a trajetória das políticas de atendimento na Educação Infantil, especificamente, das creches comunitárias conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói por meio do Programa Criança na Creche. Foram também realizadas entrevistas com profissionais da Educação que atuaram como Diretores do Programa Criança na Creche e como Secretários/as de Educação que mobilizaram mudanças na gestão do referido Programa, a fim de estabelecer articulações entre discursos e práticas, problematizando as questões da pesquisa e tendo como fio condutor o objetivo geral deste trabalho. A presente pesquisa discute a formação dos profissionais que atuam nas creches conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói e a necessidade de ser um professor reflexivo na contemporaneidade, compreendendo a reflexividade como um caminho de luta por justiça social.The present research aims to investigate what happens in the day care centers of the Programa Criança na Creche (Chidren in the Day Care Center Program) in the Municipal Education System of Niterói when graduated teachers become part of the working group of professionals, under the determinations of the Brazilian Law for Education (LDBEN 9.394/96). Mostly, we aim to identify the main obstacles, advances and challenges of the Program, as well as the possible impact of the graduated teachers’ arrival in the pedagogical activities of the centers and its consequence to the relationship between the teaching work and the resignification of the trinomial caring, playing and educating in early childhood education. Until recently, people without specific training could work as teachers in day care centers, where most of the activities used to be those of assistance over those of education. Since the validity of the law LDBEN 9.394/96, the teacher training in graduation courses has become a prerequisite for the performance in the Children's Education rooms. In order to fulfill the objectives of the present research, an extensive documental analysis has been carried out on the main official papers that regulate early Childhood Education both nationally and locally, such as the valid legislation, curricular reference documents and other prescriptions, in a movement that comes from macro to micro in the theoretical and empirical research. The trajectory of the care policies in early Childhood Education was recovered, specifically, those of the Community Nurseries associated to the Chidren in the Day Care Center Program in the Municipal Education System of Niterói. Interviews were also conducted with education professionals who acted as Directors of the Chidren in the Day Care Center Program and as Secretaries of Education, who promoted changes in the management of the Program, in order to establish articulations between discourses and practices, problematizing the questions of the research and having as a guiding thread the general objective of this work. This research discusses the importance of early Childhood Education as the first stage of Basic Education, the professional development of the teachers that work in the Day Care Center associated to the Municipal Education System of Niterói, as well as the relevance of those teachers on the everyday pedagogical work and the need for reflexive teachers nowadays, taking reflection as a path in the struggle for social justice.150f.NiteróiAraujo, Flávia Monteiro de BarrosMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreCarneiro, WaldeckPaiva, Fernando de SouzaMoreira, Patrícia Gomes Pereira2021-12-07T13:04:19Z2021-12-07T13:04:19Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Patrícia Gomes Pereira. O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói. 2019. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23827Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-07T13:04:19Zoai:app.uff.br:1/23827Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-07T13:04:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói
title O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói
spellingShingle O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói
Moreira, Patrícia Gomes Pereira
Programa Criança na Creche
Creche
Educação Infantil
Formação de Professores
Educação infantil
Creche
Formação de professor
Chidren in the Day Care Center Program
Nursery
Early Childhood Education
Teachers Professional Development Programs
title_short O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói
title_full O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói
title_fullStr O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói
title_full_unstemmed O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói
title_sort O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói
author Moreira, Patrícia Gomes Pereira
author_facet Moreira, Patrícia Gomes Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Flávia Monteiro de Barros
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Carneiro, Waldeck
Paiva, Fernando de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Patrícia Gomes Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Criança na Creche
Creche
Educação Infantil
Formação de Professores
Educação infantil
Creche
Formação de professor
Chidren in the Day Care Center Program
Nursery
Early Childhood Education
Teachers Professional Development Programs
topic Programa Criança na Creche
Creche
Educação Infantil
Formação de Professores
Educação infantil
Creche
Formação de professor
Chidren in the Day Care Center Program
Nursery
Early Childhood Education
Teachers Professional Development Programs
description A presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de entrada do professor habilitado nas creches do Programa Criança na Creche da Rede Municipal de Educação de Niterói, a partir da determinação apontada pela LDBEN 9.394/96, identificando os principais entraves, avanços e desafios do Programa, os possíveis impactos na atividade pedagógica a partir da chegada do professor habilitado, assim como a relação do trabalho docente com a ressignificação do trinômio cuidar, brincar e educar na educação infantil. Até pouco tempo, pessoas sem formação específica atuavam nas creches, onde o assistencialismo sobrepujava o educar. Com a vigência da LDBEN 9.394/96, passou-se a exigir a formação docente como pré-requisito para a atuação nas salas de Educação Infantil. Para a realização deste estudo, foram realizados levantamento e análise documental dos principais documentos oficiais nacionais e municipais referentes à Educação Infantil, tais como as legislações vigentes, portarias, referenciais curriculares etc., em um movimento que vai do macro ao micro na pesquisa teórica e empírica. Recuperou-se a trajetória das políticas de atendimento na Educação Infantil, especificamente, das creches comunitárias conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói por meio do Programa Criança na Creche. Foram também realizadas entrevistas com profissionais da Educação que atuaram como Diretores do Programa Criança na Creche e como Secretários/as de Educação que mobilizaram mudanças na gestão do referido Programa, a fim de estabelecer articulações entre discursos e práticas, problematizando as questões da pesquisa e tendo como fio condutor o objetivo geral deste trabalho. A presente pesquisa discute a formação dos profissionais que atuam nas creches conveniadas à Rede Municipal de Educação de Niterói e a necessidade de ser um professor reflexivo na contemporaneidade, compreendendo a reflexividade como um caminho de luta por justiça social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-12-07T13:04:19Z
2021-12-07T13:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Patrícia Gomes Pereira. O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói. 2019. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23827
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv MOREIRA, Patrícia Gomes Pereira. O professor em cena e o trinômio cuidar/brincar/educar: trajetórias do programa Criança na Creche do município de Niterói. 2019. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135362028437504