Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sitó, Kauê Vargas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171725
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender de que forma o processo de leitura em voz alta pode contribuir para discussões acerca da leitura do livro de contos de João Antônio, Malagueta, Perus e Bacanaço. Começamos nossas investigações com o conceito de performance, levando em conta os estudos realizados por Zumthor (2014). Em seguida, consideramos uma abordagem que une performance e o conceito de potência, de acordo com Spinoza (2009), para pensar em termos de potência performativa. Consideramos, também, algumas categorias analíticas propostas por Pasta Jr. (1999) para discutir o estabelecimento de um pacto de leitura, no qual o leitor deve estar, entre outras coisas, atento ao som. Analisamos algumas características-chave da linguagem poética usadas ao longo do livro, como métrica, rima e ritmo. Foram selecionados três contos para esta análise: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” e “Malagueta, Perus e Bacanaço”. Após este processo analítico, revisitamos duas obras de crítica literária, a saber, Candido (1999) e Majadas (1999), buscando modular essas análises anteriores com base em nossa proposta. Este estudo demonstra a importância da leitura em voz alta como uma busca para liberar significados do texto que não são percebidos através de uma leitura silenciosa.
id UFRGS-2_a635fc8d3b5ed3038a6067420c3092e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171725
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sitó, Kauê VargasLeite, Carlos Augusto Bonifácio2017-12-30T02:25:46Z2017http://hdl.handle.net/10183/171725001056148Este trabalho tem como objetivo entender de que forma o processo de leitura em voz alta pode contribuir para discussões acerca da leitura do livro de contos de João Antônio, Malagueta, Perus e Bacanaço. Começamos nossas investigações com o conceito de performance, levando em conta os estudos realizados por Zumthor (2014). Em seguida, consideramos uma abordagem que une performance e o conceito de potência, de acordo com Spinoza (2009), para pensar em termos de potência performativa. Consideramos, também, algumas categorias analíticas propostas por Pasta Jr. (1999) para discutir o estabelecimento de um pacto de leitura, no qual o leitor deve estar, entre outras coisas, atento ao som. Analisamos algumas características-chave da linguagem poética usadas ao longo do livro, como métrica, rima e ritmo. Foram selecionados três contos para esta análise: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” e “Malagueta, Perus e Bacanaço”. Após este processo analítico, revisitamos duas obras de crítica literária, a saber, Candido (1999) e Majadas (1999), buscando modular essas análises anteriores com base em nossa proposta. Este estudo demonstra a importância da leitura em voz alta como uma busca para liberar significados do texto que não são percebidos através de uma leitura silenciosa.This paper aims to understand how the process of reading aloud can contribute on the discussions of reading João Antônio’s short story book, Malagueta, Perus e Bacanaço. We start our investigations with the concept of performance, considering studies carried out by Zumthor (2014). Then, we consider an approach that conjoins performance and the concept of power, accordingly to Spinoza (2009), in order to think in terms of performative power. We take into account, also, some analytic categories proposed by Pasta Jr. (1999) to discuss the establishment of a reading pact, in which the reader must be, among other things, attentive to the sound. We analyze some key poetic language features used throughout the book, such as meter, rhyme and rhythm. Three short stories were selected to this analysis: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” and “Malagueta, Perus e Bacanaço”. After this analytic process, we reexamine two literary criticism works, videlicet, Candido (1999) and Majadas (1999), trying to modulate these previous analysis based on our proposal. This study proves the importance of reading aloud in order to release meanings of the text that are not perceived through a silent reading.application/pdfporAntônio, João, 1937-1996Literatura brasileiraLeituraPerformanceReadingVoicePerformanceRhythmPara ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056148.pdf001056148.pdfTexto completoapplication/pdf714412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/1/001056148.pdfffa4d320a4ffe1ea2cead8d7a566716bMD51TEXT001056148.pdf.txt001056148.pdf.txtExtracted Texttext/plain73980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/2/001056148.pdf.txtb61c08c8455949e495ebbc10b3cd8178MD52THUMBNAIL001056148.pdf.jpg001056148.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/3/001056148.pdf.jpg24279a6df9ccb9a52151e9073f5c750bMD5310183/1717252022-08-06 04:48:15.495731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171725Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:48:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
title Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
spellingShingle Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
Sitó, Kauê Vargas
Antônio, João, 1937-1996
Literatura brasileira
Leitura
Performance
Reading
Voice
Performance
Rhythm
title_short Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
title_full Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
title_fullStr Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
title_full_unstemmed Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
title_sort Para ler em voz alta : malagueta, perus e bacanaço, de João Antônio
author Sitó, Kauê Vargas
author_facet Sitó, Kauê Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sitó, Kauê Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Carlos Augusto Bonifácio
contributor_str_mv Leite, Carlos Augusto Bonifácio
dc.subject.por.fl_str_mv Antônio, João, 1937-1996
Literatura brasileira
Leitura
Performance
topic Antônio, João, 1937-1996
Literatura brasileira
Leitura
Performance
Reading
Voice
Performance
Rhythm
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Voice
Performance
Rhythm
description Este trabalho tem como objetivo entender de que forma o processo de leitura em voz alta pode contribuir para discussões acerca da leitura do livro de contos de João Antônio, Malagueta, Perus e Bacanaço. Começamos nossas investigações com o conceito de performance, levando em conta os estudos realizados por Zumthor (2014). Em seguida, consideramos uma abordagem que une performance e o conceito de potência, de acordo com Spinoza (2009), para pensar em termos de potência performativa. Consideramos, também, algumas categorias analíticas propostas por Pasta Jr. (1999) para discutir o estabelecimento de um pacto de leitura, no qual o leitor deve estar, entre outras coisas, atento ao som. Analisamos algumas características-chave da linguagem poética usadas ao longo do livro, como métrica, rima e ritmo. Foram selecionados três contos para esta análise: “Meninão do Caixote”, “A afinação da arte de chutar tampinhas” e “Malagueta, Perus e Bacanaço”. Após este processo analítico, revisitamos duas obras de crítica literária, a saber, Candido (1999) e Majadas (1999), buscando modular essas análises anteriores com base em nossa proposta. Este estudo demonstra a importância da leitura em voz alta como uma busca para liberar significados do texto que não são percebidos através de uma leitura silenciosa.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-30T02:25:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171725
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001056148
url http://hdl.handle.net/10183/171725
identifier_str_mv 001056148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/1/001056148.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/2/001056148.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171725/3/001056148.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ffa4d320a4ffe1ea2cead8d7a566716b
b61c08c8455949e495ebbc10b3cd8178
24279a6df9ccb9a52151e9073f5c750b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542383767552