Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171725 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo entender de que forma o processo de leitura em voz alta pode contribuir para discussões acerca da leitura do livro de contos de João Antônio, Malagueta, Perus e Bacanaço. Começamos nossas investigações com o conceito de performance, levando em conta os estudos realizados por Zumthor (2014). Em seguida, consideramos uma abordagem que une performance e o conceito de potência, de acordo com Spinoza (2009), para pensar em termos de potência performativa. Consideramos, também, algumas categorias analíticas propostas por Pasta Jr. (1999) para discutir o estabelecimento de um pacto de leitura, no qual o leitor deve estar, entre outras coisas, atento ao som. Analisamos algumas características-chave da linguagem poética usadas ao longo do livro, como métrica, rima e ritmo. Foram selecionados três contos para esta análise: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” e “Malagueta, Perus e Bacanaço”. Após este processo analítico, revisitamos duas obras de crítica literária, a saber, Candido (1999) e Majadas (1999), buscando modular essas análises anteriores com base em nossa proposta. Este estudo demonstra a importância da leitura em voz alta como uma busca para liberar significados do texto que não são percebidos através de uma leitura silenciosa. |
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Sitó, Kauê VargasLeite, Carlos Augusto Bonifácio2017-12-30T02:25:46Z2017http://hdl.handle.net/10183/171725001056148Este trabalho tem como objetivo entender de que forma o processo de leitura em voz alta pode contribuir para discussões acerca da leitura do livro de contos de João Antônio, Malagueta, Perus e Bacanaço. Começamos nossas investigações com o conceito de performance, levando em conta os estudos realizados por Zumthor (2014). Em seguida, consideramos uma abordagem que une performance e o conceito de potência, de acordo com Spinoza (2009), para pensar em termos de potência performativa. Consideramos, também, algumas categorias analíticas propostas por Pasta Jr. (1999) para discutir o estabelecimento de um pacto de leitura, no qual o leitor deve estar, entre outras coisas, atento ao som. Analisamos algumas características-chave da linguagem poética usadas ao longo do livro, como métrica, rima e ritmo. Foram selecionados três contos para esta análise: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” e “Malagueta, Perus e Bacanaço”. Após este processo analítico, revisitamos duas obras de crítica literária, a saber, Candido (1999) e Majadas (1999), buscando modular essas análises anteriores com base em nossa proposta. Este estudo demonstra a importância da leitura em voz alta como uma busca para liberar significados do texto que não são percebidos através de uma leitura silenciosa.This paper aims to understand how the process of reading aloud can contribute on the discussions of reading João Antônio’s short story book, Malagueta, Perus e Bacanaço. We start our investigations with the concept of performance, considering studies carried out by Zumthor (2014). Then, we consider an approach that conjoins performance and the concept of power, accordingly to Spinoza (2009), in order to think in terms of performative power. We take into account, also, some analytic categories proposed by Pasta Jr. (1999) to discuss the establishment of a reading pact, in which the reader must be, among other things, attentive to the sound. We analyze some key poetic language features used throughout the book, such as meter, rhyme and rhythm. Three short stories were selected to this analysis: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” and “Malagueta, Perus e Bacanaço”. After this analytic process, we reexamine two literary criticism works, videlicet, Candido (1999) and Majadas (1999), trying to modulate these previous analysis based on our proposal. This study proves the importance of reading aloud in order to release meanings of the text that are not perceived through a silent reading.application/pdfporAntônio, João, 1937-1996Literatura brasileiraLeituraPerformanceReadingVoicePerformanceRhythmPara ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056148.pdf001056148.pdfTexto completoapplication/pdf714412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/1/001056148.pdfffa4d320a4ffe1ea2cead8d7a566716bMD51TEXT001056148.pdf.txt001056148.pdf.txtExtracted Texttext/plain73980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/2/001056148.pdf.txtb61c08c8455949e495ebbc10b3cd8178MD52THUMBNAIL001056148.pdf.jpg001056148.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/3/001056148.pdf.jpg24279a6df9ccb9a52151e9073f5c750bMD5310183/1717252022-08-06 04:48:15.495731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:48:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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