Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cassiana Cordeiro de Oliveira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/88536
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli
id UFPR_f3276ade427ed6e7a23ab942b26183a2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88536
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoPooli, João Paulo, 1955-Costa, Cassiana Cordeiro de Oliveira da2024-06-18T21:05:15Z2024-06-18T21:05:15Z2024https://hdl.handle.net/1884/88536Orientador: Prof. Dr. João Paulo PooliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 08/02/2024Inclui referênciasResumo: A pesquisa tem como objetivo problematizar o retorno das crianças no período pós pandêmico às turmas de pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em um município da região metropolitana de Curitiba. Durante a pandemia da Covid-19 (2020 e 2021), o atendimento presencial nas instituições educativas foram suspensos devido a problemas sanitários, com isso as crianças ficaram em casa sendo cuidadas por um adulto ou familiar. Para isso, essa pesquisa busca compreender como aconteceu o retorno das crianças para o CMEI, a pedagoga e professoras precisaram organizar propostas de atividades e estratégias para criar um retorno seguro para todos. O conceito de processo civilizador desenvolvido por Norbert Elias é utilizado como base teórica para compor a pesquisa. A pesquisa é um estudo de caso, para compreender os dados e resultados foi necessário a realização de entrevistas semiestruturadas com a pedagoga e as professoras do CMEI, as entrevistas foram gravadas e transcritas, com devida autorização. A partir das respostas para a entrevista semiestruturada foram criados quadros para apresentar as respostas e análises das profissionais. A investigação contribuiu para compreender como o CMEI é um importante espaço civilizador na educação das crianças, a partir das interpretações da pedagoga e das professoras que trabalharam na mesma instituição durante o período (durante e pós-pandemia) foi possível perceber que as crianças que frequentaram o CMEI em 2021 tiveram pouca ou nenhuma dificuldade em se adaptar, desenvolver-se e comportar-se. Por outro lado, as crianças que não tiveram acesso à Educação Infantil em 2021 e ingressaram no CMEI em 2022 enfrentaram dificuldades em se adaptar, entrar na rotina, socializar-se e relacionar-se, apresentando comprometimento na fala e dificuldade em brincadeiras que exigiam movimento do corpo.Abstract: The researchaimsto problematize thereturnofchildrentopreschool classes at a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in a municipality in themetropolitanregionof Curitiba. Duringthe Covid-19 pandemic (2020 and 2021), face-to-face attendanceateducationalinstitutionswassuspendedduetohealthproblems. In thisemergencyand provisional context, teachersneededto organize proposals for writtenactivitiestomeet curricular demandsat a distance. The childrencarried out theseactivities in their homes, withremoteguidancefromtheteachersand, often, withthe help oftheirfamilies. More specifically, thebehaviorof post-pandemicchildrenisanalyzed in relationtothedisciplining processes thatguidetheir individual andcollectiveconduct in schoolfiguration, processes thatwereabsentduringtheemergencyperiod. The conceptofcivilizingprocessdevelopedby Norbert Elias willbeused as a theoreticalbasis. Methodologicallyclassified as a case study, basedon data collectedthrough interviews withthepedagogueandteachersofpreschool classes, theinvestigationintendstocontributetotheanalysisofthe CMEI as a socializingspace for children'seducation, highlightingthe postpandemiclimitsandpossibilitiesbasedontheinterpretationsofprofessorswhoworkedatthesameinst itutionthroughouttheperiod (duringand post-pandemic).1 recurso online : PDF.application/pdfEducação infantilCriançasCOVID-19, Pandemia de, 2020-EducaçãoEducação infantil : crianças no CMEI pós-pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CASSIANA CORDEIRO DE OLIVEIRA DA COSTA.pdfapplication/pdf1187061https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88536/1/R%20-%20D%20-%20CASSIANA%20CORDEIRO%20DE%20OLIVEIRA%20DA%20COSTA.pdfc56187aec239018c0166d37c31841229MD51open access1884/885362024-06-18 18:05:16.03open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88536Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-06-18T21:05:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
title Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
spellingShingle Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
Costa, Cassiana Cordeiro de Oliveira da
Educação infantil
Crianças
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Educação
title_short Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
title_full Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
title_fullStr Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
title_full_unstemmed Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
title_sort Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
author Costa, Cassiana Cordeiro de Oliveira da
author_facet Costa, Cassiana Cordeiro de Oliveira da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cassiana Cordeiro de Oliveira da
contributor_str_mv Pooli, João Paulo, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Crianças
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Educação
topic Educação infantil
Crianças
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Educação
description Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-06-18T21:05:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-06-18T21:05:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/88536
url https://hdl.handle.net/1884/88536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88536/1/R%20-%20D%20-%20CASSIANA%20CORDEIRO%20DE%20OLIVEIRA%20DA%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c56187aec239018c0166d37c31841229
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898895818752000