A importância do acolhimento na educação infantil : um olhar pós Pandemia COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253175 |
Resumo: | A abordagem sobre o acolhimento infantil está presente em nossas escolas. Avaliar a forma afetiva de receber os alunos reflete em resultados positivos para o ambiente escolar. Consideramos as vivências sociais e o aprendizado perpassando as mudanças trazidas pelo cancelamento das aulas presenciais no período da pandemia do COVID – 19 e elementos do retorno presencial. O objetivo deste trabalho é compreender as formas de acolhimento na educação infantil, a partir das turmas de berçário e maternal de uma escola pública municipal de Casca/RS, a partir da perspectiva dos docentes. Para a pesquisa qualitativa elaborou-se um questionário, com perguntas abertas e fechadas, direcionadas aos professores atuantes da escola, procurando respostas a respeito das formas de acolher já praticadas, novos conceitos e o que mudou com a pandemia. Como resultado, foi possível observar que os professores participantes da pesquisa consideram a escola um espaço acolhedor, que necessita da participação dos pais e mais formação continuada de professores. A pandemia do COVID – 19 trouxe incertezas durante o ensino remoto, sendo que o início do retorno presencial foi um pouco agitado, e nos dias atuais, se encontra tranquilo. As informações coletadas mostram que acolher condiz em compreender o que os alunos sentem ao frequentar a escola, trazendo os elementos que constituem o acolhimento a partir de uma boa recepção, atenção, desenvolvimento social, cognitivo e emocional. E com o retorno das aulas presenciais compreendemos o verdadeiro papel social da escola na formação dos alunos. |
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Battistella, Luciane PaulaZibenberg, Igor Ghelman Sordi2022-12-24T05:05:41Z2022http://hdl.handle.net/10183/253175001154691A abordagem sobre o acolhimento infantil está presente em nossas escolas. Avaliar a forma afetiva de receber os alunos reflete em resultados positivos para o ambiente escolar. Consideramos as vivências sociais e o aprendizado perpassando as mudanças trazidas pelo cancelamento das aulas presenciais no período da pandemia do COVID – 19 e elementos do retorno presencial. O objetivo deste trabalho é compreender as formas de acolhimento na educação infantil, a partir das turmas de berçário e maternal de uma escola pública municipal de Casca/RS, a partir da perspectiva dos docentes. Para a pesquisa qualitativa elaborou-se um questionário, com perguntas abertas e fechadas, direcionadas aos professores atuantes da escola, procurando respostas a respeito das formas de acolher já praticadas, novos conceitos e o que mudou com a pandemia. Como resultado, foi possível observar que os professores participantes da pesquisa consideram a escola um espaço acolhedor, que necessita da participação dos pais e mais formação continuada de professores. A pandemia do COVID – 19 trouxe incertezas durante o ensino remoto, sendo que o início do retorno presencial foi um pouco agitado, e nos dias atuais, se encontra tranquilo. As informações coletadas mostram que acolher condiz em compreender o que os alunos sentem ao frequentar a escola, trazendo os elementos que constituem o acolhimento a partir de uma boa recepção, atenção, desenvolvimento social, cognitivo e emocional. E com o retorno das aulas presenciais compreendemos o verdadeiro papel social da escola na formação dos alunos.The children’s sheltering approach is in our schools. Evaluating the affective way of receiving the students reflects in positive results to the school environment. We consider the social living and the background knowledge going through the changes brought by the cancelation of presential classes in the pandemic period and elements of the return of presential classes. This task’s aim is to understand the ways of children’s sheltering in the preschool, from the nursery and kindergarten classes in a public school locate in Casca/RS, from the teachers’ perspective. For the qualitative research, it was done a questionnaire, with closed and open questions, directed to the teacher from this school, looking for answers about the ways the students are already sheltered, new concepts and what has changed with the pandemic. As a result, it was possible to observe the teachers consider the school a sheltering space needing the parents’ participation and more continuing educations for teachers. The pandemic brought uncertainties during the remote teaching, and the return to presential was a little agitated, and in currently, it is peaceful. The collected information show that sheltering is about understanding wats the students are feeling attending school, bringing the elements that built a good shelter from a good reception, attention, social, cognitive and emotional development. And with the presential classes back, we understood the real social role of school in the students’ education.application/pdfporEducação infantilAcolhimentoPandemia de COVID-19 (2020-)DocênciaChild educationReceptionCOVID – 19TeachingA importância do acolhimento na educação infantil : um olhar pós Pandemia COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154691.pdf.txt001154691.pdf.txtExtracted Texttext/plain74957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253175/2/001154691.pdf.txt21a621189313123c29bae4a437087417MD52ORIGINAL001154691.pdfTexto completoapplication/pdf561868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253175/1/001154691.pdfc747859c1ac28b69174a5b5115706660MD5110183/2531752022-12-25 05:56:17.994195oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253175Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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